Neurologista - Dr. Willian Rezende

O Poder do Hábito: Os seus Hábitos te Definem


Quando falamos de hábitos, precisamos entender que estes se definem por um conjunto de atitudes, movimentos, pensamentos e ações que fazemos rotineiramente. Tais ações representam uma resposta habitual a determinados acontecimentos.

Ou seja,  o hábito é a nossa reação quando enfrentamos certos eventos do nosso cotidiano. Os hábitos são como uma programação, uma tendência natural, derivada da genética de responder ao meio, e quando essa exata resposta se repete diversas vezes ao longo da vida, ela se torna um hábito.

Os hábitos estão presentes em todos os aspectos da vida de uma pessoa, como a forma de se sentar, falar, comer, pensar e responder, entre outros.

Você Sabe o Que é um Hábito?

O Hábito, além das características citadas no tópico acima, também tem um significado na psicologia, que define-se como qualquer comportamento que é repetido de forma regular ou que requer pouca ou nenhuma razão para ser realizado.

Alguns hábitos são manias que as pessoas desenvolvem e por isto, na maioria das vezes, devemos ter cuidados com eles para não magoar ou chatear as pessoas de nosso convívio diário que não têm os mesmo hábitos, já que esses muitas vezes podem apresentar um teor negativo.

É Possível Mudar os Hábitos?

Ao contrário do que se pensa, os hábitos comportamentais, que muitas vezes são involuntários, podem ser substituídos ou controlados. Para que seja possível abandonar os hábitos tóxicos, a pessoa em questão deve realizar um exercício de sempre fazer a mesma coisa, utilizando um novo hábito ao invés daquele maléfico, e dessa forma fazer a substituição por meio de uma nova ação/costume.

Diferentes Tipos de Hábitos

Existem diferentes tipos de hábitos, dentre os quais podemos citar:

Hábitos Físicos

Estes caracterizam-se pelo costume de fazer ações repetidas e variadas, que nem sequer percebemos, como bater o pé constantemente, mexer no cabelo, entre outros.

Hábitos Emocionais

Os hábitos emocionais caracterizam-se por atitudes como falar sem pensar, ou até mesmo outras atitudes que fazemos de forma inconsciente por não pensar e não perceber que aquilo se tornou um hábito.

A Persistência dos Maus Hábitos

É necessário entender que para nós, seres humanos, o hábito não é algo que se elimina facilmente, isso é um mito. É improvável que uma frase do tipo “eu fumava, e simplesmente parei quando quis” seja verdadeira, pois existe a necessidade de trocar um hábito por outro, como já foi dito anteriormente.  

O ato de cortar os hábitos não existe para o cérebro, pois quando um gatilho mental aparece, o nosso cérebro está programado para dar alguma resposta automática frente àquele estímulo.

Para mudar a resposta que é dada a estes gatilhos, é necessário iniciar a substituição deste hábito. No entanto, quanto mais forte é o hábito da pessoa, mais difícil será alterá-lo. Um exemplo comum de um hábito que é muito difícil de alterar ou interromper, é o fumo.

Se quiser saber mais informações sobre o tema “O poder do hábito: Os seus hábitos são o que te definem”, assista ao vídeo disponibilizado abaixo:

Fonte: http://www.thepositivepsychologypeople.com/habits-to-happiness/

Compartilhe

Neurologia Geral

A Neurologia é a especialidade médica que se dedica a investigar, diagnosticar e tratar as enfermidades que podem afetar o sistema nervoso central e periférico (cérebro, cerebelo, tronco encefálico, medula espinhal e nervos). A categoria de Neurologia Geral aborda diferentes condições de saúde que se encaixam dentro de temas neurológicos. Podendo incluir problemas distintos, com gravidades e manifestações diversas.



Todos os utilizadores da plataforma se comprometem a divulgar apenas informações verdadeiras. Caso o comentário não trate de uma experiência pessoal, forneça referências(links) sobre qualquer informação médica à ser publicada.
O público pode realizar comentários, alterar ou apagar o mesmo. Os comentários são visíveis a todos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *