Neurologista - Dr. Willian Rezende

O que o Sintoma da Ataxia Afeta no Corpo Humano


O termo Ataxia significa fora de ordem, sendo a letra A o correspondente de negação, e Taxia/Taxus, o correspondente da palavra ordem. Pode simbolizar tanto a falta de ordem dos movimentos, como a falta de ordem dos pensamentos.

O que o sintoma da Ataxia afeta no corpo humano

A Ataxia (incoordenação dos movimentos), não é uma doença específica ou um diagnóstico, mas sim um sintoma. Ela ocorre quando há uma perda da função do cerebelo (parcela cerebral que atua como centro de coordenação), medula espinhal ou das vias condutoras que os interligam.

Esse sintoma tem o poder de prejudicar tudo no corpo que exige movimento (dedos, mãos, braços, pernas, tronco, fala, olhos, entre outros). Toda ação que o corpo humano performa necessita de uma sequência de ordem de ativação que vai contrair o músculo e relaxar o lado contrário.

O desenvolvimento do sintoma pode ter evolução gradativa, assim como pode aparecer de uma vez só.

Tipos de Ataxia

As ataxias podem ser hereditárias ou adquiridas. Além de também serem subdivididas entre cerebelares, sensoriais e vestibular.

    • Hereditárias: As ataxias hereditárias são geneticamente determinadas. Elas podem ser autossômicas recessivas ou autossômicas dominantes. Uma pessoa pode herdar ataxia genética por um gene dominante de um dos pais (doença autossômica dominante) ou um gene recessivo de cada pai (autossômica recessiva).
    • Adquiridas: as ataxias adquiridas não têm um componente genético envolvido, podendo ser causadas por abuso de álcool ou drogas, intoxicação por metais pesados ou por disfunções do sistema neuro imunológico, além de outras doenças.
    • Cerebelares: Esse tipo de Ataxia se subdivide em duas. A primeira é a Ataxia Axial, que corresponde a parcela mais relativa ao eixo do corpo. A pessoa que possui esse tipo de sintoma, apresenta dificuldades maiores para caminhar, podendo abrir as pernas durante a caminhada, e até assemelhar a caminhada de alguém sob efeito de bebidas alcoólicas. A segunda é a Apendicular que corresponde aos apêndices do corpo, das mãos e das pernas. Esta dificulta a escrita, e movimentos “finos”, como juntar um dedo ao outro.
    • Sensorial: Essa Ataxia afeta a medula, ou seja, o funículo superior que corresponde a parcela da propriocepção e também a polineuropatia, que faz a pessoa perder a inervação periférica (das mãos e das pernas). Se há informação da posição das articulações do corpo para o cerebelo, o mesmo tenta compensar com a imagem visual.
    • Vestibular: Neste caso o paciente perde informações do labirinto que vem por meio do euller vestibular. Isso pode acontecer por alguns motivos, como: lesão do labirinto e lesão do nervo, isso resulta num paciente atáxico, mas a perda dessas informações são compensadas pela imagem visual e com propriocepção (assim como a ataxia sensorial), mas mesmo com a compensação, o paciente apresenta-se confuso.

Doenças que podem incluir o sintoma da Ataxia

Muitas situações podem causar ataxia, sendo elas:

O Tratamento Da Ataxia

O tratamento da ataxia tem por objetivo corrigir a causa e assim alcançar a recuperação do paciente. Entretanto, não é sempre que isso é possível.

Quando o quadro se torna irreversível o tratamento passa a envolver o uso de dispositivos adaptados que permitem que o paciente mantenha o máximo de autonomia.

Os dispositivos são variados, mas incluem: bengalas, muletas, andadores ou cadeiras de rodas para aqueles que encontrar dificuldade para andar; dispositivos que auxiliam a escrita, a alimentação e os cuidados pessoais, para aqueles com dificuldades na coordenação de mãos e braços, e aparelhos de comunicação, para aqueles com dificuldades de fala.

​Para saber mais assista ao vídeo:

Fonte: https://neuro.psychiatryonline.org/doi/abs/10.1176/jnp.16.3.367

Se quiser um book para aprender dicas para o dia-a-dia de pessoas com dificuldades de desordens do movimento, clique aqui.

O que o Sintoma da Ataxia Afeta no Corpo Humano
5 100% 1
Compartilhe:

Deixe um Comentário