O termo Ataxia significa fora de ordem, sendo a letra A o correspondente de negação, e Taxia/Taxus, o correspondente da palavra ordem. Pode simbolizar tanto a falta de ordem dos movimentos, como a falta de ordem dos pensamentos.
A Ataxia (incoordenação dos movimentos), não é uma doença específica ou um diagnóstico, mas sim um sintoma. Ela ocorre quando há uma perda da função do cerebelo (parcela cerebral que atua como centro de coordenação), medula espinhal ou das vias condutoras que os interligam.
Esse sintoma tem o poder de prejudicar tudo no corpo que exige movimento (dedos, mãos, braços, pernas, tronco, fala, olhos, entre outros). Toda ação que o corpo humano performa necessita de uma sequência de ordem de ativação que vai contrair o músculo e relaxar o lado contrário.
O desenvolvimento do sintoma pode ter evolução gradativa, assim como pode aparecer de uma vez só.
As ataxias podem ser hereditárias ou adquiridas. Além de também serem subdivididas entre cerebelares, sensoriais e vestibular.
Muitas situações podem causar ataxia, sendo elas:
O tratamento da ataxia tem por objetivo corrigir a causa e assim alcançar a recuperação do paciente. Entretanto, não é sempre que isso é possível.
Quando o quadro se torna irreversível o tratamento passa a envolver o uso de dispositivos adaptados que permitem que o paciente mantenha o máximo de autonomia.
Os dispositivos são variados, mas incluem: bengalas, muletas, andadores ou cadeiras de rodas para aqueles que encontrar dificuldade para andar; dispositivos que auxiliam a escrita, a alimentação e os cuidados pessoais, para aqueles com dificuldades na coordenação de mãos e braços, e aparelhos de comunicação, para aqueles com dificuldades de fala.
Para saber mais assista ao vídeo:
Fonte: https://neuro.psychiatryonline.org/doi/abs/10.1176/jnp.16.3.367
Se quiser um book para aprender dicas para o dia-a-dia de pessoas com dificuldades de desordens do movimento, clique aqui.
Agende sua Consulta!
Tags:ataxia, Dr Willian Rezende, Neurologia, noticias, sintomas
Todos os utilizadores da plataforma se comprometem a divulgar apenas informações verdadeiras. Caso o comentário não trate de uma experiência pessoal, forneça referências(links) sobre qualquer informação médica à ser publicada.
O público pode realizar comentários, alterar ou apagar o mesmo. Os comentários são visíveis a todos.