Neurologista - Dr. Willian Rezende

Efeitos Neurológicos do Estrogênio: TPM e Menopausa


Todo mundo sabe da existência da TPM e da menopausa na vida das mulheres. No entanto, poucos sabem exatamente o que acontece em cada caso, e por isso, às vezes a falta de informação causa conflitos. Para se informar sobre o assunto, continue lendo este artigo.

Efeitos Neurológicos do Estrogênio – TPM e Menopausa

Primeiramente, é importante entender que as pessoas possuem sensibilidade hormonal em diferentes níveis, tanto para homens quanto para mulheres. Identificar influências hormonais nos padrões de quaisquer condições pode levar a um melhor entendimento do seu corpo em geral.

Mas os que são esses hormônios?

Hormônios são substâncias químicas formadas em órgãos e glândulas, que percorrem o corpo por meio da corrente sanguínea. Eles têm por função controlar e coordenar variadas funções do corpo, como por exemplo:

  • Crescimento muscular;
  • Frequência cardíaca;
  • Fome;
  • Ciclo menstrual.

Os hormônios esteróides incluem os três principais grupos de hormônios sexuais, que são: estrógenos, andrógenos e progestágenos. Todos os três estão presentes em homens e mulheres, mas em quantidades diferentes.

É importante acompanhar alguns fatores que podem afetar o ciclo menstrual, como:

  • Certas medicações;
  • Dormir mal;
  • Fadiga incomum;
  • Treinamento físico intenso;
  • Estresse;
  • Doenças.

Efeitos Neurológicos do Estrogênio – O Estrogênio

O estrogênio é responsável pela diferenciação do cérebro e pelo surgimento dos neurônios,  além de controlar o sistema endócrino através do hipotálamo e da glândula hipófise. Essas ações envolvem todo o sistema nervoso central e não apenas o hipotálamo.

Além disso, o hormônio atua como um neurotransmissor, ou seja, regula serotonina, endorfina, entre outros.

Os avanços da compreensão medicinal das ações celulares e moleculares desse hormônio vão além das funções que já conhecíamos. Elas se estendem a outros mediadores, como neurotransmissores e neuromoduladores.

O estudo dos receptores estrogênicos e ações estrogênicas também estão relacionados à:

  • Cognição (memória);
  • Humor;
  • Regulação autonômica;
  • Dor;
  • Neuroproteção;
  • Estabilidade elétrica neural.
  • Entre outras funções.

Geralmente, os efeitos do estrogênio são sentidos mais facilmente quando o nível do hormônio sofre uma queda. A percepção clínica da alteração do nível de estrogênio é tipicamente notada pela mulher no período pré-menstrual, no pós-parto e na menopausa. Em alguns casos a mulher pode perceber após o pico de estrogênio da ovulação também.

Efeitos Neurológicos do Estrogênio – Saiba Mais

Cognição

O maior efeito é na memória verbal e no ato humano de tomar decisões. Quando há uma queda do nível de estrogênio, é possível que as mulheres sintam que “faltam” palavras, fiquem mais esquecidas, e com mais dificuldade para tomar decisões.

Durante o pico do estrogênio a mulher atinge um período de mais confortabilidade para decidir coisas, além de se sentirem mais sociáveis e mais comunicativas.

Humor

No período de pico de estrogênio, a mulher tende a se encontrar bem humorada, mais carinhosa, sociável, paciente e tolerante. O libido e capacidade de tolerar o sexo oposto também aumentam. Durante a queda do estrogênio, podem ocorrer piora do humor, irritabilidade, depressão, ansiedade e maior aversão social.

Regulação autonômica

A queda do estrogênio altera algumas funções extremamente significativas para o corpo, como circulação, temperatura, funcionamento intestinal, controle de ciclo de sono e vigília.

Embora sejam mais sentidas na menopausa, sensações de calor (fogachos), intestino preso, insônia e mudança da energia também são notáveis durante a TPM.

Para saber mais sobre o assunto assista o vídeo:

Fonte: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4335177/

Efeitos Neurológicos do Estrogênio: TPM e Menopausa
5 100% 2
Compartilhe:


Todos os utilizadores da plataforma se comprometem a divulgar apenas informações verdadeiras. Caso o comentário não trate de uma experiência pessoal, forneça referências(links) sobre qualquer informação médica à ser publicada.
O público pode realizar comentários, alterar ou apagar o mesmo. Os comentários são visíveis a todos.

Deixe um Comentário