Neurologista - Dr. Willian Rezende do Carmo


O que é Envelhecer Biologicamente Falando?

Categorias: Neurologia Geral




O que é Envelhecer Biologicamente Falando?

Publicado: 02/02/21 | Atualizado: fevereiro 3, 2021

O que é Envelhecer? O envelhecimento é um processo natural. Todos devem passar por essa fase da vida em seu próprio tempo e ritmo. Em um sentido mais amplo, o envelhecimento reflete todas as mudanças ocorridas ao longo da vida.

Neste artigo, compreenda o que significa Envelhecimento e quais fatores ajudam a passar por esse processo de forma saudável.

O que Significa Envelhecimento?

Simplificando, o envelhecimento é uma série de processos que incluem danos diretos, acúmulo de resíduos celulares, erros e reparos imperfeitos, bem como, as respostas à eles. Esses processos resultam nos sinais familiares de envelhecimento e, por fim, no desenvolvimento de doenças relacionadas ao envelhecimento, que acabam nos matando.

Existem várias teorias de envelhecimento, mas uma das mais populares e bem fundamentadas é do Hallmarks of Aging, um artigo de 2013, que definiu o envelhecimento como nove categorias distintas (características) e explicou como elas interagem entre si para impulsionar o desenvolvimento de doenças relacionadas à idade.

Quando Começamos a Envelhecer?

No nível biológico, o envelhecimento resulta do impacto do acúmulo de uma ampla variedade de danos moleculares e celulares ao longo do tempo. Isso leva a uma diminuição gradual das capacidades física e mental, a um risco crescente de doenças e, por fim, à morte.

Mas essas mudanças não são lineares nem consistentes e estão apenas vagamente associadas à idade de uma pessoa em anos. Enquanto algumas pessoas de 70 anos gozam de excelente saúde e funcionamento, outras pessoas de 70 anos são frágeis e requerem ajuda significativa de outras pessoas.

Diferença entre Idades Cronológica, Biológica e Psicológica

  • Idade cronológica: baseada apenas na passagem do tempo. É a idade de uma pessoa em anos. A idade cronológica tem significado limitado em termos de saúde. No entanto, a probabilidade de desenvolver um problema de saúde aumenta à medida que as pessoas envelhecem, e são os problemas de saúde, e não o envelhecimento normal, a principal causa da perda funcional durante a velhice;
  • Idade biológica: se refere às mudanças no corpo que comumente ocorrem com o envelhecimento. Como essas mudanças afetam algumas pessoas mais cedo do que outras, algumas pessoas são biologicamente velhas aos 65 anos, e outras não até uma década ou mais depois. No entanto, as diferenças mais perceptíveis na idade aparente entre pessoas de idade cronológica semelhante são causadas pelo estilo de vida, pelo hábito e por efeitos sutis da doença, e não por diferenças no envelhecimento real;
  • Idade psicológica: se baseia em como as pessoas agem e se sentem. Por exemplo, uma pessoa de 80 anos que trabalha, planeja, espera eventos futuros e participa de muitas atividades é considerada psicologicamente jovem.

Fatores que Influenciam no Envelhecimento Saudável

Embora algumas das variações na saúde dos idosos sejam genéticas, muito se deve ao ambiente físico e ao social das pessoas – incluindo suas casas, bairros e comunidades, bem como, às suas características pessoais – como sexo, etnia ou condição socioeconômica.

Os ambientes também têm uma influência importante no desenvolvimento e na manutenção de comportamentos saudáveis. Manter comportamentos saudáveis ​​ao longo da vida, particularmente, fazer uma dieta balanceada, praticar atividades físicas regulares e evitar o uso do tabaco, contribui para reduzir o risco de doenças não transmissíveis e para melhorar as capacidades física e mental.

Os comportamentos também permanecem importantes na idade avançada. O treinamento de força para manter a massa muscular e uma boa nutrição podem ajudar a preservar a função cognitiva, a atrasar a dependência do cuidado e a reverter a fragilidade.

Ambientes de apoio permitem que as pessoas façam o que é importante para elas, apesar das perdas de capacidade. A disponibilidade de edifícios e de transportes públicos seguros e acessíveis, e ambientes fáceis de circular são exemplos de ambientes de apoio.

Referência: Cell

Compartilhe:
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  


Compartilhar:


Agende sua Consulta!



Tags:, ,


Todos os utilizadores da plataforma se comprometem a divulgar apenas informações verdadeiras. Caso o comentário não trate de uma experiência pessoal, forneça referências(links) sobre qualquer informação médica à ser publicada.
O público pode realizar comentários, alterar ou apagar o mesmo. Os comentários são visíveis a todos.


Neurologista- Doenças Neurológicas e Sistema Nervoso - Neurologia Hoje
Pergunte ao Doutor!

Tire suas dúvidas atráves do nosso fórum!



Willian Rezende do Carmo, 2021 | Desenvolvido e Monitorado por IT9 - ABCtudo. Todos os direitos reservados. | Data da última modificação: 12/06/2021