Responsive image

Medicamentos que Podem Causar Quedas em Idosos

Neurologista - Dr. Willian Rezende do Carmo

Categorias: Conteúdos, Neurologia Geral

Publicado: 27 de junho de 2023 | Atualizado: 27 de junho de 2023

Medicamentos que Podem Causar Quedas. Os idosos frequentemente sofrem quedas e, apesar de ser considerado um evento comum, aumenta consideravelmente a taxa de mortalidade. As quedas em idosos também causam incapacidade devido aos ferimentos que atingem o fêmur ou provocam traumatismo craniano com sangramentos.

É extremamente comum que os idosos tomem medicamentos que são associados ao aumento do risco de queda. Como esse é um fator de risco modificável, a revisão periódica de medicamentos entre os idosos deve ser incorporada a um programa de prevenção de quedas.

Continue a leitura deste artigo para conhecer os principais medicamentos que podem causar quedas em idosos para que sejam evitados e, consequentemente, impedir possíveis quedas.

Teste de Sonolência Diurna
Teste Epworth, determina o grau de sonolência diurna. Não somente para apneia, outras patologias também podem dar sono durante o dia

Medicamentos que Podem Causar Quedas em Idosos

Existem 3 principais grupos de medicamentos:

  • Medicamentos para o cérebro;
  • Medicamentos que afetam a pressão sanguínea;
  • Medicamentos que baixam os níveis de açúcar no sangue.

Medicamentos que Afetam o Cérebro

Benzodiazepínicos

Este medicamento é muito utilizado para ajudar no sono e na ansiedade, mas aumenta muito o risco de quedas, especialmente em idas noturnas ao banheiro.

Outros Sedativos

Drogas-Z, como Zolpidem (Stilnox, Patz etc.) ou Zopiclona (Imovane), usados para tratar insônia, também causam efeitos colaterais de tontura e pioram o equilíbrio no período da noite, mesmo que em menor intensidade.

Antipsicóticos

Medicamentos como Clozapina (Leponex ou Pinazan), Quetiapina (Seroquel, Quet ou Quetipin), Risperidona, Olanzapina, Aripiprazol, Haloperidol, Clorpromazina ou Neozine – Quanto maior a dose do medicamento (e quanto mais antiga a formula for), maior é a chance de provocar sensações sedativas, efeitos extrapiramidais e quedas. Esse medicamento pode acentuar sintomas de Parkinsonismo ainda não descobertos e provocar quedas com muitos danos. O ideal é evitar a utilização desses medicamentos ou utilizá-los em dose mínima.

Anticonvulsivante ou Estabilizador de Humor

Medicamentos com ácido Valproico ou Divalproato de sódio são muito utilizados como estabilizadores do humor e estão relacionados às quedas. A Gabapentina – muito utilizada para dor neuropática – também está relacionada às quedas.

Antidepressivos

Especialmente os sedativos e em doses mais altas, como Amitriptilina, Nortriptilina, Imipramina, Paroxetina podem contribuir no número de quedas. Alguns podem causar hipotensão ortostática. Sempre tente dar preferência para medicamentos que não causam efeito sedativo ou hipotensão.

Problemas com produtividade ? Isso pode ser mais grave do que você imagina!
Um checkup neurológico pode te ajudar te diversas maneiras e te fazer produtivo como nunca! Experimente e venha na Clínica Regenerati.

Analgésicos Opioides (Narcóticos)

Os opioides são medicamentos que causam sono, entre eles estão medicamentos com codeína, tramadol e morfina. Além de causar muitas quedas, aumentam o risco de confusão mental e constipação grave.

Anticolinérgicos

Medicamentos anticolinérgicos, como anti-histamínicos (para alergias e coceira), remédios de tontura e vertigem (como meclizina), e medicamentos para bexiga hiperativa (como o oxibutinina) também podem causar quedas em idosos.

Medicamentos que Afetam a Pressão

Vários tipos de medicamentos para a pressão causam uma diminuição rápida da mesma, causada pelo levantar abrupto da pessoa. Eles podem ser certos antagonistas do canal de cálcio, nifedipina ou anlodipina em doses altas. Também betabloqueadores, como propranolol.

Os medicamentos alfa-bloqueadores são utilizados para tratar hiperplasia prostática benigna. Remédios como doxazosina causam a queda da pressão toda vez que o idoso levanta.

Outros medicamentos dopaminérgicos utilizados para tratar a doença de Parkinson também causam a queda da pressão. Como um todo, cria-se a necessidade de redução dos medicamentos de pressão.

Medicamentos que Baixam o Açúcar no Sangue

São medicamentos que fazem com que o paciente tenha risco de hipoglicemia e, consequentemente, apresente sintomas como pernas bambas ou desmaios.

A hipoglicemia é um risco sério e comum em idosos com diabetes. Os medicamentos tópicos usados que causam esses problemas são as insulinas e as sulfonilureias.

Revisão de Medicamentos

O objetivo das revisões de medicamentos é identificar os medicamentos que podem estar aumentando o risco de queda.

Depois de identificar esses medicamentos, seu médico pode trabalhar com você para tentar reduzir ou eliminar o uso de tais medicamentos, considerando o quanto os prováveis ​​benefícios superam os prováveis ​​riscos de tomar o medicamento.

Mais adiante neste artigo, explicarei como você e seus médicos devem considerar interromper, trocar ou reduzir qualquer medicamento que aumente o risco de queda ou que seja arriscado para idosos.

Se não for possível trocar ou reduzir o uso desses remédios, você pode tomar medidas que ajudam a reduzir o risco de quedas. Entre elas podemos destacar:

  • Comece um programa de exercícios para melhorar a força e o equilíbrio das pernas;
  • Faça exames oftalmológicos anuais e atualize seus óculos;
  • Deixe sua casa mais segura.
Mais Informações sobre este assunto na Internet:

Artigo Publicado em: 13 de fevereiro de 2019 e Atualizado em: 27 de junho de 2023

Compartilhe:


Compartilhar:


Agende sua Consulta!



Tags:, , , , , , ,


Todos os utilizadores da plataforma se comprometem a divulgar apenas informações verdadeiras. Caso o comentário não trate de uma experiência pessoal, forneça referências(links) sobre qualquer informação médica à ser publicada.
O público pode realizar comentários, alterar ou apagar o mesmo. Os comentários são visíveis a todos.


Neurologista- Doenças Neurológicas e Sistema Nervoso - Neurologia Hoje
Pergunte ao Doutor!

Tire suas dúvidas atráves do nosso fórum!



Willian Rezende do Carmo, 2021 | Desenvolvido e Monitorado por IT9 - ABCtudo. Todos os direitos reservados. | Data da última modificação: 05/04/2024