Neurologista - Dr. Willian Rezende do Carmo


O que Fazer Quando um Idoso Fica Rude?

Categorias: Neurologia Geral, NOTÍCIAS




O que Fazer Quando um Idoso Fica Rude?

Publicado: 11/02/19 | Atualizado: fevereiro 18, 2019

O que fazer quando um idoso fica rude? Essa é uma pergunta muito comum! É muito importante que o paciente procure ajuda especializada, pois quando um idoso apresenta comportamento  rude pode ser muito prejudicial à saúde dele e das pessoas ao seu redor.

É importante que os familiares aprendam também a lidar com essas situações. Para entender detalhes sobre o assunto, leia este artigo até o final!

O que Fazer Quando um Idoso Fica Rude – O que pode ser?

A situação de ter que lidar com uma pessoa mais velha que com a idade se tornou rude, ou cuja companhia não é mais tão satisfatória, infelizmente não é incomum.

Quando uma pessoa passa por essa ‘mudança de personalidade’, isso deve chamar atenção, especialmente se a família também notar outras mudanças na memória ou nas habilidades de raciocínio, pois pode significar o início de alguma doença neurológica degenerativa, como doença de Alzheimer, demência frontotemporal, entre outras.

O que Fazer Quando um Idoso Fica Rude – A Importância de uma Avaliação

Para melhorar a situação, é extremamente recomendado encontrar uma maneira de fazer pelo menos uma avaliação médica específica, pois as chances de haver alguma demência dado as circunstâncias são significativas.

Na prática, os médicos podem aconselhar algo como: “não leve para o lado pessoal, a doença não é culpa do idoso”. E apesar desta última afirmação ser geralmente verdadeira, não significa que se deve descartar uma avaliação.

Para evitar de se deixar convencer por esse tipo de argumento, é ideal que o cuidador do paciente familiarize-se com o diagnóstico de demência e em seguida, prepare-se com boas informações.

“Mas devo incomodar meu familiar doente com um possível diagnóstico que o aflija ou incomode?” É verdade que isso pode causar um desconforto acentuado a curto prazo. Mas a longo prazo, obter uma avaliação para demência provavelmente trará muitos benefícios para o paciente e seus familiares também.

O que Fazer Quando um Idoso Fica Rude – Os Benefícios de Seguir um Diagnóstico de Demência

Uma avaliação de demência significa que o paciente será examinado buscando todos os diagnóstico possíveis, o que é extremamente positivo, já que irá descartar outras doenças e possivelmente a demência também. Afinal, é possível que os problemas que você está observando não sejam decorrentes de demência.

Há também a possibilidade de que a demência esteja acompanhada de problemas adicionais que podem ser tratados, mesmo que seja uma condição como a doença de Alzheimer, que não tem cura.

Se seu familiar for realmente portador de alguma demência, isso deve ficar na sua ficha médica. Isso porque esse diagnóstico tem implicações sobre como gerenciar o tratamento de qualquer problema de saúde que ela tenha.

O que Fazer Quando um Idoso Fica Rude – Técnicas para Melhorar esse Comportamento

É preciso que o diagnóstico seja realizado para que a condição seja tratada. Existem alguns tratamentos comuns seguidos pela medicina, que geralmente são feitos com medicamentos e uma reorganização de comportamento.

Um dos métodos utilizados é o que chamamos de técnica de distração, mudança de foco e objetivo. Caso o paciente esteja se mostrando muito resistente, não há sentido nenhum em tentar impor algo a esta pessoa. Tente distraí-la, e assim realizar o necessário.

Para saber mais assista ao vídeo:

Fonte: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/28689508

Compartilhe


Neurologia Geral

A Neurologia é a especialidade médica que se dedica a investigar, diagnosticar e tratar as enfermidades que podem afetar o sistema nervoso central e periférico (cérebro, cerebelo, tronco encefálico, medula espinhal e nervos). A categoria de Neurologia Geral aborda diferentes condições de saúde que se encaixam dentro de temas neurológicos. Podendo incluir problemas distintos, com gravidades e manifestações diversas.

Compartilhar:


Agende sua Consulta!



Tags:, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,


Todos os utilizadores da plataforma se comprometem a divulgar apenas informações verdadeiras. Caso o comentário não trate de uma experiência pessoal, forneça referências(links) sobre qualquer informação médica à ser publicada.
O público pode realizar comentários, alterar ou apagar o mesmo. Os comentários são visíveis a todos.



Neurologista- Doenças Neurológicas e Sistema Nervoso - Neurologia Hoje
Pergunte ao Doutor!


Willian Rezende do Carmo, 2019 | Desenvolvido e Monitorado por IT9 - ABCtudo. Todos os direitos reservados. | Data da última modificação: 10/11/2019