Neurologista - Dr. Willian Rezende do Carmo


Músculo Contraindo ou Pulando Involuntariamente – Espasmos Musculares

Categorias: Conteúdos, Dor Miofascial, Neurologia Geral




Músculo Contraindo ou Pulando Involuntariamente – Espasmos Musculares

Publicado: 01/09/20 | Atualizado: setembro 1, 2020

Músculo Contraindo ou Pulando Involuntariamente – Espasmos Musculares – A maioria das pessoas experimentou um espasmo muscular uma vez ou outra. Você já reparou que, às vezes, enquanto tenta dormir e está prestes a cair no sono, todo o seu corpo se contrai repentinamente? Bem, esse despertar inesperado é, na verdade, um espasmo muscular.

Músculo Contraindo ou Pulando Involuntariamente

Os espasmos musculares podem ocorrer como resultado de muitas coisas diferentes, do cansaço ao estresse e a determinadas condições médicas. Em muitos casos, espasmos musculares ocasionais não são motivo de preocupação, mas continue lendo este artigo para obter mais informações sobre quando eles podem justificar uma consulta com seu médico. Músculo Contraindo ou Pulando Involuntariamente – Espasmos Musculares.

Em que Consistem os Espasmos Musculares

Um espasmo muscular é uma contração involuntária de um músculo ou de um grupo muscular, em qualquer parte do corpo. Os espasmos musculares podem variar desde os pequenos músculos – como quando a pálpebra não para de se contrair – até os músculos maiores, como as câimbras na perna.

Os espasmos musculares podem ser contidos apenas dentro do músculo ou podem ser poderosos o suficiente para envolver também o sistema esquelético. Por exemplo, se um músculo nas costas sofre espasmos, você também pode ferir a coluna.

Não importa quão grandes ou pequenos, os espasmos musculares podem ser bastante dolorosos e, mesmo quando desaparecem, podem indicar uma lesão. Os espasmos musculares também ocorrem internamente, como na bexiga hiperativa, que chega a envolver os músculos da bexiga, espontaneamente, e causar vazamentos de urina. Músculo Contraindo ou Pulando Involuntariamente – Espasmos Musculares.

Causas dos Espasmos Musculares

Existem muitas coisas diferentes que podem causar os espasmos musculares. A maioria dessas causas não é séria, embora possa exigir alguma ação de sua parte para impedir que elas aconteçam novamente (e para corrigir qualquer lesão ou dor resultante). Alguns dos fatores que podem levar a um espasmo muscular incluem:

  • Medicação. A pseudoefedrina, o albuterol (geralmente encontrado em inaladores para pessoas com asma) e o estimulante Adderall podem causar espasmos musculares.
  • Cafeína. Excesso de cafeína pode levar a “contração muscular”, como uma contração palpebral ou, até mesmo, uma contração muscular na mão.
  • Estresse e fadiga. Estresse e exaustão são os dois principais culpados por espasmos musculares, seja porque você não está dormindo o suficiente ou se seus músculos estão realmente cansados ​​de esforço excessivo.
  • Uso excessivo de um músculo. Qualquer coisa, desde exercícios extenuantes, manter-se em uma mesma posição por um longo tempo, até realizar trabalho manual, pode sobrecarregar os músculos e levar a um espasmo.

Outras Causas para Músculo Contraindo ou Pulando Involuntariamente

  • Desequilíbrios eletrolíticos. Se você já foi instruído a comer uma banana porque está com cãibras musculares, é porque o consumo baixo de potássio – juntamente com outras vitaminas e minerais essenciais, como cálcio e sódio – pode causar espasmos.
  • Desidratação. Juntamente com a quantidade certa de eletrólitos, seus músculos precisam de hidratação adequada para funcionar corretamente.
  • Mecânica corporal inadequada. Você pode estar em risco de espasmos musculares nas costas, se estiver levantando, dobrando, torcendo ou mantendo o corpo em posições não naturais, como inclinado para trás.
  • Gravidez e parto. A gravidez pode levar a cãibras musculares, especialmente, nas pernas. E, após o parto, os músculos do núcleo enfraquecidos podem torná-los mais propensos a espasmos nas costas ao levantar, dobrar e torcer a coluna.
  • Problemas físicos subjacentes. Certas condições da coluna vertebral, como doença degenerativa do disco, estenose espinhal ou hérnia de disco, podem levar a um espasmo muscular nas costas. É especialmente importante procurar atendimento médico para espasmos nas costas, para que você possa corrigir o problema e não apenas esperar que ele se recupere por si próprio.

Raramente, espasmos musculares podem ser o resultado de uma condição neurológica mais grave. Nesses casos, no entanto, os espasmos musculares que acompanham um distúrbio grave são repetitivos, em maior escala e acompanhados por outros sintomas musculares graves, como fraqueza, dificuldade para caminhar ou dormência e formigamento. Músculo Contraindo ou Pulando Involuntariamente – Espasmos Musculares.

Quando Consultar um Médico

Você deve consultar um médico para espasmos musculares se encontrar alguma das seguintes situações:

  • Quaisquer espasmos musculares que ocorram regularmente;
  • Espasmos musculares que não se resolvem sozinhos com repouso, com hidratação e com nutrição adequada;
  • Qualquer dor ou lesão que você tenha como resultado de um espasmo muscular, especialmente, espasmos nas costas;
  • Quaisquer outros sintomas que você esteja enfrentando com espasmos musculares, como fraqueza, perda de equilíbrio ou alterações mentais;
  • O espasmo muscular é acompanhado por inchaço, por vermelhidão ou por qualquer descoloração da pele.

Também é muito importante consultar seu médico imediatamente se você sentir alguma dor ou lesão como resultado de um espasmo muscular nas costas, para determinar a causa, minimizar a lesão e permitir que a cura ocorra corretamente.

Músculo Contraindo ou Pulando Involuntariamente – Espasmos Musculares

Se você tiver um espasmo muscular resultante de uma hérnia de disco deslocada, por exemplo, simplesmente descansar não será suficiente para “aliviar” os espasmos e você poderá correr o risco de apresentar lesões futuras. Você precisa consultar um especialista para corrigir a causa para os espasmos nas costas.

Os espasmos musculares ocasionais podem ser uma parte normal da vida, mas lembre-se de que, se estiverem acontecendo regularmente ou causando alguma dor, você deve agendar uma consulta com um médico para uma avaliação mais aprofundada. Músculo Contraindo ou Pulando Involuntariamente – Espasmos Musculares.

Referência: The Journal of Family Practice

Compartilhe:
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  


Dor Miofascial

A síndrome da dor miofascial está associada a zonas hiperalgésicas no músculo (pontos de gatilho miofascial). Essa região do músculo está sendo mal irrigada com sangue, formando nódulos enrijecidos que resultam em dor. As causas comuns de disfunção miofascial incluem trauma direto ou indireto, que provocam inflamação muscular crônica. Faltam métodos diagnósticos específicos para a doença, por isso, tratar a origem é a melhor opção.

Compartilhar:


Agende sua Consulta!



Tags:, , ,


Todos os utilizadores da plataforma se comprometem a divulgar apenas informações verdadeiras. Caso o comentário não trate de uma experiência pessoal, forneça referências(links) sobre qualquer informação médica à ser publicada.
O público pode realizar comentários, alterar ou apagar o mesmo. Os comentários são visíveis a todos.


Neurologista- Doenças Neurológicas e Sistema Nervoso - Neurologia Hoje
Pergunte ao Doutor!

Tire suas dúvidas atráves do nosso fórum!



Willian Rezende do Carmo, 2019 | Desenvolvido e Monitorado por IT9 - ABCtudo. Todos os direitos reservados. | Data da última modificação: 17/09/2020