Responsive image

Disfagia na Doença de Parkinson – Conheça os Sintomas e as Formas de Tratamento

Neurologista - Dr. Willian Rezende do Carmo

Categorias: Conteúdos, Doença de Parkinson

Publicado: 18 de abril de 2023 | Atualizado: 18 de abril de 2023

Disfagia na Doença de Parkinson. Disfagia é o termo médico usado para descrever a dificuldade de deglutição. Quando a doença de Parkinson (DP) afeta os músculos da face, do pescoço ou da garganta, pode causar disfagia.

Mais de 80% das pessoas com DP apresentam disfagia. A disfagia pode começar em qualquer ponto durante a DP, mas tende a se tornar mais grave à medida que a condição progride.

Continue a leitura deste artigo para saber mais sobre a disfagia na doença de Parkinson e as opções de tratamento disponíveis.

Check list de sintomas de doença de Parkinson
Um questionário com lista de sintomas que podem estar associados ao Parkinson

Disfagia na Doença de Parkinson

Disfagia é o termo utilizado para a dificuldade de deglutição. Geralmente, começa levemente com problemas como demorar mais para comer uma refeição ou tossir na hora das refeições.

Pode progredir ao longo do tempo para se tornar um sintoma crítico de DP. É importante ressaltar que a disfagia pode levar à desnutrição, desidratação e aspiração (quando o alimento ou líquido “desce pelo caminho errado”).

Sintomas

Alguns sintomas de disfagia podem não ser óbvios, mas estar ciente deles pode ajudá-lo a detectar possíveis sinais da doença no início, como:

Dicas do cotidiano e para a casa do Parkinsoniano
Esse livro trás importantes orientações sobre como é possível melhorar o ambiente do paciente Parkinsoniano para que ele tenha um dia-a-dia mais fácil e agradável.
  • Perda de peso;
  • Dificuldade em beber ou manter líquidos e alimentos na boca;
  • Salivação excessiva (sialorreia);
  • Tosse ou engasgo durante a alimentação;
  • Uma sensação de comida presa na garganta ou gengiva;
  • Azia ou dor de garganta depois de comer.

Riscos Associados à Disfagia

Muitas pessoas podem achar a disfagia embaraçosa ou frustrante. A dificuldade para engolir pode afetar sua qualidade de vida, mas também pode ter efeitos graves.

A disfagia pode causar desnutrição ou desidratação. Também pode causar aspiração, o termo médico para “comida indo para o pulmão ao invés do estômago”. A aspiração pode levar à pneumonia por aspiração, que é a principal causa de morte para pessoas com DP. Esse é um tipo de infecção pulmonar que ocorre quando alimentos, saliva, líquidos ou vômito são inalados para os pulmões ou as vias aéreas que levam aos pulmões em vez de serem engolidos.

Opções de Tratamento

Se você está preocupado com a disfagia, um bom primeiro passo é falar com seu neurologista. Ele pode solicitar exames que identifiquem se há problemas em sua deglutição.

Doença de Parkinson é muito mais que tremores
O Parkinson se não for tratado, pode até invalidar o usuário! Não arruine sua vida por causa de uma doença, venha na Regenerati!

Ele também pode recomendar um fonoaudiólogo que irá examiná-lo e iniciar práticas e exercícios fonoaudiológicos para melhorar sua função ao mastigar e engolir alimentos e líquidos.

Seu médico também pode achar necessário o uso de medicamentos para tratar a disfagia. Por exemplo, um colírio prescrito de atropina pode prevenir a salivação excessiva quando colocado na língua.

Seu médico também pode querer ajustar seus medicamentos para DP, já que os próprios medicamentos para DP podem ajudar a melhorar as habilidades motoras em todo o corpo, assim como na deglutição.

Aplicação de Toxina Botulínica

Recentemente, o uso de toxina botulínica aplicada em um ponto médio das glândulas salivares, muitas vezes guiado por ultrassom, tem demonstrado resultados positivos.

A administração de Botox ® nas glândulas salivares de pacientes com determinados distúrbios neurológicos visa diminuir a sialorreia causada por falha no controle da musculatura facial e oral que atua durante a deglutição, auxilia os parâmetros fonatórios e facilita a inclusão do paciente em contextos sociais.

Vários estudos foram feitos com o objetivo de demonstrar o método alternativo que visa auxiliar no tratamento da sialorreia, um dos sintomas de pacientes com doenças neurodegenerativas, incluindo a doença de Parkinson.

Mudanças no Estilo de Vida

Mudar sua dieta também pode ajudar a controlar a disfagia. Se você tiver problemas com líquidos, pode usar um espessante de alimentos para torná-los mais fáceis de engolir. Se alimentos sólidos causarem problemas, pode tentar transformá-los em purê. Você também pode experimentar pedaços menores ou maiores de alimentos sólidos para descobrir o que é mais fácil para suas necessidades.

Existem outras opções para controlar os sintomas. Uma maneira de ajudar a controlar a salivação excessiva, por exemplo, é chupar balas duras, de preferência sem açúcar. Isso ajuda a promover a deglutição, o que pode reduzir temporariamente a sialorreia.

A disfagia pode ter um impacto em sua vida, mas existem opções para gerenciá-la. A intervenção precoce para disfagia é importante. Iniciar o tratamento precocemente pode reduzir o risco de complicações e morte. Considere entrar em contato com seu médico se tiver dúvidas sobre sua deglutição ou quiser saber mais sobre suas opções.

Mais Informações sobre este assunto na Internet:
Compartilhe:


Doença de Parkinson

A doença de Parkinson é uma condição neurológica crônica e progressiva, resultante da degeneração das células responsáveis pela produção de dopamina, um neurotransmissor que controla os movimentos, entre outras funções. Seus sintomas costumam afetar o movimento, e o diagnóstico é feito com base no histórico do paciente, avaliação dos sintomas e alguns exames. O tratamento deve ser individualizado, e comumente exige uma abordagem interdisciplinar.

Compartilhar:


Agende sua Consulta!



Tags:, , ,


Todos os utilizadores da plataforma se comprometem a divulgar apenas informações verdadeiras. Caso o comentário não trate de uma experiência pessoal, forneça referências(links) sobre qualquer informação médica à ser publicada.
O público pode realizar comentários, alterar ou apagar o mesmo. Os comentários são visíveis a todos.


Neurologista- Doenças Neurológicas e Sistema Nervoso - Neurologia Hoje
Pergunte ao Doutor!

Tire suas dúvidas atráves do nosso fórum!



Willian Rezende do Carmo, 2021 | Desenvolvido e Monitorado por IT9 - ABCtudo. Todos os direitos reservados. | Data da última modificação: 05/04/2024