Neurologista - Dr. Willian Rezende

Hidrocefalia de Pressão Normal – Saiba Mais!


Existe mesmo um tipo de demência que tem cura? Por mais surpreendente que seja, existe sim. No entanto, é um tipo de demência muito específica, que chamamos de hidrocefalia de pressão normal, e ela é mais comum do que se pode imaginar. Para saber mais sobre essa demência, continua lendo este artigo.

Conheça a Demência que é Possível Tratar!

A hidrocefalia de pressão normal (HPN) é uma síndrome que causa disfunção/dificuldade de caminhar, perda do controle da bexiga, além de prejudicar o pensamento e o raciocínio humano. Esta condição é resultante do excesso de líquido cefalorraquidiano acumulado nos ventrículos cerebrais, e seus sintomas são diagnosticados por eliminação de equivalência com outras demências.

A condição está frequentemente acompanhada por déficits cognitivos frontais e subcorticais, além de hiperatividade detrusora da bexiga.

A hidrocefalia de pressão normal é rara em relação a outras possíveis causas desses sintomas em idosos, mas o diagnóstico correto pode abrir portas para a reversão dos sintomas e até mesmo a cura.

Hidrocefalia de Pressão Normal – Diagnóstico

A hidrocefalia de pressão normal é uma das poucas causas de demência que é potencialmente reversível. A doença pode ocorrer com diferentes combinações ou graus de elementos como dificuldade de caminhar, incontinência urinária e demência.

Geralmente, a dificuldade de caminhar é na verdade uma característica adicional, que faz diferença no diagnóstico.

Ademais, a doença afeta principalmente pessoas dos 60 aos 70 anos. A estimativa é que cerca de 700.000 adultos têm hidrocefalia de pressão normal, mas a condição é frequentemente diagnosticada erroneamente como doença de Alzheimer ou Parkinson. Menos de 20% das pessoas com a doença são diagnosticadas corretamente.

Hidrocefalia de Pressão Normal – Causas

Em alguns casos, a hidrocefalia de pressão normal é causada por outros distúrbios cerebrais, como:

  • Tumores;
  • Traumatismo craniano;
  • Hemorragia;
  • Infecção;
  • Inflamação.

Mas na maioria dos casos, a causa da doença de acúmulo de fluidos permanece desconhecida.

Hidrocefalia de Pressão Normal –  Sintomas

Os seguintes sintomas são considerados marcas da hidrocefalia de pressão normal:

Dificuldade para Caminhar

A dificuldade para caminhar possui características semelhantes a alguém “andando em um barco”, pois o corpo se inclina para a frente, as pernas ficam afastadas e os pés se movem como se estivessem colados ao chão.

Demência Leve

A demência leve é um possível sintoma da hidrocefalia de pressão normal, e envolve a perda de interesse em atividades diárias, esquecimento, dificuldade em completar tarefas usualmente inseridas no cotidiano do paciente e perda de memória de curto prazo.

Declínio de Habilidades de Pensamento

Inclui a desaceleração dos pensamento, e além disso, o paciente se torna apático e tem um déficit da capacidade de planejar e tomar decisões. A concentração também é prejudicada, assim como o comportamento e a personalidade, que sofrem alterações.

Perda de Controle da Bexiga

Na hidrocefalia de pressão normal, existe a tendência de desenvolver a perda de controle da bexiga. No entanto, esse sintoma usualmente tarda um pouco mais a aparecer na doença, se comparado a dificuldade em andar e o declínio cognitivo, por exemplo.

Fonte: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2674287/

Avalie essa notícia
Compartilhe:


Todos os utilizadores da plataforma se comprometem a divulgar apenas informações verdadeiras. Caso o comentário não trate de uma experiência pessoal, forneça referências(links) sobre qualquer informação médica à ser publicada.
O público pode realizar comentários, alterar ou apagar o mesmo. Os comentários são visíveis a todos.

Deixe um Comentário