Responsive image

Cefaleia Tensional: Como Aliviar uma Dor de Cabeça Tensional

Neurologista - Dr. Willian Rezende do Carmo

Categorias: Conteúdos, Dor de Cabeça

Publicado: 10 de outubro de 2018 | Atualizado: 18 de fevereiro de 2019

Cefaleia Tensional: Como Aliviar uma Dor de Cabeça Tensional

A dor de cabeça tensional (também conhecida como cefaleia tensional) é uma dor extremamente comum, que surge quando o indivíduo fica com a musculatura do pescoço, cabeça, mandíbula, ou outro músculo tenso.

Dor de Cabeça Tensional

Isso pode ser ocasionado pela pressão e estresse do dia a dia, ou pela má postura. No início, a pessoa apresenta tensão, e a dor tipicamente surge ao longo do dia, após essa tensão.

A principal dúvida dentre as pessoas que sofrem com cefaleia tensional é como aliviar essas dores. Isto depende da intensidade da dor: se esta for classificada com intensidade de leve a moderada (não é uma dor tão forte), inicialmente é recomendado a realização de alongamentos.

Classifique a sua dor de cabeça
Está com dores de cabeça e não sabe o que pode ser ? Faça o nosso teste neurológico para te ajudar a classificar a sua dor de cabeça.

Alívio da Dor Através de Massagem

Se a pessoa sente dor na região cervical, por exemplo, ela deve tentar alongar o músculo do pescoço de todos os lados, fazendo massagem na região do músculo dolorido, e nas regiões próximas.

A massagem pode ser feita com a mão em formato de concha, de forma que consiga atingir toda a musculatura do pescoço, ou utilizar os polegares nas laterais do pescoço, em cima do músculo que está mais dolorido.

Deve-se massagear até a pessoa sentir que teve um alívio. Também podem ser utilizadas certas técnicas de Do In, visto que estão associadas a acupuntura e podem reduzir a dor.

Aprenda como tratar a dor de cabeça aguda
Está com fortes dores de cabeça e não sabe o que fazer? Baixe o e-book e aprenda a reconhecer os sintomas e realizar os primeiros tratamentos.

Alívio da Dor Através de Calor

A dor tensional também pode ser aliviada com calor. Quando o músculo se encontra tenso ou duro, aproximar calor do local dolorido pode fazer com que o mesmo relaxe, de modo a aliviar a dor. Embora este processo seja transitório, ele é benéfico e pode ser de grande ajuda.

Alívio da Dor Através de Medicamentos

Se a pessoa não pode ou não consegue realizar alongamentos ou massagem, a dor tensional pode ser reduzida através do uso de medicamentos como relaxantes musculares. Os principais, neste caso, são à base de ciclobenzaprina (como Miosan ou Musculare), à base de carisoprodol (como Mionevrix), ou à base de Dorflex (orfenadrina).

Para cada tipo de dor há um tratamento, mas a dor  recorrente pode ser evitada através de medicamentos. Pode-se utilizar 1, 2 ou até mesmo 3 relaxantes musculares juntos, dependendo do quão tensa está a musculatura. Se a dor estiver muito intensa, e a pessoa sentir que está muito inflamado, pode usar os três relaxantes, associados a um analgésico e um anti inflamatório.

Vença a dor de cabeça de uma vez por todas
Tem dores de cabeça frequentes que não passam nem com ajuda de remédios? Não perca tempo, agende uma consulta na Clínica Regenerati

No entanto, é sempre recomendado que a pessoa procure um médico em vez de se medicar por conta própria, pois ele poderá avaliar e diagnosticar corretamente seu problema, assim como indicar os remédios mais eficazes para cada caso.

Procurar um especialista é essencial, pois estas medidas podem aliviar ou mascarar a dor, mas não vão tratá-la de fato. Isto ainda pode ocasionar outros problemas, como o vício em analgésicos ou o surgimento de ferimentos na pele, estes resultados de massagens em excesso no intuito de reduzir a dor.

Se você sofre de cefaleia tensional frequentemente, é importante ter uma atitude de prevenção em vez de procurar somente um alívio imediato, em especial quando a dor se manifesta toda semana, várias vezes ao dia e de modo que dificulte a realização dos afazeres e trabalhos diários.

Caso você sofra com dores de cabeça frequentes e queira descobrir como esta dor se classifica,  clique aqui e faça agora mesmo nosso Teste grátis para Classificar Sua dor de Cabeça!

Referências:

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4286457/

Compartilhe:


Dor de Cabeça

A Cefaleia, conhecida popularmente como dor de cabeça, pode ocorrer de modo isolado, quando apresenta um complexo sintomático agudo (como a enxaqueca), ou provida de doenças em desenvolvimento (como infecções). O diagnóstico é baseado na compreensão da fisiopatologia dessas dores de cabeça, na obtenção de um histórico clínico e na realização de um exame físico e neurológico criterioso, para formular um diagnóstico diferencial.

Compartilhar:


Agende sua Consulta!



Tags:, , , , , , , , , , , , , ,


Todos os utilizadores da plataforma se comprometem a divulgar apenas informações verdadeiras. Caso o comentário não trate de uma experiência pessoal, forneça referências(links) sobre qualquer informação médica à ser publicada.
O público pode realizar comentários, alterar ou apagar o mesmo. Os comentários são visíveis a todos.


Neurologista- Doenças Neurológicas e Sistema Nervoso - Neurologia Hoje
Pergunte ao Doutor!

Tire suas dúvidas atráves do nosso fórum!



Willian Rezende do Carmo, 2024 | Desenvolvido e Monitorado por IT9 - ABCtudo. Todos os direitos reservados. | Data da última modificação: 10/05/2024