Tratar o Ronco. O ronco tem sido usado como um dispositivo cômico em desenhos animados, canções de ninar e seriados há anos, e todos nós já demos uma risada. No entanto, por causa dessas cenas alegres, é fácil descartar a gravidade do ronco durante o sono. Além de nosso parceiro sofrer com o barulho a noite toda, é fácil subestimar o impacto do ronco em nossa saúde e sono.
Pode parecer trivial consultar um médico sobre o ronco, mas o ronco pode afetar a qualidade do seu sono e, consequentemente, como você se sente a cada dia, e o ronco é um dos sintomas mais comuns da apneia do sono.
Continue a leitura e compreenda quando é necessário tratar o ronco.
O ronco é o som de reverberação quando os músculos da boca e da garganta relaxam durante o sono e restringem as vias aéreas. É uma indicação de respiração desordenada do sono e pode ser prejudicial à qualidade do sono de uma pessoa.
O ronco geral não é uma ocorrência incomum entre os adultos. Cerca de 40% dos homens e cerca de 30% das mulheres roncam ocasionalmente, com cerca de 15% da população total roncando mais frequentemente. Há uma escala de magnitude: em uma extremidade está o ronco simples, na outra, está o ronco como sintoma de apneia do sono.
Quando seus músculos relaxam demais ao se deitar para dormir, sua respiração fica restrita tanto pela garganta quanto pelo nariz. Essa turbulência do fluxo de ar faz com que o tecido em suas vias aéreas vibre, produzindo o ruído característico do ronco.
Se o fluxo de ar for bloqueado completamente, você para de respirar por um segundo e seu cérebro ativa mecanismos para engasgar ou tossir. Essa reação subconsciente é o que pode atrapalhar seus padrões de sono e qualidade do sono, especialmente se estiver ocorrendo muitas vezes durante a noite por um período contínuo de tempo.
Uma vez que a qualidade do sono é afetada, você pode sentir que não dormiu bem. Todos nós já tivemos aqueles dias em que a falta de sono pode causar dores de cabeça, irritabilidade e fadiga. Mas se isso for por um período prolongado de tempo, pode começar a afetar sua saúde.
Geralmente, as causas do ronco podem ser classificadas em dois grupos: fatores temporários e estruturais.
As causas temporárias do ronco são apenas de curto prazo e geralmente desaparecem com o tempo – junto com o próprio ronco. Essas podem incluir:
Esses fatores não são permanentes e o ronco deve cessar à medida que essas condições mudam. No entanto, os fatores estruturais são mais de longo prazo e incluem:
Seu médico especialista em sono pode ajudá-lo a entender quais fatores estão contribuindo para o seu ronco.
Quando o ronco se torna algo recorrente, é importante procurar auxílio médico para achar a causa e assim decidir qual o melhor tratamento.
Abaixo, estão alguns sinais gerais que indicam que é hora de marcar uma consulta com um neurologista especialista em Medicina do Sono:
Um profissional de saúde pode verificar esses sintomas e fornecer conselhos sobre as próximas etapas necessárias.
Artigo Publicado em: 9 de fev de 2018 e Atualizado em: 1 de março de 2022
A apneia do sono é uma condição caracterizada por pausas na respiração que duram alguns segundos, e que ocorrem diversas vezes durante o sono. Essa doença classifica-se como Apneia Obstrutiva do Sono ou Apneia Central do Sono. Suas causas e tratamentos podem variar, e o ronco é um importante sintoma. O diagnóstico é feito pela avaliação dos sintomas e do exame de Polissonografia.
Agende sua Consulta!
Tags:apneia do sono, apneia obstrutiva do sono, Ronco, Tratamento do Ronco, Tratar o Ronco
Todos os utilizadores da plataforma se comprometem a divulgar apenas informações verdadeiras. Caso o comentário não trate de uma experiência pessoal, forneça referências(links) sobre qualquer informação médica à ser publicada.
O público pode realizar comentários, alterar ou apagar o mesmo. Os comentários são visíveis a todos.