Neurologista - Dr. Willian Rezende

Cefaleia Tensional: Como Aliviar uma Dor de Cabeça Tensional


Cefaleia Tensional: Como Aliviar uma Dor de Cabeça Tensional

A dor de cabeça tensional (também conhecida como cefaleia tensional) é uma dor extremamente comum, que surge quando o indivíduo fica com a musculatura do pescoço, cabeça, mandíbula, ou outro músculo tenso.

Dor de Cabeça Tensional

Isso pode ser ocasionado pela pressão e estresse do dia a dia, ou pela má postura. No início, a pessoa apresenta tensão, e a dor tipicamente surge ao longo do dia, após essa tensão.

A principal dúvida dentre as pessoas que sofrem com cefaleia tensional é como aliviar essas dores. Isto depende da intensidade da dor: se esta for classificada com intensidade de leve a moderada (não é uma dor tão forte), inicialmente é recomendado a realização de alongamentos.

Alívio da Dor Através de Massagem

Se a pessoa sente dor na região cervical, por exemplo, ela deve tentar alongar o músculo do pescoço de todos os lados, fazendo massagem na região do músculo dolorido, e nas regiões próximas.

A massagem pode ser feita com a mão em formato de concha, de forma que consiga atingir toda a musculatura do pescoço, ou utilizar os polegares nas laterais do pescoço, em cima do músculo que está mais dolorido.

Deve-se massagear até a pessoa sentir que teve um alívio. Também podem ser utilizadas certas técnicas de Do In, visto que estão associadas a acupuntura e podem reduzir a dor.

Alívio da Dor Através de Calor

A dor tensional também pode ser aliviada com calor. Quando o músculo se encontra tenso ou duro, aproximar calor do local dolorido pode fazer com que o mesmo relaxe, de modo a aliviar a dor. Embora este processo seja transitório, ele é benéfico e pode ser de grande ajuda.

Alívio da Dor Através de Medicamentos

Se a pessoa não pode ou não consegue realizar alongamentos ou massagem, a dor tensional pode ser reduzida através do uso de medicamentos como relaxantes musculares. Os principais, neste caso, são à base de ciclobenzaprina (como Miosan ou Musculare), à base de carisoprodol (como Mionevrix), ou à base de Dorflex (orfenadrina).

Para cada tipo de dor há um tratamento, mas a dor  recorrente pode ser evitada através de medicamentos. Pode-se utilizar 1, 2 ou até mesmo 3 relaxantes musculares juntos, dependendo do quão tensa está a musculatura. Se a dor estiver muito intensa, e a pessoa sentir que está muito inflamado, pode usar os três relaxantes, associados a um analgésico e um anti inflamatório.

No entanto, é sempre recomendado que a pessoa procure um médico em vez de se medicar por conta própria, pois ele poderá avaliar e diagnosticar corretamente seu problema, assim como indicar os remédios mais eficazes para cada caso.

Procurar um especialista é essencial, pois estas medidas podem aliviar ou mascarar a dor, mas não vão tratá-la de fato. Isto ainda pode ocasionar outros problemas, como o vício em analgésicos ou o surgimento de ferimentos na pele, estes resultados de massagens em excesso no intuito de reduzir a dor.

Se você sofre de cefaleia tensional frequentemente, é importante ter uma atitude de prevenção em vez de procurar somente um alívio imediato, em especial quando a dor se manifesta toda semana, várias vezes ao dia e de modo que dificulte a realização dos afazeres e trabalhos diários.

Caso você sofra com dores de cabeça frequentes e queira descobrir como esta dor se classifica,  clique aqui e faça agora mesmo nosso Teste grátis para Classificar Sua dor de Cabeça!

Referências:

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4286457/

Avalie essa notícia
Compartilhe:

Deixe um Comentário