Responsive image

Diagnóstico da Demência na Doença de Parkinson

Neurologista - Dr. Willian Rezende do Carmo

Categorias: Conteúdos, Doença de Parkinson

Publicado: 15 de agosto de 2023 | Atualizado: 16 de agosto de 2023

Demência na Doença de Parkinson. A doença de Parkinson (DP) é mais conhecida por seus sintomas de movimento, como tremor e lentidão de movimento, mas as alterações cognitivas também podem estar entre os sintomas comuns de DP.

Cerca de metade das pessoas com Parkinson será afetada por comprometimento cognitivo leve – alterações na memória e no pensamento que são perceptíveis, mas não o suficiente para afetar as atividades diárias.

À medida que a doença progride, as pessoas que vivem com DP podem desenvolver problemas de memória e pensamento mais significativos ou graves, às vezes, chamados de demência.

Check list de sintomas de doença de Parkinson
Um questionário com lista de sintomas que podem estar associados ao Parkinson

Continue a leitura deste artigo para saber mais sobre a demência na doença de Parkinson, seus sintomas e como o diagnóstico deve ser conduzido.

Demência na Doença de Parkinson

O termo demência significa que uma pessoa tem alterações cognitivas permanentes que são significativas o suficiente para impactar a vida diária. A combinação de deficiência motora e cognitiva pode ser particularmente desafiadora, limitando até mesmo a capacidade de uma pessoa com Parkinson de participar de ambientes sociais e realizar atividades básicas.

Problemas e sintomas de Parkinson associados ao humor, sono, aos medicamentos ou outros problemas médicos podem parecer demência. Como muitos outros fatores podem afetar as habilidades cognitivas na DP, um diagnóstico preciso é essencial.

Dicas do cotidiano e para a casa do Parkinsoniano
Esse livro trás importantes orientações sobre como é possível melhorar o ambiente do paciente Parkinsoniano para que ele tenha um dia-a-dia mais fácil e agradável.

Diagnóstico da Demência na Doença de Parkinson

O diagnóstico da demência na DP deve ser realizado com rastreios (semestrais ou anuais), com testes cognitivos. Especialmente, testes que avaliam funções executivas (termo que engloba várias habilidades cognitivas: resolução de problemas; planejamento / sequenciamento; mudança / manutenção de regras; troca de tarefas; manipulação na memória de trabalho; inibição de respostas), como:

  • MoCA teste;
  • Mini Mental;
  • Teste do relógio;
  • Teste fluência de palavras;
  • Outros testes que vão medir a capacidade cognitiva do paciente.

O comprometimento executivo piora com a progressão da doença e o médico deve avaliar esses e outros sinais, como os relatos de alucinações e ilusões que são indícios de que a pessoa está desenvolvendo a demência.

O relato da família também é importante: se a pessoa está com a memória fraca; que não lembra e/ou está repetindo as coisas, podendo trazer indícios de que o paciente está iniciando um quadro de demência.

Doença de Parkinson é muito mais que tremores
O Parkinson se não for tratado, pode até invalidar o usuário! Não arruine sua vida por causa de uma doença, venha na Regenerati!

Uma avaliação neuropsicológica pode ser realizada para confirmar o diagnóstico. Avaliando se realmente existe um comprometimento cognitivo nas funções neurológicas e quais aspectos da cognição estão mais afetados, é possível indicar tratamentos, medicamentos e terapia ocupacional para retardar a evolução da demência.

Sintomas de Demência

As mudanças potenciais de pensamento, memória e comportamento entre as pessoas com demência da doença de Parkinson podem ser amplas.

Alterações de Memória e Confusão

Os sinais podem variar desde o esquecimento de como fazer tarefas simples, como fazer café, até dificuldade de concentração, aprendizado, lembrança ou resolução de problemas:

Alterações de Humor, Alucinações e Paranoia

As pessoas podem ficar agitadas, irritáveis ​​ou mesmo agressivas. Outras experiências de demência da doença de Parkinson podem incluir:

  • Alucinações – ver, ouvir ou sentir coisas que não são reais;
  • Delírios – crenças estranhas ou irrealistas, incluindo pensamento paranoico, suspeita ou desconfiança.

Dificuldades de Percepção Visual

O declínio cognitivo pode causar problemas sutis de percepção visual. Esses problemas podem contribuir para percepções errôneas ou ilusões visuais.

Isso pode incluir dificuldade em encontrar objetos em um espaço movimentado ou problemas para navegar em locais familiares ou desconhecidos. A pouca luz noturna ou a degeneração macular pode aumentar esses desafios.

Desafios de Linguagem

As pessoas com demência da doença de Parkinson podem ter dificuldades de comunicação:

  • À medida que a demência avança, as pessoas podem ter problemas para nomear objetos ou podem nomeá-los incorretamente;
  • Dificuldade em compreender frases complexas, como uma pergunta ou informação sem dar mais detalhes;
  • Problemas de fala, como problemas para produzir palavras, mesmo quando conseguem pensar na palavra que querem dizer. Os sintomas de movimento podem causar fala lenta ou arrastada.

Diferenças entre Demência de Parkinson e Alzheimer

As alterações cognitivas avançadas que afetam a vida diária na doença de Alzheimer e na doença de Parkinson são diferentes tipos de demência.

A demência da doença de Parkinson pode ocorrer à medida que a doença de Parkinson avança, após vários anos de sintomas motores. A demência com corpos de Lewy é diagnosticada quando o declínio cognitivo ocorre primeiro ou quando os sintomas motores de Parkinson e o declínio cognitivo ocorrem e progridem juntos.

A doença de Alzheimer, uma doença cerebral fatal, causa declínios nas habilidades de memória, pensamento e raciocínio.

A demência da doença de Parkinson tende a ser menos incapacitante do que a doença de Alzheimer. As pessoas com doença de Alzheimer têm dificuldades de linguagem mais cedo do que as pessoas com Parkinson e são incapazes de formar novas memórias, ao contrário da DP.

Assista ao vídeo e saiba mais:

Mais informações sobre este assunto na Internet:

Artigo Publicado em: 14 de junho de 2018 e Atualizado em: 15 de agosto de 2023

Compartilhe:


Doença de Parkinson

A doença de Parkinson é uma condição neurológica crônica e progressiva, resultante da degeneração das células responsáveis pela produção de dopamina, um neurotransmissor que controla os movimentos, entre outras funções. Seus sintomas costumam afetar o movimento, e o diagnóstico é feito com base no histórico do paciente, avaliação dos sintomas e alguns exames. O tratamento deve ser individualizado, e comumente exige uma abordagem interdisciplinar.

Compartilhar:


Agende sua Consulta!



Tags:, , , , ,


Todos os utilizadores da plataforma se comprometem a divulgar apenas informações verdadeiras. Caso o comentário não trate de uma experiência pessoal, forneça referências(links) sobre qualquer informação médica à ser publicada.
O público pode realizar comentários, alterar ou apagar o mesmo. Os comentários são visíveis a todos.


Neurologista- Doenças Neurológicas e Sistema Nervoso - Neurologia Hoje
Pergunte ao Doutor!

Tire suas dúvidas atráves do nosso fórum!



Willian Rezende do Carmo, 2024 | Desenvolvido e Monitorado por IT9 - ABCtudo. Todos os direitos reservados. | Data da última modificação: 10/05/2024