Neurologista - Dr. Willian Rezende

Dor no Nervo Ciático – Saiba Mais!


Existem dois grupos de dores que podem ser responsáveis pela dor no nervo ciático. Por este motivo, é muito importante entender melhor sobre esse assunto. Neste artigo, explicaremos tudo o que você precisa saber para entender o que a dor no ciático pode significar.

A dor no ciático causa um incômodo muito grande e pode ser provocada tanto pelas dores radiculares, quanto pelas dores referidas. Se você quiser saber o que é a dor no ciático, e o que pode ser, continue lendo este artigo.

Dor no Nervo Ciático – O que Pode Ser?

Muitos consideram o diagnóstico da dor no nervo ciático uma coisa óbvia. Mas infelizmente, devido a essa confiança de achar que sabe a causa da dor no ciático, muitos erros acontecem ao diagnosticar o paciente.

A dor no ciático é tão erroneamente diagnosticada que se tornou algo comum, banal e popular. Alguns pacientes chegam a assumir que a dor que estão sentindo é no nervo ciático, e isso pode não ser verdade, já que esse tipo de dor exige diagnóstico preciso de médicos experientes.

Como Diferenciar a Dor no Nervo Ciático de Outro Tipo de Dor?

Para descobrir a origem da dor que a pessoa está assumindo ser no nervo ciático (mas possivelmente não é), é necessário diferenciar a dor com características ciáticas, e a dor que ocorre na região do ciático.

As dores que ocorrem na região do ciático são várias: toda a região posterior da coluna, nádegas e parte posterior da perna, é classificada como a região do ciático. Então se a dor atinge alguma dessas partes, esta é classificada como dor na região do ciático.

Já a dor no nervo ciático possui características de dor neuropática, pois ela atinge uma região significativamente específica e delimitada no nervo. As dores nesse caso causam também sensação de choque, formigamento e dormência.

Dor na Região do Ciático – As Possíveis Causas

São inúmeras as possíveis causas da dor na região do ciático. Dentre elas, podemos citar:

  • Herpes Zoster;
  • Neurite do ciático;
  • Compressão do nervo ciático;
  • Inflamação do ciático por vírus, bactéria, ou outro organismo;
  • Síndrome do piriforme (se o músculo piriforme estiver inflamado);
  • Hipertrofia facetária (faceta com dor similar à do ciático);

Mas como dito acima, somente a dor que está relacionada a dor neuropática é realmente dor no nervo ciático.

Quando a raiz nervosa que se transformaria em nervo ciático é espremida (dor no ciático clássica), esta é realmente a dor neuropática. É possível perceber a dor neuropática pelos exames de diagnóstico.

Dor no Nervo Ciático – As Doenças Confundidas

Como já dito anteriormente, a dor no ciático é frequentemente diagnosticada erroneamente, e por isso citaremos algumas das doenças mais confundidas com a dor no nervo ciático:

  • Dor referida: a dor referida é pouco lembrada dentro da área neurológica, sendo mais mencionada em casos cardiológicos. O corpo possui locais e formas de percepção de dores diferentes. Quando o braço dói, as pessoas já entendem que pode ser algo relacionado ao coração, e é isso que chamamos de dor referida, pois se refere a outra parte do corpo.
  • Instabilidade lombar: afeta articulações da coluna, lombar, musculatura e ligamentos.

Para saber mais sobre Dor no Nervo Ciático, assista ao vídeo:

Fonte: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/15830988

Dor no Nervo Ciático – Saiba Mais!
5 100% 1
Compartilhe

Ligue agora e agende sua consulta:

(11) 3522-9515




Todos os utilizadores da plataforma se comprometem a divulgar apenas informações verdadeiras. Caso o comentário não trate de uma experiência pessoal, forneça referências(links) sobre qualquer informação médica à ser publicada.
O público pode realizar comentários, alterar ou apagar o mesmo. Os comentários são visíveis a todos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *