Responsive image

10 alimentos que são gatilhos de enxaqueca

Neurologista - Dr. Willian Rezende do Carmo

Categorias: Conteúdos, Dor de Cabeça

Publicado: 22 de março de 2024 | Atualizado: 22 de março de 2024

10 alimentos que são gatilhos de enxaqueca. Todo paciente com enxaqueca, sabe que determinada comida é um gatilho para sua enxaqueca. E isso costuma ser muito individual, como para uma pessoa camarão é gatilho para enxaqueca e para outra pessoa não. Por isso, a forma mais efetiva de descobrir quais são os gatilhos alimentares de enxaqueca para uma pessoa específica, é construir o diário de enxaqueca e no mesmo colocar todos os dias que a pessoa tenha enxaqueca e também anotar os alimentos consumidos naquele dia, com a repetição de alimento e enxaqueca a pessoa acaba descobrindo que aquele alimento específico é um gatilho para ela.

Por exemplo: Foi num churrasco e comeu espetinho de carne, queijo coalho, camarão, frango e tomou refrigerante e depois teve enxaqueca. Outro dia, foi num jantar e comeu pizza marguerita e tomou vinho tinto e teve enxaqueca. Outro dia, almoço de familia e teve risoto de camarão e suco e depois teve enxaqueca. Nesse exemplo acima o camarão apareceu 2 vezes (espetinho e risotto) e o queijo também apareceu em 2 vezes (espetinho de queijo coalho e pizza de marguerita). Então é muito provável que o camarão seja um gatilho de crise. Já o queijo pode ser que não seja, porque tem o vinho tinto que é um clássico alimento que é gatilho de enxaqueca. A grande maioria das enxaquecas causadas por alimentos tem início em até 6 horas. Mais do que isso, provavelmente tem outros alimentos e até outros possíveis gatilhos para explicar a crise.

10 alimentos que são gatilhos de enxaqueca

O objetivo dessa lista é facilitar a avaliação dos gatilhos de crise de uma pessoa para que seja mais rápido a identificação de um alimento candidato a gatilho de crise, mas sempre lembrando para individualizar a lista dos alimentos para cada pessoa. Essa lista tem que ser um guia no processo de auto descoberta e não algo taxativo que irá privar a pessoa de todas as coisas gostosas da vida, sem nem sequer saber se para aquele indivíduo o gatilho é verdade ou não.

Classifique a sua dor de cabeça
Está com dores de cabeça e não sabe o que pode ser ? Faça o nosso teste neurológico para te ajudar a classificar a sua dor de cabeça.

E o mais importante, nas pessoas que a enxaqueca é frequente, o tratamento preventivo tem que ser forte o suficiente para prevenir as crises e até mesmo para dar liberdade para que o paciente possa eventualmente consumir alimentos que tipicamente dariam gatilho de dor e não ter a mesma.

Álcool

O álcool é um dos produtos mais comuns que podem desencadear a enxaqueca. De acordo com um estudo, mais de 35% dos participantes com enxaqueca relataram que o álcool era um dos seus gatilhos comuns.
O vinho tinto, em particular, foi relatado como um gatilho em mais de 77% dos participantes que relataram o álcool como um gatilho.
O álcool pode causar desidratação, o que contribui significativamente para o desenvolvimento de dores de cabeça e também ter a dor de cabeça do acetaldeído, que é mais conhecido na ressaca.

Chocolate

De acordo com a American Migraine Foundation, acredita-se que o chocolate seja o segundo gatilho mais comum para ataques de enxaqueca, depois do álcool. Dizem que afeta cerca de 22% das pessoas que sofrem de enxaqueca.
O chocolate contém cafeína e beta-feniletilamina, que podem causar dores de cabeça em algumas pessoas.

Aprenda como tratar a dor de cabeça aguda
Está com fortes dores de cabeça e não sabe o que fazer? Baixe o e-book e aprenda a reconhecer os sintomas e realizar os primeiros tratamentos.

Cafeína

Excesso de cafeína e abstinência de cafeína podem causar enxaqueca ou dores de cabeça.
Mas, de acordo com a American Migraine Foundation, a cafeína pode realmente ajudar a impedir os ataques de enxaqueca que se aproximam. Também pode oferecer alívio da dor de cabeça com uso ocasional.

Adoçantes artificiais

Muitos alimentos processados contêm adoçantes artificiais. Estas são alternativas de açúcar que são adicionadas a alimentos e bebidas para adicionar doçura.
Mas estes adoçantes podem causar enxaqueca. Acredita-se que o aspartame, em particular, desencadeia episódios de enxaqueca.

Glutamato monossódico

O glutamato monossódico é um sal sódico do ácido glutâmico, que existe naturalmente em nosso corpo.
O glutamato é encontrado em certos alimentos e está presente em muitos alimentos como aditivo alimentar. É considerado seguro comer, mas alguns pesquisadores associam-no a ataques de enxaqueca.
A American Migraine Foundation observa que o glutamato pode desencadear episódios graves de enxaqueca em 10 a 15 % das pessoas com enxaqueca.

Vença a dor de cabeça de uma vez por todas
Tem dores de cabeça frequentes que não passam nem com ajuda de remédios? Não perca tempo, agende uma consulta na Clínica Regenerati

Carnes curadas

Carnes curadas – incluindo frios, presunto, cachorro-quente e salsichas – contêm conservantes chamados nitratos, que preservam a cor e o sabor. Esses alimentos podem liberar óxido nítrico no sangue, que dilata os vasos sanguíneos do cérebro.

Queijos curados

Os queijos envelhecidos contêm uma substância chamada tiramina. Forma-se quando o envelhecimento de um alimento causa a quebra de proteínas.
Quanto mais tempo o queijo envelhecer, maior será o teor de tiramina.
A tiramina é outro produto químico que provoca dores de cabeça e enxaquecas.

Alimentos em conserva e fermentados

Assim como os queijos envelhecidos, os alimentos em conserva e fermentados podem conter grandes quantidades de tiramina. Esses alimentos incluem:
Azeitona, o picles, o ovo de codorna, a sardinha e até mesmo a maionese

Comidas geladas

Comer alimentos e bebidas congeladas, como sorvetes ou raspadinhas, pode causar fortes dores agudas na cabeça.
É mais provável que você sinta dores de cabeça e que essa se transforme em enxaqueca se comer comida gelada rapidamente, especialmente após fazer exercícios ou quando estiver superaquecido.

Comida salgada

Alimentos salgados – especialmente alimentos salgados processados que podem conter conservantes prejudiciais – podem desencadear enxaqueca em algumas pessoas.
Consumir altos níveis de sódio pode aumentar a pressão arterial, causando dores de cabeça ou crises de enxaqueca.

Assista ao vídeo e saiba mais:

Mais informações sobre este assunto na Internet:

 

Compartilhe:


Dor de Cabeça

A Cefaleia, conhecida popularmente como dor de cabeça, pode ocorrer de modo isolado, quando apresenta um complexo sintomático agudo (como a enxaqueca), ou provida de doenças em desenvolvimento (como infecções). O diagnóstico é baseado na compreensão da fisiopatologia dessas dores de cabeça, na obtenção de um histórico clínico e na realização de um exame físico e neurológico criterioso, para formular um diagnóstico diferencial.

Compartilhar:


Agende sua Consulta!



Tags:, ,


Todos os utilizadores da plataforma se comprometem a divulgar apenas informações verdadeiras. Caso o comentário não trate de uma experiência pessoal, forneça referências(links) sobre qualquer informação médica à ser publicada.
O público pode realizar comentários, alterar ou apagar o mesmo. Os comentários são visíveis a todos.


Neurologista- Doenças Neurológicas e Sistema Nervoso - Neurologia Hoje
Pergunte ao Doutor!

Tire suas dúvidas atráves do nosso fórum!



Willian Rezende do Carmo, 2021 | Desenvolvido e Monitorado por IT9 - ABCtudo. Todos os direitos reservados. | Data da última modificação: 05/04/2024