Neurologista - Dr. Willian Rezende do Carmo


Principais causas de dores no pé

Categorias: Conteúdos




Principais causas de dores no pé

Publicado: 11/11/20 | Atualizado: novembro 11, 2020

Na região do pé existem inúmeras regiões que podem gerar dor, aqui estão as possíveis causas:

Torção

EntorseExistem várias causas para dores nos pés, sendo que cada lugar tem uma causa específica. Uma dessas dores pode ser logo após torcer o pé, que além da dor vem junto um inchaço, isso acontece por conta do entorse. A questão do entorse é saber a gravidade dele. Então quando se tem um inchaço que está te trazendo dificuldade para poder pisar após esse entorse é normal e esperado.

Batida

Outra coisa que pode gerar um certo tipo de dor é bater o pé o calcanhar, cair algo pesado sobre o pé etc. Após algo nesse sentido acontecer, necessariamente é preciso ir ao pronto atendimento para ver se houve algum tipo de fratura.

 

Parte de cima 

A dor na parte de cima do pé existe e está relacionada aos tendões principalmente. Os tendões que fazem a “flexão” (elevam o pé) ficam lesionados e isso é muito característico em quem tem artrose.

 

Dor na região do calcanhar

Outro tipo de dor na região dos pés é na parte de trás do calcanhar. Quando colocamos mais força nessa região, chamada de posterior do pé. Essa dor é gerada quando o osso do calcanhar do pé bate com o osso mais profundo dessa articulação. 

Dores No Pé

 

Dor na região posterior medial

É a dor descrita no osso do maléolo medial. E quando a dor fica um pouco atrás desse osso tem como característica do que chamamos de tendinite ou tenossinovite de tibial posterior. Essa dor é causada pela fraqueza pelo músculo da panturrilha. Além disso pessoas que têm sobrecarga nesse tendão, por excesso de peso por exemplo, faz com que esse tendão seja desgastado. 

 

Síndrome do túnel do tarso

Queixas de dor, formigamento e dormência. Isso por conta de uma compressão de algum nervo que fique junto com o tendão. Esses formigamentos ocorrem na região posterior e de  dentro do pé.

 

Fascite plantar

A fascite plantar é muito associada a três coisas: fraqueza muscular, o sobrepeso e a falta de alongamento. Essas três coisas são fatores de risco para que se desenvolva a fascite plantar. A queixa dessa dor normalmente ocorre na parte da manhã se sente muita dor no pé. Com o passar do dia em que você vai alongando essa dor melhora.

Fascite Plantar

Região de calcâneo

 

Na região de inserção do tendão do calcâneo é possível que seja tendinopatia do calcâneo. Esse tipo de dor também é muito associada com as três coisas da fascite plantar,  fraqueza muscular, o sobrepeso e a falta de alongamento. 

 

Principais causas inflamatórias

Dores Nos PéAs principais causas inflamatórias nessa região são, quando você tem dor na inserção. Ou seja, a dor não é no próprio tendão, mas especificamente na dor onde se insere o tendão, chamada de entese. Quando se tem dor nessa localização, temos que pensar em espondiloartrites, podendo se: espondilite arquinizante, espondiloartrite enteropática etc. Outra doença inflamatória que pode causar dor e também causando bursite na região do calcâneo é a artrite reumatóide. Além dela algumas doenças microcristalinas podem gerar dor também, depositando micro cristais por essa região.

 

Meio do pé

Nessa região é preciso ficar de olho em uma condição, que são as fraturas por insuficiência. Ou seja, fraturas por conta da fraqueza do osso. Isso pode acontecer por conta da condição chamada de insuficiência de raio, ou seja, a pessoa tem uma anatomia inadequada que força o meio do pé. 

 

Região anterior dos pés

Sente-se a dor nos dedos, também tendo inchaço. Nessa região tem que se pensar principalmente nas artrites. Uma das artrites é a psoríase, ela é aquela que está associada à doença psoríase, sendo muito característica. Essa dor pode vir também entre os dedos do pé estando relacionados à dormência, choques etc. Sendo assim uma característica de uma compressão nervosa. 

Não espere a dor se tornar muito frequente para buscar atendimento médico. Procure um especialista e evite a automedicação.

Autora: André Ramos

Compartilhe:
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  


Compartilhar:


Agende sua Consulta!



Tags:


Todos os utilizadores da plataforma se comprometem a divulgar apenas informações verdadeiras. Caso o comentário não trate de uma experiência pessoal, forneça referências(links) sobre qualquer informação médica à ser publicada.
O público pode realizar comentários, alterar ou apagar o mesmo. Os comentários são visíveis a todos.


Neurologista- Doenças Neurológicas e Sistema Nervoso - Neurologia Hoje
Pergunte ao Doutor!

Tire suas dúvidas atráves do nosso fórum!



Willian Rezende do Carmo, 2019 | Desenvolvido e Monitorado por IT9 - ABCtudo. Todos os direitos reservados. | Data da última modificação: 22/11/2020