Neurologista - Dr. Willian Rezende

Dano Cerebral e Mudança de Personalidade


A relação entre dano cerebral e mudança de personalidade é um tema que causa pânico e polêmica na população. Isso ocorre pois as pessoas frequentemente acreditam que são íntegras e incapazes de sofrer mudanças.

Dano Cerebral e Mudança de Personalidade – Associações Polêmicas

Essa questão tem uma explicação filosófica, visto que por muito tempo a população acreditou que o corpo humano funcionava em união com sua alma. Toda essa logística partia do pressuposto de que precisamos ser puros para ter uma boa funcionalidade do corpo humano.

O estudo do cérebro é algo relativamente novo, e o conhecimento sobre o funcionamento dele foi intensificado especialmente no século XVII, em 1800. Nessa época, era sabido que áreas específicas do cérebro tinham funções específicas do funcionamento do corpo, como por exemplo, certa área diz respeito a visão, e etc.

Esses conceitos foram facilmente aceitos pela população, mas o mesmo não aconteceu quando o funcionamento da personalidade das pessoas, seus temperamentos e reações foram associados ao cérebro.

Dano Cerebral e Mudança de Personalidade – Principal Caso

Phineas Gage foi um operário americano que teve seu cérebro perfurado por uma barra de metal, num acidente com explosivos. Ele sobreviveu, apesar da gravidade do acidente. No entanto, após a fatalidade, Phineas, que num primeiro momento não demonstrava sequelas do acidente, passou a mostrar uma mudança intensa e repentina de comportamento e personalidade, sendo objeto para estudos de caso muito conhecidos entre neurocientistas.

A vítima do acidente se transformou quase que completamente: seus conhecidos acharam sua mudança tão acentuada, que afirmavam que “Gage deixou de ser Gage”. Após o acidente, ele se tornou mau, grosseiro, desrespeitoso com amigos e conhecidos, além de ser incapaz de ouvir conselhos.

Foi demitido por indisciplina e não conseguiu mais um emprego fixo. Gage foi “objeto” de estudo, e foi um grande fator para o estudo da área de mudança de personalidade e funcionalidade do cérebro.

Importância do Caso Gage para a Neurologia

Atualmente, o caso de Gage é considerado uma das primeiras evidências científicas indicativas de que a lesão nos lóbulos frontais do cérebro pode alterar a personalidade, emoções e consequentemente a capacidade de interação social dos seres humanos.

No entanto, o cérebro de Gage só foi estudado quatro anos após sua morte, quando o doutor Harlow descobriu que ele havia falecido e pediu autorização para a irmã do paciente.

Esse caso marcou o início do estudo sobre alterações dos lóbulos frontais, que antes eram considerados estruturas sem função e sem relação com o comportamento humano.

Dano Cerebral e Mudança de Personalidade – Alterações

Existem vários casos desse tipo na medicina, e são muito mais comuns do que as pessoas imaginam. Por causa deles, alguns estudos extensos estão sendo ou já foram realizados, correlacionando o índice de alteração de personalidade após traumatismos cranianos de moderada à elevada intensidade.

Algumas mudanças que podem ocorrer após danos cerebrais são:

  • Perda de empatia;
  • Inicio de comportamento agressivo, que não existia antes do acidente;
  • Começar a cometer assédios;
  • Recusa de conselhos de amigos e colegas, que antes não eram ignorados;
  • Alterações paradoxais em relação a personalidade ‘antiga’ do paciente.

Para saber mais assista ao vídeo:

Fonte: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/27541376

Compartilhe

Neurologia Geral

A Neurologia é a especialidade médica que se dedica a investigar, diagnosticar e tratar as enfermidades que podem afetar o sistema nervoso central e periférico (cérebro, cerebelo, tronco encefálico, medula espinhal e nervos). A categoria de Neurologia Geral aborda diferentes condições de saúde que se encaixam dentro de temas neurológicos. Podendo incluir problemas distintos, com gravidades e manifestações diversas.



Todos os utilizadores da plataforma se comprometem a divulgar apenas informações verdadeiras. Caso o comentário não trate de uma experiência pessoal, forneça referências(links) sobre qualquer informação médica à ser publicada.
O público pode realizar comentários, alterar ou apagar o mesmo. Os comentários são visíveis a todos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *