Responsive image

Dirigir com Enxaqueca – Quem Tem Enxaqueca Pode Dirigir?

Neurologista - Dr. Willian Rezende do Carmo

Categorias: Conteúdos, Dor de Cabeça

Publicado: 11 de outubro de 2022 | Atualizado: 11 de outubro de 2022

Dirigir com Enxaqueca. A dor de cabeça associada à enxaqueca pode ser debilitante, impedir as pessoas de irem ao trabalho e participarem de sua rotina habitual.

Em um mundo ideal, você não dirigiria durante um episódio de enxaqueca. As limitações físicas e a capacidade de raciocínio prejudicada podem tornar a condução insegura. A realidade, porém, é que muitas pessoas com enxaqueca precisam chegar em casa do trabalho, pegar uma criança depois da escola ou ir ao consultório médico.

Neste artigo, compreenda quanto é inseguro dirigir com enxaqueca e como reduzir os riscos.

Classifique a sua dor de cabeça
Está com dores de cabeça e não sabe o que pode ser ? Faça o nosso teste neurológico para te ajudar a classificar a sua dor de cabeça.

Dirigir com Enxaqueca

Embora possa ser difícil evitar dirigir durante um episódio de enxaqueca, especialmente se sua enxaqueca for crônica e você tiver episódios frequentes, dirigir não é considerado uma atividade segura. Há dois problemas potenciais:

  • Os sintomas neurológicos que ocorrem durante um episódio;
  • Os efeitos colaterais de medicamentos para prevenir ou tratar os episódios.

Sintomas da Enxaqueca que Afetam a Capacidade de Dirigir

Existem vários sintomas de enxaqueca que podem tornar a condução uma atividade insegura. Aqui estão alguns dos mais comuns, além de como eles interferem na direção.

  • Náusea e vômito;
  • Tontura;
  • Distúrbios visuais (aura);
  • Nevoeiro cerebral;
  • Sensibilidade à luz e ao som;
  • Sonolência;
  • Fraqueza.

Se você não pode controlar seus movimentos físicos em qualquer estágio de um episódio de enxaqueca, não pode dirigir um veículo com segurança.

Aprenda como tratar a dor de cabeça aguda
Está com fortes dores de cabeça e não sabe o que fazer? Baixe o e-book e aprenda a reconhecer os sintomas e realizar os primeiros tratamentos.

Quando uma Crise de Enxaqueca Começa Enquanto Você Dirige

Se um episódio de enxaqueca começar ou piorar enquanto você estiver ao volante, existem maneiras de mitigar os riscos. Você pode:

  • Parar em algum lugar seguro e esperar os sintomas melhorarem, fechando os olhos e descansando;
  • Estacionar seu carro em algum lugar seguro e pedir carona para um amigo ou membro da família, ou um aplicativo de transporte;
  • Dirigir devagar. Ligue o pisca alerta ou dirija na pista da extrema direita;
  • Parar e tomar o medicamento que você tenha à mão ou parar na farmácia mais próxima;
  • Regular sua entrada sensorial enquanto dirige. Feche as janelas, ligue o ar condicionado, desligue o rádio, coloque óculos escuros ou abaixe os pára-sóis;
  • Realizar pausas frequentes. Dê a si mesmo uma chance de descansar.

Em última análise, se você tem enxaqueca e sabe que um episódio é possível antes ou durante a condução, pense em suas opções e tenha um plano sobre o que você pode fazer para controlar seus sintomas ou evitar dirigir completamente.

Mantenha os medicamentos no carro, saiba onde você pode encostar com segurança ao longo do caminho e tenha em mente algumas pessoas para quem você possa ligar se precisar de uma carona.

Vença a dor de cabeça de uma vez por todas
Tem dores de cabeça frequentes que não passam nem com ajuda de remédios? Não perca tempo, agende uma consulta na Clínica Regenerati

Como Prevenir Crises Durante a Direção

Para algumas pessoas, o ato de dirigir é um gatilho de enxaqueca em si. Se isso acontece com você, a melhor estratégia para evitar episódios de enxaqueca enquanto dirige é identificar e evitar seus gatilhos.

Como a enxaqueca pode vir com sensibilidade às luzes, aos sons e cheiros, considere se alguma dessas entradas sensoriais têm maior probabilidade de desencadear um episódio e trabalhe para solucioná-las.

Se você é um motorista pouco frequente ou as condições meteorológicas ou de direção em um determinado dia são gatilhos para a enxaqueca, você pode evitar um episódio tomando medicamentos preventivos antes de entrar no carro. Apenas certifique-se de que não causam sonolência.

Converse com um médico sobre medicamentos preventivos para enxaqueca e restrições específicas antes de tomá-los.

Como a maioria das outras condições, se a enxaqueca estiver afetando seu funcionamento diário, é hora de conversar com um médico.

Uma coisa é ocasionalmente ser incomodado por um episódio de enxaqueca. Mas se você está descobrindo que os episódios de enxaqueca estão atrapalhando sua capacidade de dirigir de forma recorrente e interferindo em sua vida, não ignore isso.

Se você já está recebendo tratamento para enxaqueca, mas sua incapacidade de dirigir é um sintoma novo, converse também com um médico. Você pode estar passando de enxaqueca episódica para enxaqueca crônica, o que requer uma abordagem de tratamento diferente.

Mais Informações sobre este assunto na Internet:
Compartilhe:


Dor de Cabeça

A Cefaleia, conhecida popularmente como dor de cabeça, pode ocorrer de modo isolado, quando apresenta um complexo sintomático agudo (como a enxaqueca), ou provida de doenças em desenvolvimento (como infecções). O diagnóstico é baseado na compreensão da fisiopatologia dessas dores de cabeça, na obtenção de um histórico clínico e na realização de um exame físico e neurológico criterioso, para formular um diagnóstico diferencial.

Compartilhar:


Agende sua Consulta!



Tags:, ,


Todos os utilizadores da plataforma se comprometem a divulgar apenas informações verdadeiras. Caso o comentário não trate de uma experiência pessoal, forneça referências(links) sobre qualquer informação médica à ser publicada.
O público pode realizar comentários, alterar ou apagar o mesmo. Os comentários são visíveis a todos.


Neurologista- Doenças Neurológicas e Sistema Nervoso - Neurologia Hoje
Pergunte ao Doutor!

Tire suas dúvidas atráves do nosso fórum!



Willian Rezende do Carmo, 2024 | Desenvolvido e Monitorado por IT9 - ABCtudo. Todos os direitos reservados. | Data da última modificação: 10/05/2024