Neurologista - Dr. Willian Rezende

Hipnose Funciona para Insônia?


Neste artigo, falaremos sobre o que de fato é insônia, quais são os tipos existentes de insônia e como a Hipnose pode ser útil para as pessoas com esta doença. Se você não sabe o que é hipnose e nem como ela pode ajudar na melhora da sua insônia, continue lendo para mais detalhes!

Hipnose Funciona para Insônia? – O que é Insônia?

A insônia é um distúrbio do sono que se caracteriza pela dificuldade de dormir e/ou permanecer dormindo. Pessoas com insônia apresentam um ou mais dos seguintes sintomas:

  • Dificuldade em adormecer;
  • Acordar frequentemente durante a noite e ter dificuldade para voltar a dormir;
  • Acordar cedo demais pela manhã;
  • Sentir-se cansado ao acordar.

Hipnose Funciona para Insônia? – Tipos de Insônia

Existem várias tipos e níveis de insônia, que podem ser:

  • Insônia Aguda

É caracterizada por um breve episódio de dificuldade para dormir. A insônia aguda geralmente é causada por um evento específico e incomum, como uma mudança estressante no trabalho de uma pessoa, receber más notícias, ou viajar. Muitas vezes a insônia aguda se resolve sem nenhum tratamento.

  • Insônia Crônica

Um padrão de dificuldade para dormir, que perdura por um longo prazo. A insônia é considerada crônica quando uma pessoa tem dificuldade em adormecer ou permanecer dormindo por pelo menos três noites por semana, durante três meses ou mais. Algumas pessoas com insônia crônica têm uma longa história de dificuldades para dormir.

  • Insônia Comórbida

Insônia que ocorre simultaneamente a outra condição. Sintomas psiquiátricos, como ansiedade e depressão, são conhecidos por estarem associados a mudanças no sono. Certas condições médicas podem originar insônia ou causar desconfortos à noite (como no caso de artrite ou dor nas costas), o que pode dificultar o sono.

  • Insônia Inicial

Dificuldade em adormecer no início da noite.

  • Insônia de Manutenção

A incapacidade de permanecer dormindo. Pessoas com insônia de manutenção acordam durante a noite e têm dificuldades para voltar a dormir.

Hipnose Funciona para Insônia? – O Estudo

A hipnose é uma técnica real, que também é utilizada na medicina nos casos em que existem fiéis evidências e estudos que comprovem o resultado. A hipnose geralmente é usada para tratar síndromes dolorosas.

Entretanto, esta técnica não consegue tratar todas as pessoas com insônia, pois nem todo mundo consegue atingir o nível cerebral que a hipnose requer. É extremamente difícil medir as estatísticas de quantas pessoas conseguem ser hipnotizadas ou não.

O estudo sobre hipnose para insônia – Complementary Therapies in Medicine Volume 23, Issue 5, October 2015

Esse estudo é o que chamamos de revisão: quando o foco é analisar vários outros estudos que foram publicados, levando em consideração os realmente científicos. Esse selecionou 13 estudos que falam da hipnose como cura para insônia.

Mas apenas 2 desses 13 estudos ganharam critérios suficientes para entrar em análise, pois os outros apresentavam erros de seleção, erros de metodologia e/ou ausência de estudo comparativo.

Os resultados mostraram que, de maneira populacional, a hipnose não tem benefício para toda e qualquer pessoa e nem para a maioria delas, pois o intervalo de confiança estatístico passa o ponto de aleatoriedade. Isso quer dizer que caso uma pessoa confie que a hipnose não funciona, provavelmente ela realmente não irá funcionar.

Algumas pessoas tiveram muito benefício, outras benefício moderado, e também as que não notaram nenhum benefício. Houve também casos de pessoas que não acreditam mas tentaram e não apresentaram melhoras.

De maneira geral, o melhor resultado aparece para aqueles que mantiveram a prática de auto hipnose.

Para saber mais sobre o estudo, assista ao vídeo:

Fonte: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0965229915001247

Hipnose Funciona para Insônia?
5 100% 8
Compartilhe:

Insônia

A insônia caracteriza-se pela dificuldade em adormecer, em permanecer dormindo (manutenção do sono) ou não conseguir ter um sono reparador. Esta condição é caracterizada com base em sua duração, e pode ser classificada em aguda ou crônica, e em primária ou secundária. A insônia é muito impactante para diversas funções do organismo, e seu tratamento pode incluir componentes comportamentais e psicológicos.



Todos os utilizadores da plataforma se comprometem a divulgar apenas informações verdadeiras. Caso o comentário não trate de uma experiência pessoal, forneça referências(links) sobre qualquer informação médica à ser publicada.
O público pode realizar comentários, alterar ou apagar o mesmo. Os comentários são visíveis a todos.

Deixe um Comentário