Neurologista - Dr. Willian Rezende

Cãibra: Sintomas, Causas e Tratamento


A cãibra é um sintoma comum que a maioria das pessoas já teve em algum momento da vida. Ela é caracterizada por uma contratura sustentada, dolorosa e involuntária da musculatura. Tipicamente a cãibra da perna, especialmente na panturrilha (também chamada de batata da perna) é a que mais acomete o paciente.

A intensidade da Cãibra

Esta condição geralmente dura entre alguns segundos até no máximo dez minutos. Além disso, ela pode acontecer em uma intensidade leve, moderada ou grave, esta última pode privar a pessoa de performar qualquer movimento.

Os graus de intensidade variam de acordo com a quantidade de fibras musculares que estão sendo recrutados no momento da Cãibra juntamente com a força dessa contratura.

Quando Procurar um médico para analisar a cãibra

O momento ideal para procurar um médico é quando a frequência que as cãibras ocorrem é muito grande (por exemplo, todas as noites), além disso, é importante prestar atenção no padrão de ocorrência desses episódios, como se ocorre após todas as caminhadas que o paciente realiza, ou se é ativada apenas durante uma mudança climática.

Se você se encaixa em algum desses padrões citados, provavelmente é a hora certa de se procurar atendimento médico, de preferência um neurologista que irá realizar exames para descobrir a real causa de tamanha frequência.

Se as suas cãibras ultrapassam a duração de dez minutos ou não apresentam melhoras após massagens ou tratamentos terapêuticos ou tenha ocorrido após contato com alguma substância tóxica, nestes casos necessitam de atenção médica.

Uma das causas do tipo de cãibra que geram somente a dor mas não a contratura do músculo, pode ser o entupimento da artéria, isso ocasiona uma ausência de sangue no músculo que por fim se torna a dor muscular.

A Principal Causa – Cãibra Idiopática

Esse tipo de cãibra é aquele que acontece sem motivo aparente, é geralmente ativado após atividades inespecíficas do músculo. Ainda não existem explicações claras para determinar o que caracteriza uma cãibra Idiopática.

Situações que Podem Facilitar o Acontecimento da Cãibra

Tipicamente, as cãibras que acontecem com muita frequência são as chamadas secundárias. Ela pode ter várias causas distintas, sendo a gravidez uma delas. Durante o período de gestação há uma maior facilidade de exercícios cotidianos causarem a contratura involuntária.

Além da gravidez, é comum que aconteça cãibra nos segundos de descanso após um treino físico. Quando o corpo está se recuperando e ficando mais frio, a pessoa tem cãibras, pois o potássio está baixo.

Algumas doenças neurológicas podem afetar a musculatura e consequentemente causar a cãibra, exemplos:

  • Doença de Parkinson: Cãibras que atingem pessoas da terceira idade;
  • Doença do neurônio Motor: Cãibras que acontecem com muita frequência e causam a perda de músculo e massa muscular;
  • Tipos de Neuropatia: Cãibras que causam perda de sensibilidade global das pernas e das mãos;
  • Doenças que afetam o metabolismo do fígado (afetando também a musculatura): O acúmulo de toxinas no sangue resulta nas cãibras.

Fonte: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1111/ene.13799

Cãibra: Sintomas, Causas e Tratamento
5 100% 1
Compartilhe:

Doença de Parkinson

A doença de Parkinson é uma condição neurológica crônica e progressiva, resultante da degeneração das células responsáveis pela produção de dopamina, um neurotransmissor que controla os movimentos, entre outras funções. Seus sintomas costumam afetar o movimento, e o diagnóstico é feito com base no histórico do paciente, avaliação dos sintomas e alguns exames. O tratamento deve ser individualizado, e comumente exige uma abordagem interdisciplinar.



Todos os utilizadores da plataforma se comprometem a divulgar apenas informações verdadeiras. Caso o comentário não trate de uma experiência pessoal, forneça referências(links) sobre qualquer informação médica à ser publicada.
O público pode realizar comentários, alterar ou apagar o mesmo. Os comentários são visíveis a todos.

Deixe um Comentário