Estima-se que 2,3 milhões de pessoas vivam com esclerose múltipla em todo o mundo. Aproximadamente metade de todos os indivíduos com a doença vão apresentar mudanças na cognição, como dificuldades de concentração, atenção, memória e julgamento. A base subjacente do cérebro responsável por esses efeitos deletérios da doença não tinha sido identificada ainda. “Novas descobertas, publicadas no jornal científico Neuropsychology, revelam que uma diminuição da conectividade entre regiões específicas da rede cerebral é a responsável pelas várias alterações cognitivas associadas com a esclerose múltipla”, afirma o neurologista, Willian Rezende do Carmo, CRM-SP 160.140.
Sintomas da esclerose múltipla
Listamos, a seguir, outros sintomas mais comuns da esclerose múltipla:
A esclerose múltipla é a principal doença imunológica do Sistema Nervoso Central. Ela afeta o cérebro e a medula espinhal por meio de lesões inflamatórias que podem ser leves ou intensas, levando à ruptura da fibra neural, responsável pelo impulso nervoso. Isso implica que a esclerose múltipla é uma doença de caráter inflamatório e neurodegenerativo, uma vez que ela afeta e rompe os neurônios.
Agende sua Consulta!
Tags:alterações cognitivas, dificuldades de concentração, esclerose múltipla, mudanças na cognição, neurologista, neurologista em moema, neurologista em são paulo, neurologista Willian Rezende do Carmo
Todos os utilizadores da plataforma se comprometem a divulgar apenas informações verdadeiras. Caso o comentário não trate de uma experiência pessoal, forneça referências(links) sobre qualquer informação médica à ser publicada.
O público pode realizar comentários, alterar ou apagar o mesmo. Os comentários são visíveis a todos.