A medicina está constantemente pesquisando novas maneiras de tratamento para as mais diversas condições e doenças. Neste artigo, citaremos algumas das opções terapêuticas e tratamentos modernos para a dor. Continue lendo para saber mais sobre o assunto.
Atualmente, existem inúmeras opções terapêuticas para dor, e uma opção que vem se destacando são os medicamentos introduzidos por meio de uso dos adesivos, e não mais por via oral.
Também chamados de emplastros, esses modelos devem ser colados em algum lugar da pele, de modo a liberar o medicamento na corrente sanguínea. Há modelos para os mais variados tipos de condições.
O lado positivo desse medicamento é que não é necessário passar pelo estômago, evitando “ataques” estomacais responsáveis por provocar condições secundárias que afetam o estômago, como gastrite, além de provocar uma ação sistêmica muito menor.
Restiva® é um dos modelos, e é indicado para o tratamento de dor com intensidade moderada à forte (quando é necessário terapia contínua com opioide para obter um controle adequado da dor).
Os adesivos para dor contêm como princípio ativo a buprenorfina, que pertence a um grupo de medicamentos chamados analgésicos opioides.
Um dos medicamentos mais utilizados na categoria de adesivos são os emplastros para potência anti-inflamatória, eles servem para tratar dores musculares comuns. Um exemplo desse medicamento popular é o Salonpas®, seu princípio ativo é o salicilato e outro derivado do ibuprofeno. Ele deve ser aplicado diretamente sobre o local que está inflamado ou dolorido. Este tipo não requer receita médica para ser adquirido.
Esse tipo de adesivo tem como principal indicação tratar dores neuropáticas ou dor mista (mais de uma dor com diferentes características). Ele libera lidocaína por 12 horas seguidas, atuando principalmente no local em que foi aplicado. A dor pós herpes e a dor neuropática pós cirurgia (formigamento, queimação, etc.) são exemplos de dores em que o adesivo de lidocaína poderá ser usado como modo de tratamento.
Esse modelo de medicamento é um opioide sintético, derivado de moléculas que atuam em receptores opioides. Pode ser usado como um substituto da morfina, tramadol ou codeína. O lado positivo desse medicamento é que seus efeitos colaterais e sistêmicos são muito menores.
O medicamento mais conhecido desse tipo é o Restivo®. Ele possui um gel colante potente, permitindo que o usuário tome banho sem perder a aderência do medicamento em sua pele, visto que deve ficar colado na pele durante sete dias. Sua função é analgésica e é indicado para uma gama extensa de dores.
A buprenorfina é continuamente absorvida na pele em contato com o adesivo transdérmico, atinge a corrente sanguínea e bloqueia as mensagens de dor que são enviadas para o cérebro.
O efeito analgésico total da dose inicial ocorre em 72 horas (3 dias), momento a partir do qual o médico poderá alterar a dose. Além dos benefícios já citados, o uso desse modelo evita maiores problemas com a oscilação do efeito do remédio.
Esse medicamento é uma molécula derivada de um tipo de ópio muito mais potente que a morfina. É utilizado como analgésico sedativo para pacientes internados na UTI. É indicado para dores contínuas, agudas e constantes, como dores oncológicas ou lesões graves.
Fonte: https://www.asra.com/page/46/treatment-options-for-chronic-pain
Agende sua Consulta!
Tags:adesivos de dor, Dor, dor crônica, Dor Neuropática, dores, Dr Willian Rezende, emplastros, Neurologia, neurologista, Neurologista Dr Willian Rezende, neurologista em moema, neurologista em são paulo, neurologista Willian Rezende do Carmo, neurologista zona sul sp, novos tratamentos de dor, terapia da dor, Tratamento da Dor, tratamentos modernos para dor
Todos os utilizadores da plataforma se comprometem a divulgar apenas informações verdadeiras. Caso o comentário não trate de uma experiência pessoal, forneça referências(links) sobre qualquer informação médica à ser publicada.
O público pode realizar comentários, alterar ou apagar o mesmo. Os comentários são visíveis a todos.