Responsive image

Medicamentos para Tratar Insônia

Neurologista - Dr. Willian Rezende do Carmo

Categorias: Conteúdos, Insônia

Publicado: 21 de outubro de 2025

Medicamentos para Tratar Insônia. Quando a pessoa apresenta dificuldade para iniciar ou manter o sono durante a noite toda, desperta antes do horário esperado ou dorme por um período inferior ao que é considerado normal para a faixa etária, é possível, ao consultar-se com um médico especialista em Neurologia, com foco em Distúrbios do Sono, receber a indicação de Medicamentos para Tratar a Insônia.

E para saber quais são os principais Medicamentos para Tratar Insônia, com o foco em Neurologia, continue acompanhando este artigo.

Principais Medicamentos para Tratar Insônia

Primeiramente, é importante saber qual tipo de insônia o paciente apresenta, em que destacam-se a inicial (dificuldade para iniciar o sono), terminal (facilidade para dormir, mas acorda de madrugada, perdendo o sono totalmente), o sono fragmentado (de forma consciente ou não, acorda diversas vezes, mas volta a dormir) e tempo total de sono reduzido (tem um período de sono inferior ao que deveria).

Além disso, as causas de insônia igualmente são levadas em consideração antes de indicar algum medicamento para tratar insônia. Por exemplo, uma delas envolve a insônia primária, em que não existe uma causa para desencadeá-la, o que é raro de acontecer.

Entre as causas de insônia mais comuns estão as secundárias, como condições médicas agudas ou crônicas, tais como, apneia do sono, doença pulmonar obstrutiva crônica, alergias, determinados medicamentos (descongestionante, opioide, estimulante e corticoide, por exemplo) e substâncias estimulantes (cafeína em excesso e nicotina).

Sem contar que também estão entre as causas mais comuns as condições psiquiátricas (ansiedade, burnout, depressão e transtorno de ansiedade generalizada), os maus hábitos de sono e as condições ambientais (luz azul antes de dormir, estímulos sonoros ou até parceiro(a) com algum distúrbio do sono).

A partir de tal conhecimento, o médico especialista em Neurologia, com foco em Distúrbios do Sono, consegue analisar quais são as disponibilidades de remédios para dormir ideais para cada paciente, uma vez que atuam melhor de acordo com as finalidades, sendo que temos como classes medicamentosas antagonista duplo do receptor de orexina, anticonvulsivantes, antidepressivos, inclusive os tricíclicos, benzodiazepínicos, drogas ‘Z’, e receptores de melatonina.

Antagonistas Duplos do Receptor de Orexina

Um dos medicamentos para tratar insônia são os antagonistas duplos do receptor de orexina, que são novos e ainda não chegaram no Brasil, mas têm como função inibir a atividade de ativação do despertar, como acontece ao tomar Suvorexant, que é indicado para insônia inicial, terminal e fragmentação do sono e tem meia-vida de 8h – 10h.

Anticonvulsivantes

Outros medicamentos para tratar insônia são os anticonvulsivantes que atuam no receptor GABA, como pregabalina e gabapentina, que funcionam como indutores do sono, relaxantes musculares e para redução da ansiedade. E ainda temos como opção diante de casos crônicos e de pacientes com mente acelerada a combinação entre pregabalina e trazodona, por exemplo.

Antidepressivos

Entre os antidepressivos para tratamento da insônia temos a trazodona (liberação imediata, prolongada e retardada), desde que seja em dose baixa (25 mg, 50 mg, 100 mg e 150 mg).

E devido ao seu efeito alfa-adrenérgico, consegue diminuir a resposta inadequada ao estresse, induzindo ao sono. Mas caso seja um paciente com ansiedade e determinados tipos de insônia, há necessidade de fazer associação com outro medicamento.

Igualmente pode ser indicada a mirtazapina em dose baixa (15 mg para idosos e 7,5 mg, 15 mg e 30 mg) para promover uma indução rápida do sono, mas tem como efeito colateral o aumento de apetite, então, há um reforço de estudar bem cada paciente para saber se é uma opção viável ao não.

Assim como existem outros antidepressivos que funcionam em associação com demais remédios, o que é comum em casos de pacientes com diagnósticos específicos, sendo possível tratá-los paralelamente para ter o benefício de uma boa noite de sono, como acontece no caso de quem tem transtorno depressivo ansioso, por exemplo.

Antidepressivos Tricíclicos

Em relação aos antidepressivos tricíclicos recomendados para tratamento da insônia temos doxepina em dose baixa (manipulada em 2 mg, 3 mg e 6 mg), eficaz em induzir e manter o sono, e amitriptilina em dose baixa também (10 mg, 12,5 mg e 25 mg), que é boa para indução do sono em pacientes que também apresentam quadro de dor.

Benzodiazepínicos

Também de atuação no receptor GABA, os benzodiazepínicos indicados para tratar insônia são clonazepam (para indução, tem meia-vida de 8h, encontrado especialmente em gotas), alprazolam (em forma de comprimido para indução e tem meia-vida de 4h) e flurazepam (para início e manutenção do sono).

Apesar de serem tarja preta e terem risco de causar dependência, são eficazes especialmente no início do tratamento. Mas quando o paciente apresenta quadros clínicos em associação, como depressão, mioclonia do sono e síndrome do pânico e é medicado, é importante que entrem na janela entre o começo do uso até o início do efeito.

Drogas ‘Z’

Quando estamos diante de casos que necessitam de uma indução de sono rápida, temos as drogas ‘Z’ que igualmente atuam no receptor GABA, como zolpidem (10 mg, sublingual ou dispersível para induzir o sono, e liberação prolongada para quem tem insônia terminal) e eszopiclona para quem tem dificuldade para manter o sono ou acorda antes do esperado.

Receptores de Melatonina

Já entre os medicamentos que atuam no receptor de melatonina temos a própria melatonina, que é recomendada para quem tem dificuldade para determinar um horário de início do sono, então, doses de 3 mg ou 5 mg são eficazes diante de casos em que há uma leve dificuldade para iniciar o sono.

E igualmente temos como opção ramelteona para demarcar o horário de início do sono e induzi-lo, funcionando para regularizar o ciclo sono-vigília e a hora de dormir e acordar.

Diante dessas possibilidades e ciente de que o tipo e a(s) causa(s) devem ser levados em consideração, assim como diversos fatores, não hesite em agendar uma consulta com o médico especialista em Neurologia de sua confiança para saber qual dos Medicamentos para Tratar Insônia é mais indicado para você!

Mais informações sobre este assunto na Internet:
Compartilhe:


Insônia

A insônia caracteriza-se pela dificuldade em adormecer, em permanecer dormindo (manutenção do sono) ou não conseguir ter um sono reparador. Esta condição é caracterizada com base em sua duração, e pode ser classificada em aguda ou crônica, e em primária ou secundária. A insônia é muito impactante para diversas funções do organismo, e seu tratamento pode incluir componentes comportamentais e psicológicos.

Agende sua Consulta!



Tags:, ,


Todos os utilizadores da plataforma se comprometem a divulgar apenas informações verdadeiras. Caso o comentário não trate de uma experiência pessoal, forneça referências(links) sobre qualquer informação médica à ser publicada.
O público pode realizar comentários, alterar ou apagar o mesmo. Os comentários são visíveis a todos.



Willian Rezende do Carmo, 2024 | Desenvolvido e Monitorado por IT9 - ABCtudo. Todos os direitos reservados. | Data da última modificação: 14/10/2025