

Hemorragia Cerebral trata-se de um dos tipos de AVC (acidente vascular cerebral) caracterizado pelo sangramento ao redor ou no interior do cérebro devido ao rompimento de um vaso sanguíneo.
Sendo assim, é importante buscar ajuda profissional imediata para que o diagnóstico seja confirmado e o tratamento iniciado prontamente. Em seguida, é o momento de procurar atendimento com um médico especialista em Neurologia para que as Sequelas sejam gerenciadas.
Primeiramente, a hemorragia cerebral é considerada um sangramento próximo ou no interior do cérebro provocado pelo rompimento de um vaso sanguíneo que costuma ser causado por diabetes, lesões na cabeça, pressão arterial alta e traumatismo craniano, por exemplo, capazes de resultar em sintomas como alteração na visão, dor de cabeça forte, náusea e vômito, e perda de equilíbrio.
Logo, é possível causar o acúmulo sanguíneo entre o crânio e cérebro, o que acaba impedindo a circulação natural do oxigênio à região, indicando a importância de um atendimento imediato quando a pessoa identifica confusão mental, dor de cabeça repentina e dormência unilateral.
Após superar a fase imediata de uma hemorragia cerebral, o paciente precisa estar ciente de que pode apresentar sequelas, entre as quais estão problemas de fala, memória e movimento.
Mas, a depender da localização da hemorragia e dos danos identificados, algumas tendem a ser permanentes, tais como, confusão, dificuldade para engolir, dormência ou fraqueza unilateral, epilepsia ou convulsões recorrentes, fala comprometida, mudanças de personalidade, paralisia e perda de visão.
Neste caso, o atendimento por parte de um médico especialista em Neurologia é focado no tratamento das sequelas da hemorragia cerebral que costumam surgir ao longo das abordagens imediatas.
Além de cada caso ser único, as possíveis complicações recebem influência da localização e do tamanho da hemorragia, entre as quais podemos citar, especialmente, alteração da consciência, dificuldade para andar, engolir e falar, falta de coordenação motora e paralisia dos membros, por exemplo.
Sem contar dificuldade para realizar as atividades cotidianas, dormência ou fraqueza em alguma parte do corpo, perda de memória e visão, dificuldade para mover-se e mudanças emocionais ou de personalidade.
Ao consultar-se com um médico especialista em Neurologia para que as sequelas sejam devidamente identificadas, o paciente passa por uma análise detalhada da saúde e do seu caso para que sejam confirmadas e as melhores opções de tratamento indicadas.
A depender de cada caso, o profissional é capaz de prescrever medicamentos classificados como anticonvulsivantes e para controle de ansiedade, convulsões e cefaleia, por exemplo.
No entanto, isso não impede que surjam possíveis efeitos colaterais medicamentosos, sendo imprescindível informar o médico assim que possível ou buscar atendimento para que seja confirmado de que tratam-se de uma reação ao medicamento, que merece ser devidamente controlada ou ter seu uso suspenso para evitar complicações.
Do mesmo modo que está apto a recomendar um tratamento multidisciplinar, focado em reabilitação, o que inclui Fisioterapia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional e mudanças no estilo de vida para evitar o risco de outra hemorragia ou alterar aspectos que são considerados fatores de risco.
Nesse caso, a abordagem do médico especialista em Neurologia é destinada às medidas de prevenção, como usar acessórios de segurança adequados, gerenciar a pressão arterial, controlar os níveis de açúcar e colesterol no sangue, limitar a ingestão de bebidas alcoólicas, manter a dieta balanceada e o peso saudável, fazer uso de medicamentos de acordo com cada recomendação profissional e praticar atividade física regularmente.
Devido à importância deste conteúdo, é fundamental saber Quais são as Sequelas da Hemorragia Cerebral e como Tratá-las, então, não hesite em agendar sua consulta para que os devidos cuidados sejam prontamente providenciados, focando em seu bem-estar e na sua qualidade de vida.
Artigo publicado em: 16 de jul de 2024 e atualizado em: 16 de dez de 2025
Popularmente conhecido como AVC, o Acidente Vascular Cerebral pode ser definido como o surgimento de um déficit neurológico súbito, causado por um problema nos vasos sanguíneos do sistema nervoso central. Dividido em dois subtipos, isquêmico e hemorrágico, o AVC pode ser evitado com a prática regular de exercícios físicos, alimentação saudável, abandono dos hábitos de fumar e ingerir álcool frequentemente.
Agende sua Consulta!
Tags:AVC, Hemorragia Cerebral, Sequelas do AVC
Todos os utilizadores da plataforma se comprometem a divulgar apenas informações verdadeiras. Caso o comentário não trate de uma experiência pessoal, forneça referências(links) sobre qualquer informação médica à ser publicada.
O público pode realizar comentários, alterar ou apagar o mesmo. Os comentários são visíveis a todos.