Responsive image

Cefaleia Tensional – O que é Cefaleia Tensional?

Neurologista - Dr. Willian Rezende do Carmo

Categorias: Conteúdos, Dor, Dor de Cabeça

Publicado: 25 de novembro de 2025

Cefaleia Tensional trata-se de um dos tipos de dor de cabeça mais comuns, conhecida por ser incômoda, em aperto ou pressão, capaz de impedir algumas pessoas de realizar suas atividades.

O que é Cefaleia Tensional?

A cefaleia tensional ou por estresse é caracterizada por uma dor ou um desconforto na cabeça, testa, nas têmporas, no couro cabeludo ou pescoço comumente associada à tensão muscular localizada.

Tipos de Cefaleia Tensional

A classificação da cefaleia tensional é baseada na frequência em que manifesta-se, podendo ser:

  • Episódica pouco frequente: ao menos um dia por mês;
  • Episódica frequente: de 1 a 14 dias por mês durante 3 meses;
  • Crônica: acima de 15 episódios de dor de cabeça por mês ao longo de 3 meses.

Causas

Este tipo de dor de cabeça tende a ser causado quando os músculos da região ficam tensos ou se contraem, seja por resposta a ansiedade, depressão, estresse ou traumatismo craniano.

Apesar de existir a possibilidade de manifestar-se em pessoas de qualquer idade, observa-se uma prevalência em jovens e adultos, do sexo feminino e tende a envolver hereditariedade. Do mesmo modo que recebe influência da enxaqueca e do fato de passarem por um longo período na mesma posição, inclusive que pode ser considerada anormal.

Assim como igualmente costuma surgir diante de determinados gatilhos, tais como, álcool, ansiedade, apertar ou ranger os dentes, artrite degenerativa no pescoço, cansaço visual, cafeína (abstinência ou excesso), depressão, desidratação, distúrbios do sono, estresse (emocional ou físico), fadiga, fome e/ou pular refeições, fumar excessivamente, gripe, resfriado ou sinusite, e níveis baixos de ferro.

Sintomas

Para reconhecer ou suspeitar de um diagnóstico de cefaleia tensional é importante levar em conta as características da dor de cabeça, que deve ser semelhante a uma pressão, em faixa ou ao redor da cabeça, e mais forte em determinados pontos (couro cabeludo, mandíbula, ombros, pescoço e têmporas).

Ela costuma manifestar-se uma vez, constante ou diariamente, tendendo a durar de 30 minutos a 7 dias, com possibilidade de surgir ou agravar devido ao barulho, estresse e à fadiga, e dificultar o sono das pessoas.

Além disso, é possível que surja acompanhada de cansaço extremo, dor muscular, irritação, problemas de foco, sensibilidade à luz, ao som e no couro cabeludo, mas manifestando-se de forma mais leve em comparação aos demais tipos de dor de cabeça.

Diagnóstico

Em relação ao diagnóstico, a pessoa precisa prestar atenção aos sinais da sua dor de cabeça e, assim, buscar ajuda de um médico especialista em Neurologia, seja em um consultório ou hospital.

A partir de seu relato, o profissional analisa o histórico médico, levando em consideração frequência das dores de cabeça, uso de medicamentos e características dos sintomas, podendo solicitar exames de imagem para confirmar e/ou verificar condições subjacentes.

Tratamento da Cefaleia Tensional

Diante da confirmação do diagnóstico de cefaleia tensional, o tratamento costuma ser destinado aos sintomas e como forma de prevenção, que pode incluir medidas para evitar os gatilhos, uso de medicamentos, mudanças no estilo de vida, terapias alternativas, entre outras abordagens que façam sentido para cada paciente.

Você se identificou com algum destes sintomas? Descreva nos comentários sua experiência e se suspeita que tem Cefaleia Tensional, agende uma consulta com o médico especialista em Neurologia de sua confiança para que seja confirmado o diagnóstico e o tratamento iniciado o quanto antes, visando seu bem-estar e sua melhora na qualidade de vida.

Mais informações sobre este assunto na Internet:

Artigo Publicado em: 26 de out de 2020 e Atualizado em: 25 de nov de 2025

Compartilhe:


Dor de Cabeça

A Cefaleia, conhecida popularmente como dor de cabeça, pode ocorrer de modo isolado, quando apresenta um complexo sintomático agudo (como a enxaqueca), ou provida de doenças em desenvolvimento (como infecções). O diagnóstico é baseado na compreensão da fisiopatologia dessas dores de cabeça, na obtenção de um histórico clínico e na realização de um exame físico e neurológico criterioso, para formular um diagnóstico diferencial.

Agende sua Consulta!



Tags:, ,


Todos os utilizadores da plataforma se comprometem a divulgar apenas informações verdadeiras. Caso o comentário não trate de uma experiência pessoal, forneça referências(links) sobre qualquer informação médica à ser publicada.
O público pode realizar comentários, alterar ou apagar o mesmo. Os comentários são visíveis a todos.



Willian Rezende do Carmo, 2024 | Desenvolvido e Monitorado por IT9 - ABCtudo. Todos os direitos reservados. | Data da última modificação: 22/11/2025