Responsive image

Como Tratar o Intestino Preso na Doença de Parkinson?

Neurologista - Dr. Willian Rezende do Carmo

Categorias: Conteúdos, Doença de Parkinson

Publicado: 19 de março de 2019 | Atualizado: 19 de março de 2019

O intestino preso (ou constipação) é um problema importante, que afeta muito os portadores do mal de Parkinson: cerca de 70% dos pacientes de Parkinson sofrem com isso.

O intestino preso é um dos sintomas mais comuns e característicos da doença de Parkinson, e define-se por movimentos intestinais que se tornam mais difíceis ou menos frequentes, ou seja, existe dificuldade (intensa ou não) de defecar.

O período normal de tempo entre os movimentos intestinais varia de pessoa para pessoa. Algumas pessoas evacuam três vezes ao dia, enquanto outros apenas uma a duas vezes por semana.

Check list de sintomas de doença de Parkinson
Um questionário com lista de sintomas que podem estar associados ao Parkinson

Ultrapassar mais de três dias sem evacuar faz com que as fezes passem por um processo de endurecimento, dificultando a passagem e tornando a experiência até mesmo dolorosa.

O que Causa Intestino Preso na Doença de Parkinson?

O intestino preso, quando ocorre nas pessoas com doença de Parkinson, se deve ao mau funcionamento do sistema nervoso autônomo. Este é responsável por regular a atividade muscular lisa. Se este sistema não estiver funcionando da maneira regular, o trato intestinal pode passar a funcionar de maneira lenta, causando constipação.

Além disso, alguns medicamentos utilizados ​​no tratamento da doença (como Artane e Cogentin) podem também ser os causadores da condição. Ademais, outras causas de constipação incluem:

Dicas do cotidiano e para a casa do Parkinsoniano
Esse livro trás importantes orientações sobre como é possível melhorar o ambiente do paciente Parkinsoniano para que ele tenha um dia-a-dia mais fácil e agradável.
  • Não beber água suficiente;
  • Alimentação pobre em fibras;
  • Falta de exercícios físicos;
  • Viajar ou realizar alguma mudança na rotina;
  • Comer grandes quantidades de produtos lácteos;
  • Estresse;
  • Resistir ao desejo de ceder ao movimento intestinal;
  • Medicamentos antiácidos contendo cálcio ou alumínio;
  • Outros medicamentos (especialmente medicamentos para dores fortes, como opioides, antidepressivos e comprimidos de ferro);
  • Problemas médicos, como síndrome do intestino irritável (SII), diabetes e câncer colorretal (raramente);
  • Gravidez.

Como Evitar o Intestino Preso na Doença de Parkinson?

Existem algumas alternativas naturais para tentar solucionar o intestino preso. Além disso, alguns alimentos devem ser evitados.

  • Se alimente a partir de uma dieta saudável e bem equilibrada, à base de fibras

Frutas, legumes, pão integral e cereais são ótimos exemplos de fontes de fibras. A maior parte da fibra das frutas é encontrada na pele, por isso evite comer frutos e frutas sem casca, para não desperdiçar as vitaminas e fibras.

Além disso, as frutas com sementes comestíveis, como morangos, possuem níveis ainda  mais elevado de fibras.

Doença de Parkinson é muito mais que tremores
O Parkinson se não for tratado, pode até invalidar o usuário! Não arruine sua vida por causa de uma doença, venha na Regenerati!
  • Ingerir cereais

Comer cereais pode fazer toda a diferença no processo do intestino preso. O farelo de cereais como o de aveia (por ser popular, é facilmente encontrado em lojas de produtos naturais) pode ser adicionado a outros alimentos, como sopas, mingaus, etc.

  • Beba 1½ a 2 litros de água por dia

Beber água ou outros fluidos regularmente todos os dias ajuda a funções dos órgãos, e consequentemente, melhora o intestino preso.

  • Exercite-se regularmente

A realização de exercícios físicos pode ajudar na constipação, pois diminui o tempo decorrido para alimentar o intestino grosso. Isso limita a quantidade de água que seu corpo absorve das fezes, o que é bom, pois fezes endurecidas e secas são mais difíceis de passar. Além disso, o exercício aeróbico acelera a respiração e a frequência cardíaca, estimulando as contratações naturais dos músculos do intestino.

Também é importante saber que o leite pode causar constipação em algumas pessoas. Os líquidos que contêm cafeína, como café e refrigerantes, parecem ter um efeito desidratante, e evitá-los pode ajudar na recuperação as atividades normais do seu intestino.

Assista o vídeo para saber mais:

Fonte: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5856748/

Compartilhe:


Doença de Parkinson

A doença de Parkinson é uma condição neurológica crônica e progressiva, resultante da degeneração das células responsáveis pela produção de dopamina, um neurotransmissor que controla os movimentos, entre outras funções. Seus sintomas costumam afetar o movimento, e o diagnóstico é feito com base no histórico do paciente, avaliação dos sintomas e alguns exames. O tratamento deve ser individualizado, e comumente exige uma abordagem interdisciplinar.

Compartilhar:


Agende sua Consulta!



Tags:, , , , , , , , , , , , , , , , ,


Todos os utilizadores da plataforma se comprometem a divulgar apenas informações verdadeiras. Caso o comentário não trate de uma experiência pessoal, forneça referências(links) sobre qualquer informação médica à ser publicada.
O público pode realizar comentários, alterar ou apagar o mesmo. Os comentários são visíveis a todos.


Neurologista- Doenças Neurológicas e Sistema Nervoso - Neurologia Hoje
Pergunte ao Doutor!

Tire suas dúvidas atráves do nosso fórum!



Willian Rezende do Carmo, 2021 | Desenvolvido e Monitorado por IT9 - ABCtudo. Todos os direitos reservados. | Data da última modificação: 05/04/2024