Responsive image

O que é a Cefaleia em Salvas?

Neurologista - Dr. Willian Rezende do Carmo

Categorias: Conteúdos, Dor de Cabeça

Publicado: 15 de abril de 2025

Cefaleia em Salvas, um desconforto enorme e repentino provocado por dores extremamente intensas e incapacitantes, trata-se de um dos tipos de dor de cabeça caracterizado por ser incapacitante, recorrente e identificado em um lado da cabeça.

Definição de Cefaleia em Salvas

Além da breve descrição, a cefaleia em salvas, igualmente conhecida como “dor de cabeça suicida”, é uma doença neurológica rara que manifesta-se (normalmente, no mesmo horário todos os dias) por meio de crises dolorosas intensas e curtas (de 15 minutos a 3h), localizadas em um lado da cabeça, na têmpora ou ao redor do olho.

Esses episódios tendem a acontecer em determinados intervalos, repetindo diversas vezes ao longo do dia por semanas ou meses. Entretanto, alguns casos podem evoluir ao decorrer do tempo (ou até ser assim desde o início do seu surgimento) para uma cefaleia em salvas crônica, em que não há remissão ou a sua duração é inferior a três meses por um ano.

Possíveis Causas

Apesar de não ter uma causa exata, é possível que esse tipo de condição neurológica esteja relacionado com alterações no sistema nervoso, exposição a cheiros ou luzes fortes, fatores genéticos, ingestão excessiva de álcool, interrupção circadiana, mudanças climáticas, privação de sono, problema no hipotálamo e tabagismo.

Sem contar que são considerados fatores de risco para a cefaleia em salvas ser do sexo masculino e com idade acima de 30 anos, aumento da atividade física ou mental, ter história familiar, traumatismo cranioencefálico e aquecimento corporal elevado durante a prática de exercícios.

Sintomas Característicos da Cefaleia em Salvas

Além dos indícios que caracterizam a cefaleia em salvas, igualmente podemos observar que pode surgir acompanhada de agitação motora, congestão nasal ou coriza, inchaço e sudorese facial, lacrimejamento em excesso, pálpebra caída e pupila contraída no olho correspondente ao lado acometido, pensamento suicida, vermelhidão no olho e na face ao redor da região afetada.

Disponibilidade de Tratamento

Para indicar as possibilidades de tratamento, primeiramente, o médico especialista em Neurologia precisa confirmar o diagnóstico, o que pode ser providenciado ao levar em consideração as queixas do paciente, a presença de fatores de risco e os exames de imagem como de ressonância magnética e tomografia computadorizada para descartar demais condições.

Além disso, o médico pode orientar que o paciente anote as características do quadro para somar à sua análise, porque a duração, frequência, intensidade, localização e demais características também são determinantes para um correto diagnóstico de cefaleia em salvas.

Com base nos resultados e no perfil de cada um, consegue indicar o melhor tratamento para alívio dos sintomas e redução da frequência das crises, como medicamentos, administração de oxigênio puro por meio de máscara durante a crise, estimulação não invasiva do nervo vago, combinação de algumas abordagens e até atendimento multidisciplinar, por exemplo.

Sendo assim, ao identificar características típicas do que é a Cefaleia em Salvas, fatores de risco ou receber o encaminhamento, não hesite em agendar um horário com o médico especialista em Neurologia de sua confiança para tratar o seu quadro de dor de cabeça, focando em alívio dos sintomas, controle das crises e melhora da sua qualidade de vida e do seu bem-estar!

Assista ao vídeo e saiba mais:

Mais informações sobre este assunto na Internet:

Artigo Publicado em: 7 de fevereiro de 2019 e Atualizado em: 15 de abril de 2025

Compartilhe:


Dor de Cabeça

A Cefaleia, conhecida popularmente como dor de cabeça, pode ocorrer de modo isolado, quando apresenta um complexo sintomático agudo (como a enxaqueca), ou provida de doenças em desenvolvimento (como infecções). O diagnóstico é baseado na compreensão da fisiopatologia dessas dores de cabeça, na obtenção de um histórico clínico e na realização de um exame físico e neurológico criterioso, para formular um diagnóstico diferencial.

Agende sua Consulta!



Tags:, , , , ,


Todos os utilizadores da plataforma se comprometem a divulgar apenas informações verdadeiras. Caso o comentário não trate de uma experiência pessoal, forneça referências(links) sobre qualquer informação médica à ser publicada.
O público pode realizar comentários, alterar ou apagar o mesmo. Os comentários são visíveis a todos.



Willian Rezende do Carmo, 2024 | Desenvolvido e Monitorado por IT9 - ABCtudo. Todos os direitos reservados. | Data da última modificação: 23/04/2025