Responsive image

Terapia Miofuncional para Apneia do Sono – Exercícios Podem Tratar Apneia?

Neurologista - Dr. Willian Rezende do Carmo

Categorias: Apneia do Sono, Conteúdos

Publicado: 23 de agosto de 2022 | Atualizado: 23 de agosto de 2022

A fraqueza muscular na língua, boca e garganta superior pode levar ao ronco e à apneia obstrutiva do sono. Isso pode ser melhorado com exercícios de fortalecimento chamados de terapia miofuncional para apneia do sono.

Saiba como a terapia miofuncional pode ser útil para melhorar a apneia do sono, fortalecendo os músculos das vias aéreas, com a leitura deste artigo.

Terapia Miofuncional para Apneia do Sono

A terapia miofuncional (também chamada de exercícios orofaríngeos) é um programa de exercícios específicos que visam os músculos faciais usados ​​para mastigar e engolir.

A orofaringe é a parte do corpo que inclui a boca e a garganta. Em termos simples, é um tubo revestido com tecidos musculares. Esses músculos nos ajudam a comer, falar e respirar. Eles também ajudam a manter as vias aéreas abertas, especialmente durante o sono.

Quando os músculos da orofaringe estão fracos, eles podem interromper o fluxo de ar e o ronco pode ocorrer. Se eles deixarem o tubo colapsar, as vias aéreas ficam bloqueadas, como acontece durante a apneia do sono. Além disso, uma língua fraca e flexível pode cair de volta na garganta e criar uma obstrução.

A terapia miofuncional inclui exercícios que visam melhorar a força dos músculos da orofaringe, incluindo a língua. Além disso, ajuda a reforçar a posição adequada da língua dentro da boca.

Quando Pode Ser Realizada

Especialistas em sono usam terapia miofuncional para melhorar problemas respiratórios durante o sono. Além disso, é usada por dentistas e ortodontistas preocupados com o movimento dos dentes que ocorre quando a língua empurra os dentes. A língua normalmente repousa com a ponta colocada contra o palato duro, logo atrás dos dentes da frente.

A terapia miofuncional pode ser um tratamento alternativo atraente para a apneia do sono, podendo diminuir sua gravidade de um nível moderado para leve.

Além disso, a terapia tem sido usada em outras condições além da apneia do sono para beneficiar aqueles que experimentam diferentes sintomas, como:

  • Dores de cabeça;
  • Doença do refluxo gastroesofágico (DRGE) ou azia;
  • Dor na articulação temporomandibular (ATM);
  • Dor no pescoço.

É importante notar que mesmo para o ronco leve, os exercícios orofaríngeos nem sempre são eficazes. Fatores individuais, como o tamanho e a forma da boca, a língua e garganta de uma pessoa, podem afetar o desempenho desses exercícios.

Os exercícios orofaríngeos podem ser menos eficazes se o ronco de uma pessoa estiver relacionado ao álcool ou ao uso de sedativos que causam relaxamento dos músculos na parte posterior da garganta.

Como os Exercícios São Realizados

Os exercícios utilizados na terapia miofuncional podem ser empregados em crianças a partir de 6 anos e todos na idade adulta.

A terapia pode ser feita em casa ou na clínica de reabilitação. Mas se você for realizar em casa, é importante realizar ao menos uma vez por semana na clínica, com a supervisão de um fonoaudiólogo. Essa orientação profissional será importante para garantir que você esteja obtendo os benefícios que pretende.

Você pode conversar com seu médico sobre a adequação de usar os exercícios, pois eles podem ser difíceis para pessoas que têm um frênulo curto (o tecido que conecta a língua ao assoalho da boca).

Como acontece com qualquer tipo de regime de treino, requer tempo e esforço para que esses exercícios tenham efeito. Quando feito corretamente, um número significativo de roncadores e pacientes com apneia obstrutiva do sono leve a moderada relatou que esses exercícios levam a menos ronco e melhor qualidade do sono.

Mais Informações sobre este assunto na Internet:
Compartilhe:


Apneia do Sono

A apneia do sono é uma condição caracterizada por pausas na respiração que duram alguns segundos, e que ocorrem diversas vezes durante o sono. Essa doença classifica-se como Apneia Obstrutiva do Sono ou Apneia Central do Sono. Suas causas e tratamentos podem variar, e o ronco é um importante sintoma. O diagnóstico é feito pela avaliação dos sintomas e do exame de Polissonografia.

Compartilhar:


Agende sua Consulta!



Tags:, , ,


Todos os utilizadores da plataforma se comprometem a divulgar apenas informações verdadeiras. Caso o comentário não trate de uma experiência pessoal, forneça referências(links) sobre qualquer informação médica à ser publicada.
O público pode realizar comentários, alterar ou apagar o mesmo. Os comentários são visíveis a todos.


Neurologista- Doenças Neurológicas e Sistema Nervoso - Neurologia Hoje
Pergunte ao Doutor!

Tire suas dúvidas atráves do nosso fórum!



Willian Rezende do Carmo, 2024 | Desenvolvido e Monitorado por IT9 - ABCtudo. Todos os direitos reservados. | Data da última modificação: 10/05/2024