Responsive image

Dor no Cóccix – Saiba o que Pode ser!

Neurologista - Dr. Willian Rezende do Carmo

Categorias: Conteúdos, Dor

Publicado: 12 de novembro de 2024

Apresentar Dor no Cóccix e não ter ideia do que isso significa é comum, principalmente em mulheres, entre 30 e 50 anos de idade, mas não deveria, especialmente porque é capaz de tornar a vida desconfortável e insuportável.

Essa dor pode ser causada por diversos fatores, tais como, sofrer algum trauma, estar no período pós-parto, realizar esforço repetitivo, má postura, excesso de peso, infecções e câncer. Por isso, é fundamental identificar a causa da dor.

O que Pode ser Dor no Cóccix?

Primeiramente, o cóccix trata-se de um osso triangular na parte inferior da coluna vertebral (consiste de três a cinco vértebras fundidas), responsável por estabilizar e suportar o peso ao sentar, ser o local em que tendões, músculos e ligamentos encontram-se, por exemplo, e pode ficar machucado ou fraturado.

A dor no cóccix ou coccidínia é considerada um sintoma de alguma condição que está afetando as estruturas desse local e, embora seja comum, cada pessoa apresenta uma causa e variante diferentes.

Sem contar que é uma realidade comum para muitos, mas, muitas vezes, negligenciada, porque o paciente com dor é direcionado ao hospital ou a uma consulta para descobrir a fonte da dor e, após exames, nenhum chega a apresentar o diagnóstico para esse tipo de quadro, que pode ser:

Gestação

Durante o terceiro trimestre de gestação, o corpo secreta hormônios que amolecem a região entre o cóccix e o sacro, proporcionando mais flexibilidade durante o parto, sendo considerado um processo natural.

Pós-Parto

A causa mais comum de dor no cóccix é a dor no parto, que não é prolongada, uma vez que a sua origem envolve o ato de dar à luz. Mas somente para mulheres que passam pelo parto normal, porque o cóccix é muito movimentado e empurrado durante a ação, o que tende a provocar a dor.

Apesar de estar entre as causas mais comuns de todas para dor no cóccix, não se equipara quando o assunto envolve as dores prolongadas na região.

Traumatismo no Cóccix

Outra causa comum são os choques localizados, como batidas e tombos, por exemplo. Logo, qualquer tipo de acidente ou ocorrência em que a pessoa se machuque diretamente causa dor, mas igualmente não enquadra-se como a causa mais comum do quadro contínuo e persistente.

Lesão por Esforços Repetitivos

Entre as causas mais comuns de dor no cóccix contínua, prolongada e persistente está a lesão por esforços repetitivos. Determinados esforços repetitivos utilizam os músculos que apoiam-se no sacro e cóccix, localizados na região pélvica, tendendo a ficar inflamados e o paciente, provavelmente, pode sentir dor.

Caso esteja frequentemente sentando em posições desconfortáveis em relação ao cóccix, como andar de bicicleta, praticar exercícios físicos incorretamente e ficar em má postura, por exemplo, a contratura persistente dos músculos causa a dor referida no cóccix.

Embora seja a mais comum, igualmente é considerada a causa mais negligenciada, porque raramente é diagnosticada. O seu tratamento é semelhante aos demais tratamentos de dor miofascial.

Postura

A postura do dia a dia tem grande impacto no local, especialmente em relação ao modo como se senta, porque, após um tempo, o cóccix tende a ficar sobrecarregado, causando dor.

Diferenças Anatômicas

Variações no formato do cóccix podem provocar desvios e relações inadequadas entre os componentes da coluna, o que pode causar dor persistente por dias ou até mesmo anos.

Quedas

Uma queda grave é capaz de machucar, fraturar ou mesmo deslocar o cóccix, o que também tem possibilidade de causar dor a uma pessoa.

Carregar Peso Extra ou Insuficiente

O peso extra gera pressão adicional ao local, fazendo com que o cóccix incline-se para trás, provocando dor. Logo, o excesso de peso igualmente tem chances de sobrecarregar o assoalho pélvico e afetar o cóccix de modo a provocar dor.

Já no caso de não ter peso suficiente, menos gordura é sinônimo de menos amortecimento na região do bumbum, o que tende a fazer com que o cóccix esfregue contra os músculos, ligamentos e tendões, causando inflamação.

Permanecer Sentado por Longos Períodos

Ficar sentado por muito tempo igualmente pode causar pressão excessiva no local, especialmente quando a pessoa senta-se em superfícies duras.

Causas Raras

Além das causas comumente associadas, existem os casos raros de dor no cóccix, tais como, ser indício de tumor, artrite, esporão coccígeo, endometriose retroperitoneal, hérnia de disco, cisto pilonidal, infecções ou câncer próximo ao local da dor ou um quadro metastático, em que espalhou-se para os ossos.

Por isso, agende uma consulta com um médico especialista em Neurologia para receber um diagnóstico correto e preciso, assim como, para ter a chance de sanar as suas dúvidas e adotar as medidas necessárias para tratar o quadro de Dor no Cóccix.

Mais informações sobre este assunto na Internet:

Artigo Publicado em: 5 de fev de 2019 e Atualizado em: 12 de nov de 2024

Compartilhe:


Agende sua Consulta!



Tags:, , ,


Todos os utilizadores da plataforma se comprometem a divulgar apenas informações verdadeiras. Caso o comentário não trate de uma experiência pessoal, forneça referências(links) sobre qualquer informação médica à ser publicada.
O público pode realizar comentários, alterar ou apagar o mesmo. Os comentários são visíveis a todos.



Willian Rezende do Carmo, 2024 | Desenvolvido e Monitorado por IT9 - ABCtudo. Todos os direitos reservados. | Data da última modificação: 25/11/2024