Neurologista - Dr. Willian Rezende

AVC e doença cardíaca silenciosa


Um novo estudo revelou que mais de um terço dos pacientes com AVC sem história conhecida de doença cardíaca têm estenose significativa das artérias de seu coração (doença arterial coronariana) e 3% desses pacientes  vai ter um ataque cardíaco dentro de um ano.

A pesquisa analisou dados de 50.000 indivíduos para estabelecer o risco de doença cardíaca e de ataque cardíaco em pacientes com AVC sem histórico médico de problemas cardíacos.

Os pesquisadores conseguiram estabelecer que os pacientes que sofreram um acidente vascular cerebral apresentam significativamente um risco maior de doença da artéria coronária e de ataque do coração, mesmo na ausência de sintomas associados com essas doenças.

Aqueles com doença cardíaca silenciosa não sentem quaisquer sintomas e, portanto, podem permanecer sem diagnóstico, sem acesso a tratamento que pode ajudar a controlar os sintomas e reduzir o futuro risco de um ataque cardíaco.

No maior estudo deste tipo, os pesquisadores descobriram que um em cada três pacientes com AVC tem 50% de estenose coronariana.  Em 3% dos casos, os doentes irão sofrer um ataque cardíaco dentro de um ano do seu curso – maior do que se pensava anteriormente.

“Os investigadores recomendam que, após um acidente vascular cerebral, todos os pacientes devem ser avaliados por cardiologistas e rastreados para  doença cardíaca silenciosa”, afirma o  neurologista, Willian Rezende do Carmo, CRM-SP 160.140.

Compartilhe

AVC

Popularmente conhecido como AVC, o Acidente Vascular Cerebral pode ser definido como o surgimento de um déficit neurológico súbito, causado por um problema nos vasos sanguíneos do sistema nervoso central. Dividido em dois subtipos, isquêmico e hemorrágico, o AVC pode ser evitado com a prática regular de exercícios físicos, alimentação saudável, abandono dos hábitos de fumar e ingerir álcool frequentemente.



Todos os utilizadores da plataforma se comprometem a divulgar apenas informações verdadeiras. Caso o comentário não trate de uma experiência pessoal, forneça referências(links) sobre qualquer informação médica à ser publicada.
O público pode realizar comentários, alterar ou apagar o mesmo. Os comentários são visíveis a todos.

5 respostas para “AVC e doença cardíaca silenciosa”

  1. Viviane gonçalvez disse:

    Tenho medo de ter um ataque cardiaco,pois meu pai morreu de infarto minha mãe tevr mas graças a Deus ficou viva…enfim tomo meu remedio de pressao todos os xias meço minha pressao tdo dia …Tenho medo mesmo..entao como graos tais como linhaça,cbia,gervelim,comk com fritas ,sucos,e mesmo assim como entrei na menopausa tenho uns sintomas estranhos e vostaria. De ser avaliada…

  2. Ana Paula disse:

    Boa noite doutor Willian

  3. Isabella Salgado, pede pra sua mae ler.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *