Responsive image

Toxina Botulínica pode Prevenir Tremores da Esclerose Múltipla

Neurologista - Dr. Willian Rezende do Carmo

Categorias: Conteúdos, Esclerose Múltipla, Toxina Botulínica

Publicado: 15 de setembro de 2017 | Atualizado: 27 de setembro de 2017

A toxina botulínica pode ajudar a prevenir a agitação ou o tremor nos braços e mãos das pessoas com esclerose múltipla, de acordo com nova pesquisa publicada na edição impressa do Neurology ®,  jornal médico da Academia Americana de Neurologia.

Os tratamentos em uso para tremor da esclerose múltipla não são suficientemente eficazes e novas alternativas são necessárias. Para o estudo, 23 pessoas com esclerose múltipla receberam injeções de toxina botulínica ou um placebo salino durante três meses.

Toxina Botulínica pode Prevenir Tremores da Esclerose Múltipla

O estudo descobriu que as pessoas viram uma melhoria significativa em termos de gravidade do tremor, na capacidade de escrever  e de desenhar, em seis semanas e em três meses, após o tratamento com a toxina botulínica em relação ao placebo. Em relação à gravidade do tremor, os participantes melhoraram em média dois pontos em uma escala de 10 pontos, tornando o tremor moderado ou leve. Na escrita e no desenho, os participantes melhoraram, em média, um ponto em uma escala de 10 pontos.

Teste de Esclerose Múltipla
Este teste ajuda a verificar sintomas que são comumente associados a Esclerose Múltipla

“O estudo sugere uma nova maneira de abordar o tremor nos braços relacionado com a esclerose múltipla, o que atualmente é um dos grandes desafios do tratamento desses pacientes. A fraqueza muscular, desenvolvida em 42% das pessoas após o tratamento com toxina botulínica, em comparação com 6% depois de placebo, foi geralmente leve e desapareceu dentro de duas semanas”, informa o neurologista, Willian Rezende do Carmo, CRM-SP 160.140.

Sintomas da Esclerose Múltipla 

Além dos tremores nos braços, há  diversos sintomas da esclerose múltipla que  variam de paciente para paciente. Isso porque os sintomas da doença dependem do local em que a inflamação neuronal ocorre. Por exemplo, se a inflamação atingir o nervo ótico, o sintoma será de padrão visual, ou seja, baixa visual, turvação visual ou até perda completa da visão.

Toxina Botulínica pode Prevenir Tremores da Esclerose Múltipla

Listamos, a seguir, os sintomas mais comuns da esclerose múltipla:

A jornada de um paciente com Esclerose Múltipla
Este livro narra uma jornada comum de vários pacientes com Esclerose Múltipla. Deste o começo dos sintomas até o tratamento.
  • Alterações sensitivas: em 40% dos casos, elas representam o primeiro sintoma da doença. Podem aparecer em forma de dormência em lugares do corpo, distúrbios de sensibilidade – como dormências, formigamentos, queimação ou choque;
  • Alterações visuais: a perda de visão por determinado período de tempo acomete ao menos 13% dos pacientes com esclerose múltipla. Há também a possibilidade de diplopia, popularmente conhecida como visão dupla ou mesmo visão turva. O paciente também pode apresentar motilidade ocular, com desalinhamento dos olhos, e até movimentos involuntários;
  • Síndrome labiríntica: tonturas e vertigens também são comuns em pacientes com esclerose múltipla. Nesse caso, a labirintite e as vertigens não são desencadeadas pelo labirinto, que é uma estrutura do ouvido, mas pela inflamação no cérebro causada pela esclerose múltipla;
  • Fraqueza e fadiga: fadiga é uma reclamação de 80% dos pacientes com esclerose múltipla. A fadiga pode interferir de forma significativa nas habilidades funcionais do paciente com esclerose múltipla, seja em casa e/ou no trabalho. Em geral, os pacientes se sentem cansados e fadigados, muito além do habitual;
  • Outros sintomas: o paciente com esclerose múltipla também pode apresentar dificuldade para engolir ou falar, apresentar paralisia parcial da face ou mesmo ter disfunção erétil.

Demais Informações para Esclerose Múltipla

 

 

È possível ter qualidade de vida com Esclerose Múltipla
Na Clínica Regenerati você encontra uma equipe personalizada para ajudar você e sua família. Agende uma consulta hoje mesmo!
Compartilhe:


Esclerose Múltipla

A esclerose múltipla é a principal doença imunológica do Sistema Nervoso Central. Ela afeta o cérebro e a medula espinhal por meio de lesões inflamatórias que podem ser leves ou intensas, levando à ruptura da fibra neural, responsável pelo impulso nervoso. Isso implica que a esclerose múltipla é uma doença de caráter inflamatório e neurodegenerativo, uma vez que ela afeta e rompe os neurônios.

Compartilhar:


Agende sua Consulta!



Tags:, , , , , , ,


Todos os utilizadores da plataforma se comprometem a divulgar apenas informações verdadeiras. Caso o comentário não trate de uma experiência pessoal, forneça referências(links) sobre qualquer informação médica à ser publicada.
O público pode realizar comentários, alterar ou apagar o mesmo. Os comentários são visíveis a todos.


Neurologista- Doenças Neurológicas e Sistema Nervoso - Neurologia Hoje
Pergunte ao Doutor!

Tire suas dúvidas atráves do nosso fórum!



Willian Rezende do Carmo, 2021 | Desenvolvido e Monitorado por IT9 - ABCtudo. Todos os direitos reservados. | Data da última modificação: 09/04/2024