Neurologista - Dr. Willian Rezende

Quando Devo Tratar o Ronco?


O ronco é o som causado pela passagem forçada do ar nas vias aéreas. Existem diversas possíveis causas, como por exemplo: apneia obstrutiva do sono, obstrução das vias aéreas por alterações anatômicas, obesidade, entre outros.

Quando o ronco se torna algo recorrente, é importante procurar auxílio médico para achar a causa e assim decidir qual o melhor tratamento.

Como Devo Tratar o Ronco? 

O tratamento depende do diagnóstico e do nível de obstrução, em alguns casos podem haver diversos locais obstruídos.

A AOS é mais frequentemente tratada com o uso de um dispositivo que abre as vias aéreas com uma pequena quantidade de pressão positiva. Esta pressão é entregue através de uma máscara nasal usada durante o sono. Podendo ser através do uso de CPAP ou APAP.

Para casos severos de apneia do sono o médico irá investigar o local da obstrução e considerar retirá-la por meios cirúrgicos.

A ablação térmica (remoção por via de calor) é uma das opções cirúrgicas, reduzindo o volume dos tecidos nos cornetos nasais, na base da língua e/ou palato mole. Diferentes métodos de ablação incluem cauterismo bipolar, laser e radiofrequência.

Métodos para aumentar o tônus muscular do palato mole sem remover tecido, também são considerados:

  • Injetar uma substância que causa rigidez na área aplicada, próximo a úvula; A inflamação subsequente e cicatrização do tecido enrijecem o palato diminuindo a vibração.
  • Implante palatal, que consiste em inserir hastes de reforço (implantes de pilar) no palato mole, causando rigidez no palato e, posteriormente, menos vibração. Alguns benefícios desse método são sua fácil aplicação, baixo desconforto ao paciente, recuperação rápida e eficácia a longo prazo.

Outra opção para tratar o ronco é o uso de um aparelho personalizado, que reposiciona a mandíbula para frente.

Finalmente, em vários pacientes a perda de peso auxilia também na melhora do ronco, além de ser sempre recomendado manter um peso saudável pelos diversos benefícios que isso traz à saúde.

Referências:

1 – http://www.entnet.org/content/treatment-options-adults-snoring – Treatment Options for Adults with Snoring

2 – http://www.entnet.org/content/snoring-and-sleep-apnea – Snoring and Sleep Apnea

Avalie essa notícia
Compartilhe:

Deixe um Comentário