A toxina botulínica pode ajudar a prevenir a agitação ou o tremor nos braços e mãos das pessoas com esclerose múltipla, de acordo com nova pesquisa publicada na edição impressa do Neurology ®, jornal médico da Academia Americana de Neurologia.
Os tratamentos em uso para tremor da esclerose múltipla não são suficientemente eficazes e novas alternativas são necessárias. Para o estudo, 23 pessoas com esclerose múltipla receberam injeções de toxina botulínica ou um placebo salino durante três meses.
O estudo descobriu que as pessoas viram uma melhoria significativa em termos de gravidade do tremor, na capacidade de escrever e de desenhar, em seis semanas e em três meses, após o tratamento com a toxina botulínica em relação ao placebo. Em relação à gravidade do tremor, os participantes melhoraram em média dois pontos em uma escala de 10 pontos, tornando o tremor moderado ou leve. Na escrita e no desenho, os participantes melhoraram, em média, um ponto em uma escala de 10 pontos.
“O estudo sugere uma nova maneira de abordar o tremor nos braços relacionado com a esclerose múltipla, o que atualmente é um dos grandes desafios do tratamento desses pacientes. A fraqueza muscular, desenvolvida em 42% das pessoas após o tratamento com toxina botulínica, em comparação com 6% depois de placebo, foi geralmente leve e desapareceu dentro de duas semanas”, informa o neurologista, Willian Rezende do Carmo, CRM-SP 160.140.
Além dos tremores nos braços, há diversos sintomas da esclerose múltipla que variam de paciente para paciente. Isso porque os sintomas da doença dependem do local em que a inflamação neuronal ocorre. Por exemplo, se a inflamação atingir o nervo ótico, o sintoma será de padrão visual, ou seja, baixa visual, turvação visual ou até perda completa da visão.
Listamos, a seguir, os sintomas mais comuns da esclerose múltipla:
Demais Informações para Esclerose Múltipla
A esclerose múltipla é a principal doença imunológica do Sistema Nervoso Central. Ela afeta o cérebro e a medula espinhal por meio de lesões inflamatórias que podem ser leves ou intensas, levando à ruptura da fibra neural, responsável pelo impulso nervoso. Isso implica que a esclerose múltipla é uma doença de caráter inflamatório e neurodegenerativo, uma vez que ela afeta e rompe os neurônios.
Agende sua Consulta!
Tags:esclerose múltipla, neurologista em moema, neurologista em são paulo, neurologista Willian Rezende do Carmo, prevenir a agitação, toxina botulínica, tremor nas mãos, tremor nos braços
Todos os utilizadores da plataforma se comprometem a divulgar apenas informações verdadeiras. Caso o comentário não trate de uma experiência pessoal, forneça referências(links) sobre qualquer informação médica à ser publicada.
O público pode realizar comentários, alterar ou apagar o mesmo. Os comentários são visíveis a todos.