Responsive image

Dor no Nervo Ciático – Saiba Mais!

Neurologista - Dr. Willian Rezende do Carmo

Categorias: Conteúdos, Dor, Dor Neuropática

Publicado: 1 de novembro de 2022 | Atualizado: 1 de novembro de 2022

A dor no nervo ciático se apresenta como um tipo de desconforto inconfundível. Muitas vezes, uma combinação de dormência e dor penetrante, atormenta um número surpreendentemente grande de pessoas.

Popularmente conhecida como ciática, a dor do nervo ciático é um conjunto de sintomas ligados a várias condições diferentes, cada uma com sua própria causa subjacente. A dor no nervo ciático de um indivíduo pode se originar de uma fonte relativamente menor, enquanto a de outro pode indicar um problema médico sério.

Continue a leitura deste artigo para compreender o que normalmente causa essa dor, os fatores de risco que você deve conhecer, como evitar esse desconforto, quando constitui uma emergência médica e como tratá-la.

Teste de Dor Neuropática Lanns-Eva
Esse teste auxilia a determinar se uma dor é neuropática ou não.

O que Causa a Dor no Nervo Ciático?

A ciática pode ser causada por uma série de condições que levam à compressão ou irritação dos nervos à medida que saem do canal espinhal (espaço através do qual a medula espinhal viaja) na região da parte inferior das costas, onde se juntam para formar os nervos ciáticos no final da coluna vertebral.

Na maioria das vezes, é causada por um disco lesionado na parte inferior da coluna. Estima-se que a doença do disco intervertebral afete cerca de 5% da população nos países desenvolvidos. A maioria dos indivíduos experimenta a degeneração do disco à medida que envelhece.

Embora os discos intervertebrais possam ser a causa mais comum, podem haver outras causas, incluindo:

Será que tenho Dor Neuropática ? Por quê não passa ?
Esse livro ensina a reconhecer uma dor neuropática e explica porque ela não passa sozinha como outras dores
  • Estenose espinhal;
  • Tumores da coluna vertebral;
  • Cistos de Tarlov;
  • Síndrome do Piriforme;
  • Sacroileíte;
  • Inflamação Muscular;
  • Infecção;
  • Lesão ou Fraturas.

A dor no nervo ciático pode servir como um alerta para os pacientes. Se a causa subjacente é grave ou relativamente benigna, essa dor persistente indica que você precisa consultar um médico e obter um diagnóstico.

Fatores de Risco

Você pode pensar que os adultos mais velhos são o grupo de maior risco para desenvolver sintomas de dor ciática. É verdade que condições como estenose espinhal tendem a afetar pessoas com 50 anos ou mais, mas essa não é a faixa etária primária que acaba lidando com a ciática.

É mais provável que você tenha ciática entre as idades de 30 e 50 anos, como resultado do desgaste geral do envelhecimento, além de qualquer pressão repentina nos discos que amortecem as vértebras da parte inferior da coluna.

Está com tantas dores que nem reconhece mais a origem delas ?
Saiba como reconhecer a Dor Neuropática e acabe com ela definitivamente. Marque uma consulta na Regenerati

Algumas mulheres grávidas, por exemplo, geralmente desenvolvem este tipo de dor quando o útero pressiona o nervo ciático. Portanto, embora o aumento da idade desempenhe um papel, está longe de ser o único.

Outros fatores de risco incluem:

  • Idade;
  • Histórico de dor lombar;
  • Histórico de tabagismo;
  • Obesidade;
  • Atividades relacionadas ao trabalho.

Sintomas

A dor do nervo ciático é a dor lombar que irradia para a nádega, quadril e desce por uma perna até o pé. A dor, geralmente, está associada a formigamento, dormência ou fraqueza da perna. Pode ser de início súbito e persistir por dias ou semanas.

Quando é uma Emergência Médica?

Parte do problema com esta dor é que ela pode obscurecer outras condições mais graves. Por exemplo, pode mascarar tumores que crescem ao lado do nervo. Se a dor persistir ao palpar a fenda entre as nádegas, podem ser necessários exames adicionais. Quaisquer leituras anormais nesses exames podem indicar a presença de tumores.

Quando os sintomas incluem fraqueza nas pernas, problemas urinários e/ou incontinência, podem indicar uma condição médica grave, principalmente se ocorrerem repentinamente. O culpado mais provável seria a síndrome da cauda equina, uma compressão severa do feixe de nervos no final da coluna.

Por que a síndrome da cauda equina é tão séria? Porque esse tipo de compressão do nervo pode levar rapidamente a danos permanentes nos nervos, incluindo paralisia e incontinência de longo prazo. Se você desenvolveu repentinamente fraqueza nas pernas ou está sofrendo de problemas urinários depois de desenvolver dores nas pernas ou nas costas, consulte um médico imediatamente. O tratamento cirúrgico imediato é necessário para evitar problemas a longo prazo.

Tratamento

Aproximadamente 80% a 90% das pessoas com ciática se recuperam ao longo do tempo sem qualquer intervenção cirúrgica. Analgésicos de venda livre e prática de fisioterapia, geralmente, ajudam a acelerar esse processo.

Às vezes, a dor no nervo ciático não desaparece e a cirurgia pode ser a melhor opção nesses casos.

Assista ao vídeo e saiba mais:

Mais Informações sobre este assunto na Internet:

Artigo Publicado em: 23 de janeiro de 2019 e Atualizado em: 01 de novembro de 2022

Compartilhe:


Dor Neuropática

A dor neuropática é uma doença crônica com diversas causas. Infecções, doenças e traumas que afetam os nervos periféricos são alguns exemplos. Esse tipo de dor pode ser causado por uma lesão ou disfunção do sistema nervoso central, periférico ou por traumas. Os pacientes são heterogêneos e apresentam uma variedade de sinais e sintomas sensoriais, todos relacionados à dor.

Compartilhar:


Agende sua Consulta!



Tags:, , , ,


Todos os utilizadores da plataforma se comprometem a divulgar apenas informações verdadeiras. Caso o comentário não trate de uma experiência pessoal, forneça referências(links) sobre qualquer informação médica à ser publicada.
O público pode realizar comentários, alterar ou apagar o mesmo. Os comentários são visíveis a todos.


Neurologista- Doenças Neurológicas e Sistema Nervoso - Neurologia Hoje
Pergunte ao Doutor!

Tire suas dúvidas atráves do nosso fórum!



Willian Rezende do Carmo, 2021 | Desenvolvido e Monitorado por IT9 - ABCtudo. Todos os direitos reservados. | Data da última modificação: 08/04/2024