Neurologista - Dr. Willian Rezende

O que é Dor Fantasma?


Você sabe o que é Dor Fantasma? Depois que um membro é amputado (completamente ou parcialmente), alguns pacientes têm a sensação de dor no membro que foi cortado, ou seja, exatamente aquele que não está mais lá. Isso é conhecido como dor do membro fantasma.

É mais comum em braços e pernas, mas algumas pessoas sentem quando têm outras partes do corpo removidas, como um seio.

Dor Fantasma – Saiba Mais

Os médicos acreditavam que esse fenômeno de pós-amputação era um problema psicológico, mas especialistas agora reconhecem que essas sensações reais se originam na medula espinhal e no cérebro.

A maioria das pessoas que tiveram um membro amputado relatam que às vezes sentem como se o membro ainda estivesse lá. Esse fenômeno indolor, conhecido como sensação do membro fantasma, não é o mesmo que a dor fantasma.

Para algumas pessoas, a dor melhora com o tempo, sem tratamento. Para outros, gerenciar esta dor pode ser um desafio.

Dor Fantasma – Sintomas

Características dessa concição incluem:

  • Início na primeira semana após a amputação, embora possa durar meses ou mais;
  • Dor que vai e vem, ou dor contínua;
  • Sintomas que afetam a parte do membro mais distante do corpo, como o pé de uma perna amputada;
  • Dor que pode ser descrita como a sensação de tiros, facadas, cãibras, alfinetadas, esmagamento, latejamento ou queimação.

Dor Fantasma – Fatores de Risco

Nem todo mundo que sofre uma amputação desenvolve a dor fantasma. No entanto, existem alguns fatores que podem aumentar o risco dessa dor, como:

Dor Antes da Amputação

Alguns pesquisadores descobriram que pessoas que tiveram dor no membro antes da amputação provavelmente continuarão experienciando após. Isso pode estar relacionado ao fato que o cérebro se agarra à memória da dor e continua enviando sinais de dor, mesmo depois que o membro é removido.

Dor no Membro Residual

Geralmente, as pessoas que têm dor persistente na parte restante do membro também sentem dor fantasma. A dor residual do membro pode ser causada por um crescimento anormal nas terminações nervosas danificadas (neuroma), que frequentemente resulta em atividade nervosa dolorosa.

Dor Fantasma – Causas

Os pesquisadores ainda não descobriram exatamente o que causa a dor do membro fantasma. No entanto, existe uma explicação possível: os nervos de parte da medula espinhal e do cérebro “religam” quando perdem os sinais do braço ou da perna ausentes. Como resultado, eles enviam sinais de dor, uma resposta típica quando o organismo percebe que algo está errado.

Estudos também mostram que, após uma amputação, o cérebro pode remapear aquela parte do circuito sensorial do corpo para outra parte do corpo. Em outras palavras, quando a área amputada não é mais capaz de receber informação sensorial, a informação é encaminhada para outro local.

Dor Fantasma – Tratamento

Para algumas pessoas, a dor desaparece sozinha. Para outras, pode se tornar algo duradouro e severo. É preciso que esses sintomas sejam relatados ao seu médico o mais rápido possível.

Encontrar um tratamento para aliviar a dor fantasma pode ser difícil. Os médicos geralmente começam com medicamentos e, em seguida, podem adicionar terapias não invasivas, como a acupuntura, estimulação (na medula espinhal ou magnética transcraniana), ou até mesmo cirurgias de estimulação cerebral.

Fonte: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/30583983

Compartilhe

Ligue agora e agende sua consulta:

(11) 3522-9515




Todos os utilizadores da plataforma se comprometem a divulgar apenas informações verdadeiras. Caso o comentário não trate de uma experiência pessoal, forneça referências(links) sobre qualquer informação médica à ser publicada.
O público pode realizar comentários, alterar ou apagar o mesmo. Os comentários são visíveis a todos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *