Melhorar o Sono de Quem Tem Alzheimer. Os problemas de sono são comuns em indivíduos com demência e a perda de sono pode contribuir ou exacerbar a gravidade de outros sintomas de demência. Cuidadores relatam que o sono perturbado é um dos sintomas de demência mais angustiantes.
Identificar e tratar problemas de sono é uma parte crítica do tratamento da demência, pois alivia o estresse de pacientes e cuidadores, e pode potencialmente retardar o declínio cognitivo.
Continue a leitura e aprenda a melhorar o sono de pessoas com Alzheimer e outros tipos de demência.
Pessoas com demência experimentam mudanças fundamentais em seu ritmo circadiano que prejudicam a qualidade do sono em um horário regular.
O núcleo supraquiasmático é a parte do cérebro que serve como nosso relógio interno e responde a sinais, como a luz, para indicar quando devemos estar alertas e quando devemos sentir sono.
Indivíduos que têm a Doença de Alzheimer – o tipo mais comum de demência – muitas vezes têm células danificadas e diminuição da atividade celular nessa parte do cérebro. O resultado dessa disfunção é que os pacientes não conseguem seguir um ciclo sono-vigília de 24 horas e, em vez disso, dormem excessivamente durante o dia e dormem muito menos à noite.
Além disso, a demência está associada às alterações na estrutura do sono. O sono de ondas lentas e o sono REM são partes críticas de como o sono funciona para restaurar o corpo e a mente. Pessoas com demência passam menos tempo no sono de ondas lentas e no sono REM, e mais tempo nos estágios iniciais do sono. Essa redução do sono profundo e do sono REM pode piorar à medida que a demência progride.
Os seguintes distúrbios do sono são encontrados com mais frequência em adultos mais velhos, mas são observados em taxas ainda mais altas em pessoas com demência:
Embora a depressão seja um transtorno de humor, está associada à insônia e a outros distúrbios do sono. A depressão é comum em pessoas com demência e é observada em taxas crescentes à medida que a demência progride para estágios mais graves.
A Síndrome do Pôr do Sol é um fenômeno em que indivíduos com demência experimentam aumento da agitação à tarde e à noite. Os sintomas incluem confusão, ansiedade, perambulação e gritos.
Pode contribuir para a insônia e outros problemas de sono quando esses comportamentos continuam durante a noite. As possíveis causas incluem as alterações do ritmo circadiano que ocorrem na demência, bem como fadiga, depressão e dor.
As pessoas com demência também podem falar, gritar ou chorar à noite se não conseguirem dormir. Alguns pacientes com demência tendem a se afastar de sua casa, o que pode ser especialmente perigoso à noite.
A higiene do sono é o principal tratamento para problemas de sono em pessoas com demência. A higiene do sono é um conjunto de práticas e considerações ambientais que promovem uma boa qualidade do sono. As seguintes dicas podem ajudar uma pessoa com demência a melhorar seus padrões de sono:
Um médico ou especialista em sono está em uma boa posição para fornecer recomendações individualizadas de higiene do sono para uma situação específica.
Os medicamentos são vistos como uma opção de último recurso para pessoas com demência. Os riscos de soníferos incluem aumento da confusão, sedação e risco de quedas ou lesões. Certifique-se de falar com um médico antes de dar um auxílio para dormir a uma pessoa com demência.
A apneia do sono é uma condição caracterizada por pausas na respiração que duram alguns segundos, e que ocorrem diversas vezes durante o sono. Essa doença classifica-se como Apneia Obstrutiva do Sono ou Apneia Central do Sono. Suas causas e tratamentos podem variar, e o ronco é um importante sintoma. O diagnóstico é feito pela avaliação dos sintomas e do exame de Polissonografia.
Agende sua Consulta!
Tags:Alzheimer, Como Melhorar o Sono de uma Pessoa com Demência, Distúrbios do Sono em Pessoas com Demência, doença de Alzheimer, memória, Sono
Todos os utilizadores da plataforma se comprometem a divulgar apenas informações verdadeiras. Caso o comentário não trate de uma experiência pessoal, forneça referências(links) sobre qualquer informação médica à ser publicada.
O público pode realizar comentários, alterar ou apagar o mesmo. Os comentários são visíveis a todos.