Neurologista - Dr. Willian Rezende do Carmo


O que Causa Instabilidade Postural na Doença de Parkinson?

Categorias: Doença de Parkinson




O que Causa Instabilidade Postural na Doença de Parkinson?

Publicado: 04/05/21 | Atualizado: maio 4, 2021

A Instabilidade Postural, ou seja, a dificuldade de equilíbrio, é um dos principais sintomas motores da Doença de Parkinson (DP), que geralmente surge nos estágios finais da doença.

Uma pessoa que está apresentando instabilidade postural pode facilmente cair para trás se for levemente empurrada. Continue a leitura e compreenda, em mais detalhes, este que é um dos sintomas mais incapacitantes devido ao aumento da chance de quedas.

Em que Consiste a Instabilidade Postural

A instabilidade postural é um dos quatro sintomas motores primários da DP, embora nem todos os pacientes com DP apresentem problemas de equilíbrio.

Os outros sintomas motores primários são:

  • Tremor (particularmente, um tremor quando o membro está em repouso);
  • Rigidez (rigidez anormal em um membro ou em parte do corpo);
  • Bradicinesia (perda gradual e desaceleração do movimento espontâneo).

A instabilidade postural aparece como uma tendência à dificuldade para ficar em pé, pois a DP afeta os reflexos necessários para a manutenção da postura ereta.

Os pacientes com DP apresentam sintomas em várias gravidades e, com a progressão da doença, a gravidade dos sintomas muda com o tempo.

A instabilidade postural pode aparecer durante uma variedade de atividades, incluindo:

  • Ao se levantar de uma cadeira;
  • Ao levantar da cama;
  • Ao girar o corpo, especialmente movimentos rápidos;
  • Em pé.

A instabilidade postural pode ser aparente no diagnóstico, mas é mais comumente observada e piora à medida que a DP progride.

A incapacidade de se equilibrar e de se recuperar de variações no movimento geralmente causa quedas, que podem levar à hospitalização ou à morte em pessoas com DP.

Por isso, a instabilidade postural é um dos sintomas mais angustiantes da DP e diminui muito o nível de mobilidade do indivíduo.

Causas

Muitos dos sintomas motores da DP são causados ​​por danos aos neurônios do cérebro que produzem dopamina, o neurotransmissor que retransmite a mensagem no cérebro para produzir um movimento suave e intencional.

No entanto, a instabilidade postural não está ligada às reduções na dopamina e acredita-se que seja o resultado de danos a outras partes do cérebro.

Embora o processo exato da doença que causa a instabilidade postural não seja compreendido com precisão, uma teoria é que pode ser devido aos danos nos neurônios noradrenérgicos, que são as células nervosas que produzem o neurotransmissor norepinefrina.

Diagnóstico

Um dos testes que pode ser realizado para avaliar o equilíbrio de um paciente é chamado de “teste de tração”.

Enquanto o paciente está de pé, um médico especialista em distúrbios do movimento dá um “puxão” moderadamente forte para trás no paciente e monitora como o paciente se recupera.

Normalmente, um indivíduo daria um passo rápido para trás para não cair. Entretanto, muitas pessoas com DP não conseguem se recuperar de um puxão como esse e cairiam para trás se o médico não estivesse lá para pegá-lo.

Tratamento

A instabilidade postural é o menos tratável dos principais sintomas de movimento da DP, mas há coisas que você pode fazer para reduzir o risco de quedas.

A melhor abordagem é começar a se exercitar cedo e fazer o possível para manter uma boa postura.

Além dos exercícios, a fisioterapia precoce é uma boa ideia. Um fisioterapeuta pode ajudá-lo a desenvolver um plano geral de exercícios e ensinar-lhe exercícios específicos para manter e melhorar o equilíbrio e a postura.

Como Prevenir Quedas

É possível tornar sua casa mais segura e acessível com as seguintes recomendações:

  • Remova os tapetes;
  • Mantenha as áreas bem iluminadas;
  • Instale barras de apoio no banheiro;
  • Instale corrimãos em todas as escadas;
  • Mantenha a casa organizada.

É útil percorrer cômodo por cômodo em sua casa para fazer os ajustes necessários que irão criar um ambiente doméstico mais seguro.

Mais Informações sobre Instabilidade Postural na Internet:
Compartilhe:
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  


Doença de Parkinson

A doença de Parkinson é uma condição neurológica crônica e progressiva, resultante da degeneração das células responsáveis pela produção de dopamina, um neurotransmissor que controla os movimentos, entre outras funções. Seus sintomas costumam afetar o movimento, e o diagnóstico é feito com base no histórico do paciente, avaliação dos sintomas e alguns exames. O tratamento deve ser individualizado, e comumente exige uma abordagem interdisciplinar.

Compartilhar:


Agende sua Consulta!



Tags:, ,


Todos os utilizadores da plataforma se comprometem a divulgar apenas informações verdadeiras. Caso o comentário não trate de uma experiência pessoal, forneça referências(links) sobre qualquer informação médica à ser publicada.
O público pode realizar comentários, alterar ou apagar o mesmo. Os comentários são visíveis a todos.


Neurologista- Doenças Neurológicas e Sistema Nervoso - Neurologia Hoje
Pergunte ao Doutor!

Tire suas dúvidas atráves do nosso fórum!



Willian Rezende do Carmo, 2021 | Desenvolvido e Monitorado por IT9 - ABCtudo. Todos os direitos reservados. | Data da última modificação: 27/04/2021