Neurologista - Dr. Willian Rezende do Carmo


O que Pode Causar Neuropatia Periférica?

Categorias: Conteúdos, Dor Neuropática




O que Pode Causar Neuropatia Periférica?

Publicado: 09/03/21 | Atualizado: março 9, 2021

Neuropatia significa um dano ou uma disfunção de um ou mais nervos, que normalmente resulta em dormência, em formigamento, em fraqueza muscular e em dor na área afetada. As neuropatias frequentemente começam nas mãos e nos pés, mas outras partes do corpo também podem ser afetadas. A neuropatia periférica indica um problema no sistema nervoso periférico.

Continue a leitura e compreenda este tipo de Neuropatia, assim como as estruturas corporais que ela afeta.

O Sistema Nervoso Periférico

Seu sistema nervoso periférico é a rede de nervos fora do cérebro e da medula espinhal. Seu cérebro e medula espinhal constituem o sistema nervoso central.

O sistema nervoso periférico é composto por três tipos de nervos, cada um com uma função importante para manter o corpo saudável e funcionando adequadamente:

  • Nervos Sensoriais – Os nervos sensoriais transmitem mensagens de seus cinco sentidos (visão, audição, olfato, paladar e tato) através da medula espinhal até o cérebro. Por exemplo, um nervo sensorial comunica ao seu cérebro informações sobre os objetos que você segura nas mãos, como dor, temperatura e textura;
  • Nervos Motores – Os nervos motores viajam na direção oposta dos nervos sensoriais. Eles carregam mensagens do cérebro para os músculos. Dizem aos músculos como e quando se contraírem para produzir movimento. Por exemplo, para afastar a mão de algo quente;
  • Nervos Autônomos – Os nervos autônomos são responsáveis ​​pelas funções corporais que ocorrem fora do seu controle direto, como respiração, digestão, frequência cardíaca, pressão arterial, suor, controle da bexiga e excitação sexual.

Os nervos autônomos estão constantemente monitorando e respondendo às tensões externas e às necessidades corporais. Por exemplo, quando você se exercita, a temperatura do corpo aumenta. O sistema nervoso autônomo provoca a transpiração para evitar que a temperatura do corpo suba demais.

O tipo de sintoma que você sente quando tem neuropatia periférica depende do tipo de nervo danificado.

Como a Neuropatia Periférica Ocorre

A neuropatia ocorre quando as células nervosas, chamadas neurônios, são danificadas ou destruídas. Isso atrapalha a maneira como os neurônios se comunicam entre si e com o cérebro.

A neuropatia pode afetar um nervo (mononeuropatia) ou tipo de nervo, uma combinação de nervos em uma área limitada (neuropatia multifocal) ou muitos nervos periféricos em todo o corpo (polineuropatia).

Sintomas

Se você tem neuropatia, os sintomas mais comumente descritos são sensações de dormência, formigamento (“alfinetes e agulhas”) e fraqueza na área do corpo afetada. Outras sensações incluem dor aguda e semelhante a um raio; ou uma dor em queimação, latejante ou pontada.

Fatores de Risco

A neuropatia é muito comum. A condição afeta pessoas de todas as idades; no entanto, os idosos correm maior risco. Cerca de 8% dos adultos com mais de 65 anos relatam algum grau de neuropatia.

Além da idade, alguns dos fatores de risco mais comuns para neuropatia incluem diabetes, síndrome metabólica (pressão alta, colesterol alto e obesidade) e uso excessivo de álcool. Pessoas em certas profissões, como aquelas que requerem movimentos repetitivos, têm uma chance maior de desenvolver mononeuropatias por trauma ou por compressão de nervos.

Entre outras estatísticas comumente citadas, a neuropatia está presente em:

  • 60% a 70% das pessoas com diabetes;
  • 30% a 40% das pessoas que recebem quimioterapia para tratar o câncer;
  • 30% das pessoas que têm o vírus da imunodeficiência humana (HIV).

Algumas neuropatias periféricas se desenvolvem lentamente – de meses a anos – enquanto outras se desenvolvem mais rapidamente e continuam a piorar. Existem mais de 100 tipos de neuropatias e cada tipo pode desenvolver-se de forma diferente.

A forma como sua condição progride e a rapidez com que os sintomas começam podem variar muito, dependendo do tipo de nervo ou nervos danificados, e da causa subjacente da doença.

Mais Informações sobre neuropatia periférica na Internet:
Compartilhe:
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  


Dor Neuropática

A dor neuropática é uma doença crônica com diversas causas. Infecções, doenças e traumas que afetam os nervos periféricos são alguns exemplos. Esse tipo de dor pode ser causado por uma lesão ou disfunção do sistema nervoso central, periférico ou por traumas. Os pacientes são heterogêneos e apresentam uma variedade de sinais e sintomas sensoriais, todos relacionados à dor.

Compartilhar:


Agende sua Consulta!



Tags:, ,


Todos os utilizadores da plataforma se comprometem a divulgar apenas informações verdadeiras. Caso o comentário não trate de uma experiência pessoal, forneça referências(links) sobre qualquer informação médica à ser publicada.
O público pode realizar comentários, alterar ou apagar o mesmo. Os comentários são visíveis a todos.


Neurologista- Doenças Neurológicas e Sistema Nervoso - Neurologia Hoje
Pergunte ao Doutor!

Tire suas dúvidas atráves do nosso fórum!



Willian Rezende do Carmo, 2019 | Desenvolvido e Monitorado por IT9 - ABCtudo. Todos os direitos reservados. | Data da última modificação: 11/04/2021