Neurologista - Dr. Willian Rezende

AVC e doença cardíaca silenciosa


Um novo estudo revelou que mais de um terço dos pacientes com AVC sem história conhecida de doença cardíaca têm estenose significativa das artérias de seu coração (doença arterial coronariana) e 3% desses pacientes  vai ter um ataque cardíaco dentro de um ano.

A pesquisa analisou dados de 50.000 indivíduos para estabelecer o risco de doença cardíaca e de ataque cardíaco em pacientes com AVC sem histórico médico de problemas cardíacos.

Os pesquisadores conseguiram estabelecer que os pacientes que sofreram um acidente vascular cerebral apresentam significativamente um risco maior de doença da artéria coronária e de ataque do coração, mesmo na ausência de sintomas associados com essas doenças.

Aqueles com doença cardíaca silenciosa não sentem quaisquer sintomas e, portanto, podem permanecer sem diagnóstico, sem acesso a tratamento que pode ajudar a controlar os sintomas e reduzir o futuro risco de um ataque cardíaco.

No maior estudo deste tipo, os pesquisadores descobriram que um em cada três pacientes com AVC tem 50% de estenose coronariana.  Em 3% dos casos, os doentes irão sofrer um ataque cardíaco dentro de um ano do seu curso – maior do que se pensava anteriormente.

“Os investigadores recomendam que, após um acidente vascular cerebral, todos os pacientes devem ser avaliados por cardiologistas e rastreados para  doença cardíaca silenciosa”, afirma o  neurologista, Willian Rezende do Carmo, CRM-SP 160.140.

AVC e doença cardíaca silenciosa
5 100% 26
Compartilhe:

Deixe um Comentário