Responsive image

Hidrocefalia de Pressão Normal – A Demência que é Possível Tratar

Neurologista - Dr. Willian Rezende do Carmo

Categorias: Conteúdos, Memória / Alzheimer

Publicado: 27 de julho de 2021 | Atualizado: 4 de agosto de 2021

Existe mesmo um tipo de demência que é possível tratar? Por mais surpreendente que seja, existe sim. No entanto, é um tipo de demência muito específica, que chamamos de hidrocefalia de pressão normal, e ela é mais comum do que se pode imaginar.

Para saber mais sobre essa Demência causada pela Hidrocefalia de Pressão Normal, continue lendo este artigo.

Conheça a Demência que é Possível Tratar

A hidrocefalia de pressão normal (HPN) é uma síndrome que causa disfunção / dificuldade de caminhar, perda do controle da bexiga, além de ser capaz de prejudicar o pensamento e o raciocínio humano. Essa condição é resultante do excesso de líquido cefalorraquidiano acumulado nos ventrículos cerebrais e seus sintomas são diagnosticados por eliminação de equivalência com outras demências.

Teste de auto-percepção de memória
Tire suas dúvidas em relação a sua memória e faça o teste PDQ-5 de auto percepção de memória.

A condição está frequentemente acompanhada por déficits cognitivos frontais e subcorticais, além de hiperatividade detrusora da bexiga.

A hidrocefalia de pressão normal é rara em relação às outras possíveis causas desses sintomas em idosos, mas o diagnóstico correto pode abrir portas para a reversão dos sintomas e até mesmo a cura.

Causas

Em alguns casos, a hidrocefalia de pressão normal é causada por outros distúrbios cerebrais, como:

Eu, minha memória e meus medos...
Conheça a história de uma mãe e filha que enfrentam diversos problemas relacionados a memória. Baixe o e-book e aprenda com elas o que deve ser feito para lidar com o Alzheimer.
  • Tumores;
  • Traumatismo craniano;
  • Hemorragia;
  • Infecção;
  • Inflamação.

Mas na maioria dos casos, a causa da doença de acúmulo de fluidos permanece desconhecida.

Sintomas

Os seguintes sintomas são considerados marcas da hidrocefalia de pressão normal:

  • Dificuldade para Caminhar –
    A dificuldade para caminhar possui características semelhantes à alguém “andando em um barco”, pois o corpo se inclina para a frente, as pernas ficam afastadas e os pés se movem como se estivessem colados ao chão;
  • Demência Leve –
    A demência leve é um possível sintoma da hidrocefalia de pressão normal e envolve a perda de interesse em atividades diárias, o esquecimento, a dificuldade em completar tarefas usualmente inseridas no cotidiano do paciente e a perda de memória de curto prazo;
  • Declínio de Habilidades de Pensamento –
    Inclui a desaceleração dos pensamentos e, além disso, o paciente se torna apático e tem um déficit da capacidade de planejar e tomar decisões. A concentração também é prejudicada, assim como o comportamento e a personalidade, que sofrem alterações;
  • Perda de Controle da Bexiga –
    Na hidrocefalia de pressão normal existe a tendência de desenvolver a perda de controle da bexiga. No entanto, esse sintoma usualmente tarda um pouco mais a aparecer na doença se comparado à dificuldade em andar e ao declínio cognitivo, por exemplo.

Diagnóstico

A hidrocefalia de pressão normal é uma das poucas causas de demência que é potencialmente reversível. A doença pode ocorrer com diferentes combinações ou graus de elementos, como dificuldade de caminhar, incontinência urinária e demência.

Anda muito esquecido ultimamente?
Não ignore os problemas de memória, eles podem ser mais sérios do que parecem. Agende uma consulta na Clínica Regenerati e evite um possível Alzheimer.

Geralmente, a dificuldade de caminhar é, na verdade, uma característica adicional que faz diferença no diagnóstico.

Ademais, a doença afeta principalmente pessoas dos 60 aos 70 anos. A estimativa é que cerca de 700.000 adultos têm hidrocefalia de pressão normal, mas a condição é frequentemente diagnosticada erroneamente como Doença de Alzheimer ou Parkinson. Menos de 20% das pessoas com a doença são diagnosticadas corretamente.

Para confirmar um diagnóstico de hidrocefalia de pressão normal, um ou mais dos seguintes testes são feitos:

  • Imagens do Cérebro:
    • As imagens da estrutura do cérebro para detectar o aumento dos ventrículos, geralmente com imagens de ressonância magnética ou tomografia computadorizada, desempenham um papel fundamental no diagnóstico de hidrocefalia de pressão normal. Vários distúrbios cerebrais, incluindo a Doença de Alzheimer, podem causar encolhimento geral do tecido cerebral, fazendo com que os ventrículos pareçam maiores do que o normal. Na hidrocefalia de pressão normal, o tecido cerebral pode não parecer encolhido, embora os ventrículos estejam aumentados;
  • Exame Clínico:
    • Como o quadro clínico para hidrocefalia de pressão normal pode variar e os sintomas podem se sobrepor aos de Alzheimer e de outras demências, os especialistas recomendam que uma pessoa com suspeita de hidrocefalia de pressão normal seja examinada por um neurologista com vasta experiência na avaliação de distúrbios cerebrais que afetam o movimento, das habilidades de pensamento e das funções físicas;
  • Testes do Líquido Cefalorraquidiano:
    • Os testes do LCR para prever a resposta do shunt e/ou determinar a pressão do shunt incluem punção lombar, drenagem lombar externa, medição da resistência do fluxo de saída do LCR, monitoramento da pressão intracraniana (PIC) e cisternografia isotópica.

Tratamento

Embora não haja cura, os sintomas podem ser controlados por meio de cirurgia. A cirurgia envolve a inserção de um sistema de drenagem denominado shunt.

O shunt permite que o líquido cefalorraquidiano em excesso seja drenado do cérebro e absorvido de volta para o corpo. Uma válvula no shunt mantém o fluido fluindo na direção correta e na taxa certa. O implante de drenagem permanece no corpo da pessoa pelo resto de sua vida.

Assista ao vídeo e saiba mais:

Mais Informações sobre a Demência que é Possível Tratar na Internet:

Artigo Publicado em: 19 de mar de 2019 e Atualizado em: 27 de jul de 2021

Compartilhe:


Memória / Alzheimer

A Doença de Alzheimer é uma enfermidade incurável e progressiva. A maioria das vítimas são pessoas idosas. A doença apresenta sintomas como perda de funções executivas e cognitivas (como a memória), causada pela morte de células cerebrais. O objetivo do tratamento é aliviar os sintomas existentes, retardando a evolução da doença. Os tratamentos indicados são divididos em farmacológicos e os não-farmacológicos.

Compartilhar:


Agende sua Consulta!



Tags:, , , ,


Todos os utilizadores da plataforma se comprometem a divulgar apenas informações verdadeiras. Caso o comentário não trate de uma experiência pessoal, forneça referências(links) sobre qualquer informação médica à ser publicada.
O público pode realizar comentários, alterar ou apagar o mesmo. Os comentários são visíveis a todos.


Neurologista- Doenças Neurológicas e Sistema Nervoso - Neurologia Hoje
Pergunte ao Doutor!

Tire suas dúvidas atráves do nosso fórum!



Willian Rezende do Carmo, 2024 | Desenvolvido e Monitorado por IT9 - ABCtudo. Todos os direitos reservados. | Data da última modificação: 19/05/2024