Responsive image

Em que Consiste a Síndrome da Dor Crônica?

Neurologista - Dr. Willian Rezende do Carmo

Categorias: Conteúdos, Dor

Publicado: 22 de novembro de 2022 | Atualizado: 22 de novembro de 2022

Seu médico lhe disse que você tem síndrome de dor crônica. O que isso significa?

Na maioria dos casos, a dor crônica começa com uma lesão ou doença aguda. Se a dor dessa lesão ou doença durar mais de seis meses, é considerada dor crônica. Às vezes, a dor crônica posteriormente causa complicações. Essas complicações, por sua vez, podem piorar a dor. Uma síndrome de dor crônica é a combinação de dor crônica e as complicações secundárias que estão piorando a dor original.

Continue a leitura deste artigo para saber mais sobre a síndrome da dor crônica e os fatores que estão relacionados a essa condição.

Síndrome da Dor Crônica

As síndromes de dor crônica se desenvolvem no que chamamos de ciclo vicioso. Um ciclo vicioso é o ciclo que causa dor:

  • A dor crônica causa complicações secundárias;
  • Estas complicações secundárias posteriormente pioram a dor crônica original.

Quais São as Complicações Secundárias da Dor Crônica?

A dor crônica pode levar a alguns problemas comuns ao longo do tempo. Por exemplo, muitas pessoas tendem a ter problemas para dormir por causa da dor.

Depois de um tempo, eles estão tão cansados ​​e sua paciência se esgotou tanto que tudo começa a incomodá-los. Eles também descobrem que lidar com a dor crônica fica cada vez mais difícil também.

Algumas pessoas param de trabalhar. Com a perda do emprego, eles podem vir a ter problemas financeiros. O estresse desses problemas os mantêm acordados à noite. Pensar demais no meio da noite pode piorar ainda mais o problema original do sono. Pode ser difícil desligar o pensamento, mesmo no meio do dia.

A dor crônica também pode afetar os papéis que as pessoas têm na família. Elas perdem as atividades infantis, funções familiares e festas com os amigos. Como resultado, muitas pessoas lutam com a culpa. A culpa não é a única emoção comum ao viver com dor crônica. Os pacientes tendem a relatar alguma combinação de:

O Papel do Estresse na Síndrome da Dor Crônica

Os pacientes com síndrome de dor crônica tendem a expressar que perderam o senso de direção da vida. Eles se sentem presos em um ciclo de fatores negativos.

Esses problemas são comuns quando se vive com dor crônica e aumentam ainda mais o nível de estresse. Eles são chamados de estressores, o que significa que são problemas que causam estresse.

Estressores podem piorar a dor porque o estresse afeta o sistema nervoso. Isso torna o sistema nervoso mais reativo e faz com que a pessoa se sinta ainda mais nervosa. E a dor também é um problema relacionado ao sistema nervoso. Qualquer que seja sua causa inicial, a dor viaja ao longo de uma rede de nervos até o cérebro, que também faz parte do sistema nervoso. Uma vez que atinge o cérebro, é registrado como dor.

Quando o estresse afeta o sistema nervoso, tornando-o mais reativo, os sinais de dor chegam ao cérebro de forma amplificada. Então, o estresse leva você a ter mais dor.

Como você pode perceber, os ciclos viciosos de dor consistem em uma intrincada rede de fatores extremamente conectados. A dor crônica causa problemas estressantes, que, por sua vez, causam estresse que piora a dor. Essa combinação de dor crônica e os problemas resultantes que pioram a dor é o que chamamos de síndrome da dor crônica.

Se você vem experimentando sintomas como esses, não deixe de procurar ajuda de um médico especialista em dor para um tratamento adequado.

Mais Informações sobre este assunto na Internet:
Compartilhe:


Compartilhar:


Agende sua Consulta!



Tags:, , , ,


Todos os utilizadores da plataforma se comprometem a divulgar apenas informações verdadeiras. Caso o comentário não trate de uma experiência pessoal, forneça referências(links) sobre qualquer informação médica à ser publicada.
O público pode realizar comentários, alterar ou apagar o mesmo. Os comentários são visíveis a todos.


Neurologista- Doenças Neurológicas e Sistema Nervoso - Neurologia Hoje
Pergunte ao Doutor!

Tire suas dúvidas atráves do nosso fórum!



Willian Rezende do Carmo, 2024 | Desenvolvido e Monitorado por IT9 - ABCtudo. Todos os direitos reservados. | Data da última modificação: 10/05/2024