Responsive image

Problemas de Memória: Compreenda Porque Vêm se Tornando Tão Comuns

Neurologista - Dr. Willian Rezende do Carmo

Categorias: Conteúdos, Memória / Alzheimer

Publicado: 5 de agosto de 2025

Problemas de Memória – Compreenda Porque Vêm se Tornando Tão Comuns, inclusive quando são considerados normais ou necessitam de uma ajuda médica, principalmente de um especialista em Neurologia.

Por que os Problemas de Memória Vêm se Tornando Comuns?

Seja pelas diversas exposições ou pelo envelhecimento, alguns esquecimentos podem acontecer, mas quando são considerados frequentes a ponto de justificar um suporte médico por serem indícios de algo mais grave?

Os esquecimentos ou a distorção da memória podem acontecer até em pessoas saudáveis, independentemente da sua idade, com possibilidade de agravarem ao longo da vida, mas sem apontar necessariamente para um quadro médico.

Problemas de Memória Considerados Normais

Um dos problemas de memória considerados normais é a transitoriedade, em que a pessoa pode esquecer fatos ou eventos importantes ao longo do tempo ou após aprendê-las. Assim como acontece nos esquecimentos associados após a conclusão da tarefa, por exemplo.

Outro problema de memória normal está relacionado à distração. Neste caso, há um esquecimento porque não houve atenção suficiente para absorver a mensagem, ou seja, o cérebro não codificou a informação com segurança.

O bloqueio ou a incapacidade temporária para recuperar uma memória, ou em que acaba fazendo a recuperação de uma resposta semelhante também são problemas normais de memória, especialmente em idosos, sendo comum estar associado à frase “estou com a resposta na ponta da língua” e não conseguir lembrar-se.

A atribuição incorreta acontece quando você lembra parcialmente de algo, mas acrescenta detalhes errados ou associa que um pensamento seu é totalmente original porque esqueceu que já viu ou ouviu em algum lugar.

Esse tipo de lapso de memória igualmente tem interferência do envelhecimento, uma vez que acabamos absorvendo cada vez menos detalhes devido ao envelhecimento das memórias ou à dificuldade para concentrarmos ou processarmos informações de forma rápida.

Outro problema de memória é a sugestionabilidade, em que há vulnerabilidade da memória quando o assunto está associado à sugestão e não uma memória real, enganando a mente ao narrar um acontecimento.

O viés também é considerado um problema de memória normal, por não ser um retrato fiel da realidade, logo, há interferência de cada viés pessoal (conhecimentos prévios, crenças, experiências e humor) no momento em que as experiências e percepções são codificadas no cérebro, e, consequentemente, quando precisa se lembrar dela.

E por fim, a persistência de memórias associadas aos eventos traumáticos, medos, sentimentos negativos igualmente são considerados problemas de memória normais, em que acabam se lembrando de algo que querem esquecer, enquanto se preocupam em não esquecer das coisas, por exemplo.

Portanto, os problemas de memória que também costumam surgir com o envelhecimento, normalmente, são considerados normais, controláveis e não impactam a capacidade da pessoa viver de forma independente.

Problemas de Memória que Demandam Ajuda Médica

Perda de memória em algum grau ou declínio de habilidade de pensamento podem ser comuns, especialmente em pessoas com idade avançada. No entanto, existem situações que demandam ajuda médica, especialmente quando o público em questão são os idosos, em que diversas condições dependem de um correto diagnóstico para receber o tratamento adequado.

Um dos problemas de memória que necessitam da ajuda médica de um especialista em Neurologia é a demência, caracterizada por, entre outros sintomas, comprometimento de habilidade de pensamento, como alterações na memória, linguagem, no julgamento e raciocínio, por exemplo.

Além disso, outro problema que depende de ajuda médica é o comprometimento cognitivo leve, que está associado a um declínio em alguma área das habilidades de pensamento, o que inclui a memória.

Mas também podem necessitar de atendimento médico determinadas causas reversíveis de perda de memória, em que enquadram-se apneia do sono, déficit de vitamina B12, doenças cerebrais, ferimento leve na cabeça, hipotireoidismo, ingestão de álcool (inclusive em associação com remédios), medicamentos específicos e saúde emocional.

Ciente de que está com problemas de memória prejudicando seu cotidiano, é importante agendar uma consulta médica com um especialista em Neurologia, que tende a realizar exame físico, analisar seu histórico e sua saúde geral, e até solicitar exames de imagem para confirmar ou descartar determinadas condições.

A partir disso, o profissional pode apontar se é um Problema de Memória normal ou confirmar alguma condição em que este é um dos indícios, indicando as opções de tratamento ou as medidas capazes de gerenciar melhor o seu quadro. Então, não hesite em marcar o seu horário e prezar pela sua saúde!

Mais informações sobre este assunto na Internet:

Artigo publicado em: 30 de jan de 2024 e atualizado em: 05 de ago de 2025

Compartilhe:


Memória / Alzheimer

A Doença de Alzheimer é uma enfermidade incurável e progressiva. A maioria das vítimas são pessoas idosas. A doença apresenta sintomas como perda de funções executivas e cognitivas (como a memória), causada pela morte de células cerebrais. O objetivo do tratamento é aliviar os sintomas existentes, retardando a evolução da doença. Os tratamentos indicados são divididos em farmacológicos e os não-farmacológicos.

Agende sua Consulta!



Tags:, ,


Todos os utilizadores da plataforma se comprometem a divulgar apenas informações verdadeiras. Caso o comentário não trate de uma experiência pessoal, forneça referências(links) sobre qualquer informação médica à ser publicada.
O público pode realizar comentários, alterar ou apagar o mesmo. Os comentários são visíveis a todos.



Willian Rezende do Carmo, 2024 | Desenvolvido e Monitorado por IT9 - ABCtudo. Todos os direitos reservados. | Data da última modificação: 09/08/2025