Responsive image

Sintomas e Sinais da Esclerose Múltipla

Neurologista - Dr. Willian Rezende do Carmo

Categorias: Conteúdos, Esclerose Múltipla

Publicado: 1 de abril de 2019 | Atualizado: 1 de abril de 2019

Uma pessoa que apresenta sintomas como cansaço, fraqueza e formigamentos nos pés, pode realizar uma pesquisa rápida na Internet e ler que estes são sinais característicos da esclerose múltipla (EM), uma doença do cérebro e da medula espinhal.

Mas não se precipite. Antes de começar a se preocupar, saiba que muitos sinais da condição são os mesmos de outros problemas de saúde. Portanto, é fácil confundir a esclerose múltipla com outro problema.

Sinais da Esclerose Múltipla

Mas afinal, como saber se o que você está sentindo é realmente causado por esclerose múltipla ou outra condição/fator? Primeiro, tenha em mente que a maioria das pessoas apresenta os primeiros sinais da doença entre os 20 e 40 anos de idades.

Teste de Esclerose Múltipla
Este teste ajuda a verificar sintomas que são comumente associados a Esclerose Múltipla

Você também pode observar seus sintomas: os sinais da Esclerose Múltipla tendem a ir e vir, ou pioram com o tempo.

Dormência e Esclerose Múltipla

A falta de sensibilidade ou a sensação de estar sendo alfinetado com agulhas pode ser o primeiro sinal do dano nervoso causado pela esclerose múltipla. Geralmente ocorre no rosto, braços, pernas e em um lado do corpo. Também tende a desaparecer por conta própria.

Tontura e Esclerose Múltipla

A EM pode causar tonturas ou desequilíbrio, geralmente ao ficar de pé e se movimentar. Sintomas como sentir-se tonto/enjoado quando está deitado, ou sentir desequilíbrios ao andar, podem indicar um problema no ouvido interno, que controla o equilíbrio.

A jornada de um paciente com Esclerose Múltipla
Este livro narra uma jornada comum de vários pacientes com Esclerose Múltipla. Deste o começo dos sintomas até o tratamento.

Medicamentos como os de depressão e distúrbios convulsivos também podem causar problemas semelhantes.

Fadiga e Esclerose Múltipla

Cerca de 80% das pessoas com EM sentem-se muito cansadas, indicando um dos sintomas mais comuns. A fadiga da EM costuma ser pior do que uma simples lentidão. Você pode não ter energia para fazer coisas simples, como preparar o jantar ou levar o cachorro para passear.

Fraqueza e Esclerose Múltipla

A fraqueza repentina, especialmente em um braço ou perna, é um sintoma de esclerose múltipla. Tarefas que antes costumavam ser fáceis, podem se tornar extremamente difíceis com a EM.

È possível ter qualidade de vida com Esclerose Múltipla
Na Clínica Regenerati você encontra uma equipe personalizada para ajudar você e sua família. Agende uma consulta hoje mesmo!

Problemas de Visão e Esclerose Múltipla

Visão turva ou perda de visão causados ​​por esclerose múltipla geralmente aparecem de repente, por exemplo: o paciente está lendo um livro e subitamente vê duas linhas se juntarem, ou a página se torna um borrão cinza.

Os problemas de visão da esclerose múltipla podem incluir:

  • Visão embaçada, cinza ou duplicada;
  • Cegueira ou mancha escura em um olho;
  • Movimentos oculares que você não consegue controlar.

Problemas na Fala e Esclerose Múltipla

A doença pode danificar a parte do cérebro que controla a fala. Os principais sintomas dessa categoria são:

  • Fala arrastada;
  • Fala anasalada, ou que soa como se você estivesse resfriado;
  • Pausas longas entre palavras ou sílabas.

Dor e Esclerose Múltipla

Cerca de 55% das pessoas com esclerose múltipla apresentam dor em um ponto ou outro, enquanto 48% relatam dores de longa duração. Existem alguns tipos diferentes de dores possíveis nessa condição, como:

  • Sensação latejante no rosto;
  • Dor breve e intensa, que vai da parte de trás da cabeça até a coluna;
  • Sensação de queimação ou dor intensa no corpo;
  • Dores causadas por rigidez ou espasmos musculares.

Fonte: https://www.ijmsc.org/doi/full/10.7224/1537-2073.2012-053

Compartilhe:


Esclerose Múltipla

A esclerose múltipla é a principal doença imunológica do Sistema Nervoso Central. Ela afeta o cérebro e a medula espinhal por meio de lesões inflamatórias que podem ser leves ou intensas, levando à ruptura da fibra neural, responsável pelo impulso nervoso. Isso implica que a esclerose múltipla é uma doença de caráter inflamatório e neurodegenerativo, uma vez que ela afeta e rompe os neurônios.

Compartilhar:


Agende sua Consulta!



Tags:, , , , , , , , , , , , , , , ,


Todos os utilizadores da plataforma se comprometem a divulgar apenas informações verdadeiras. Caso o comentário não trate de uma experiência pessoal, forneça referências(links) sobre qualquer informação médica à ser publicada.
O público pode realizar comentários, alterar ou apagar o mesmo. Os comentários são visíveis a todos.


Neurologista- Doenças Neurológicas e Sistema Nervoso - Neurologia Hoje
Pergunte ao Doutor!

Tire suas dúvidas atráves do nosso fórum!



Willian Rezende do Carmo, 2021 | Desenvolvido e Monitorado por IT9 - ABCtudo. Todos os direitos reservados. | Data da última modificação: 13/04/2024