

Por que Tanta Dor de Cabeça e Nunca Aparece Nada nos Exames? Para responder este questionamento, do ponto de vista de um médico especialista em Neurologia, primeiramente, é importante estar ciente de que, em sua maioria, esse tipo de diagnóstico costuma ser feito após análise do histórico de saúde pessoal e familiar, estilo de vida e dos sintomas de cada paciente.
A partir disso, o profissional consegue estudar se há necessidade de solicitar um exame de sangue com o intuito de descartar demais condições que possam estar desencadeando esse tipo de dor, o que chamamos de dor de cabeça secundária, ou exame de imagem para investigação da estrutura cerebral.
As dores de cabeça são uma queixa comum, de característica debilitante, capaz de impactar as atividades diárias do paciente, e é dividida em primária e secundária, sendo um sintoma de alguma condição médica.
Apesar de suas características, o médico especialista em Neurologia ainda pode identificar a necessidade de solicitar exames para confirmar o diagnóstico, mas como não existem exames de sangue específicos para dores de cabeça, são destinados para descartar demais condições capazes de gerar cefaleia secundária.
Do mesmo modo que o profissional pode solicitar exames de imagem, como ressonância magnética (RM) ou tomografia cerebral (TC), embora seja incomum, ao suspeitar de que há alguma alteração na estrutura cerebral ou estar preocupado com os sintomas apresentados pelo paciente, o que é capaz de estar associado às causas raras.
Nesses casos, normalmente, a desconfiança pode ter relação com a possibilidade de a dor de cabeça ser do tipo secundário, ou seja, subjacente a outro quadro médico, fazendo-se necessária a investigação para identificar qual é o quadro apresentado pelo paciente que conta com esse tipo de queixa como um de seus sintomas.
Devido à inexistência de exames específicos para confirmar o diagnóstico de dores de cabeça, quando são solicitados, nos laudos nunca aparece nada mesmo que a pessoa insista na sua queixa de dor.
Por isso, o especialista leva em consideração sintomas, duração, intensidade e localização da dor para saber se as características enquadram-se mais em um caso de dores de cabeça primárias (enxaqueca e cefaleias tensional e em salvas) ou secundárias (como em casos de sinusite, hemorragia cerebral e traumatismo craniano, por exemplo).
Com o diagnóstico em mente, o médico especialista em Neurologia consegue debater com cada paciente sobre as melhores opções de tratamento com base em diversos fatores, levando em consideração, estilo de vida e saúde geral.
No entanto, normalmente, ele tende a prescrever medicamentos para aliviar assim que a sensação manifesta-se ou prevenir a dor de cabeça, especificando se há possibilidade de tomar novamente caso seja persistente e após explicar sobre os efeitos colaterais associados.
Se mesmo medicando-se e seguindo as orientações médicas, as dores de cabeça continuarem ou tiverem seu padrão alterado, é fundamental agendar uma consulta com um médico especialista em Neurologia para que novas análises possam ser feitas e até novos exames, se julgar necessário, para que tenha uma melhor qualidade de vida.
Assista ao vídeo e saiba mais:
1 – Clinical features, diagnosis and treatment of acute primary headaches at an emergency center. Why are we still neglecting the evidence?
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-282X2007000700007
2 – The diagnosis and treatment of chronic migraine
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4416971/
Artigo Publicado em: 11 de junho de 2018 e Atualizado em: 6 de janeiro de 2026
A Cefaleia, conhecida popularmente como dor de cabeça, pode ocorrer de modo isolado, quando apresenta um complexo sintomático agudo (como a enxaqueca), ou provida de doenças em desenvolvimento (como infecções). O diagnóstico é baseado na compreensão da fisiopatologia dessas dores de cabeça, na obtenção de um histórico clínico e na realização de um exame físico e neurológico criterioso, para formular um diagnóstico diferencial.
Agende sua Consulta!
Tags:Cefaleia, Cefaleia Primária, Cefaleia Secundária, Dor, dor crônica, dor de cabeça, Dor de Cabeça Crônica, Exames para Dor de Cabeça, Por Que Tanta Dor de Cabeça
Todos os utilizadores da plataforma se comprometem a divulgar apenas informações verdadeiras. Caso o comentário não trate de uma experiência pessoal, forneça referências(links) sobre qualquer informação médica à ser publicada.
O público pode realizar comentários, alterar ou apagar o mesmo. Os comentários são visíveis a todos.