Responsive image

Atomoxetina – Medicamento Indicado para TDAH

Neurologista - Dr. Willian Rezende do Carmo

Categorias: Conteúdos, TDAH

Publicado: 26 de agosto de 2025

Atomoxetina é um Medicamento Indicado para TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade), uma condição caracterizada pelas dificuldades relacionadas à atenção, hiperatividade e impulsividade, como vamos abordar neste artigo.

Saiba Mais Sobre a Indicação de Atomoxetina para TDAH

Primeiramente, a atomoxetina é um inibidor seletivo da recaptação de noradrenalina, ou seja, faz com que a noradrenalina seja liberada na fenda sináptica, permanecendo por mais tempo no local e aumentando a quantidade presente na transmissão entre os neurônios.

Isso acaba gerando um efeito adrenérgico positivo no cérebro e, consequentemente, sendo uma indicação para o tratamento de TDAH, que inclusive, é o primeiro medicamento não estimulante aprovado pelo FDA para tal uso.

Indicações Gerais da Atomoxetina

A atomoxetina é indicada para casos de TDAH em adultos e crianças acima de seis anos de idade, pessoas que apresentam efeitos adversos ou piora dos tiques ou taquicardias com estimulantes.

Ou mesmo com alguma contraindicação aos estimulantes, como acontece nos casos de bipolares ou quem tem piora de manias ou abuso de estimulantes, por exemplo. Assim como igualmente é indicada para não respondentes / refratários ao metilfenidato e à lisdexanfetamina, que podem ser um complemento terapêutico para pessoas com TDAH.

Interações do Medicamento

Entre as principais interações do medicamento estão, por exemplo, o tramadol (Tramal), porque aumenta o risco de convulsões em pacientes que fazem uso de antidepressivo. Ele é responsável por inibir a 2D6, como a fluoxetina e paroxetina, que inibem o CIP2D6, e pode elevar a concentração plasmática da atomoxetina.

E é contraindicado ao IMAO, uma vez que aumenta a concentração de noradrenalina na fenda sináptica e tende a ter sobredose, fazendo necessária a interrupção por 14 dias entre o encerramento dele para iniciar o uso da atomoxetina.

Modo de Funcionamento da Atomoxetina

Este medicamento tem uma meia-vida aproximada de 5h, mas gasta mais do que isso para funcionar no corpo, porque o metabolismo é hepático e tem pouco ou nenhum aumento de dopamina no sistema de recompensa, que facilita as pessoas a terem o comportamento de abuso, adicção, dependência ou vício, logo, ele não consegue exacerbar tiques em quem tem Síndrome de Tourette e TDAH.

E nos casos de transtornos comórbidos, como a depressão, não aparenta ter eficácia na redução dos sintomas do TDAH. Mas se toma a atomoxetina, parece que há benefício independentemente se o quadro foi ou não tratado, assim como acontece na ansiedade.

Eficácia do Medicamento

Em relação à eficácia, estudos apontam que a atomoxetina como tratamento para TDAH melhora o funcionamento executivo tanto em jovens quanto adultos e redução em 30% dos sintomas do quadro em comparação ao placebo nesse mesmo quesito. E essa melhora pode durar por um tempo após a interrupção do medicamento.

Igualmente pode incluir a melhora do autocontrole emocional, que é considerada uma função executiva. Mas isso não substitui as demais abordagens, ou seja, a Terapia Cognitiva ou o treinamento de habilidades em funções executivas ainda é padrão-ouro para esse tipo de melhora.

Uso Medicamentoso

O uso da atomoxetina precisa ser iniciado em doses de 40 mg / dia ou até menores, como 25 mg, com possibilidade de aumentar para 80 mg / dia após sete dias, com dosagem máxima de 100 mg / dia depois de duas ou quatro semanas. No entanto, em uso off-label pode chegar a 120 mg / dia.

Se tem aumento rápido, é possível que o paciente apresente hiporexia e sonolência, o que tende a resultar em abandono, que tem taxas altas nas primeiras semanas. Mas quando é iniciado em doses baixas, conseguimos identificar até quais pacientes são sensíveis a esses efeitos adversos, diminuindo as chances de terem os possíveis riscos.

Em relação à dose única pela manhã, em jejum ou não, comparada à quem toma duas vezes ao dia, no primeiro caso, os efeitos gastrointestinais podem aumentar e no outro caso, a pessoa pode esquecer de tomar a segunda dose.

Entretanto, quando a atomoxetina é tomada conforme prescrição médica, a ação prolongada proporciona alívio dos sintomas por 24h, principalmente após um período de quatro a 12 semanas. E não apresenta ausência do efeito, ressaca ou o efeito de interrupção abrupto.

Ainda sabemos que os benefícios adicionais tendem a permanecer por até seis meses do uso da atomoxetina ao mantê-la após iniciar em uma dosagem baixa e subir gradativamente, o que pode ser feito em associação com os estimulantes para também alcançá-los.

Efeitos Colaterais

Entre os efeitos colaterais da atomoxetina que podem ser observados especificamente em crianças estão fadiga, insônia e sonolência. E nas demais faixas etárias podemos observar, principalmente:

  • Disfunção sexual, com orgasmos anormais e redução de libido;
  • Dor de cabeça;
  • Hesitação urinária;
  • Hiporexia;
  • Insônia, sendo 9,5% em dose única e 17% em duas doses;
  • Irritabilidade;
  • Náusea, com 34% em única dose e 17% em duas doses;
  • Retenção urinária, especialmente em idosos;
  • Sonolência, sendo em 4,5% em duas doses ou 9% em dose única.

Contraindicações da Atomoxetina

Entre as contraindicações da atomoxetina indicada para TDAH estão alergias ao medicamento, uso concomitante com IMAO (exceto quando receber orientação sobre interações medicamentosas) e ter algum distúrbio cardiovascular grave capaz de piorar a pressão e frequência cardíaca.

Indicação para Determinados Perfis

A indicação para populações especiais merece atenção, o que inclui:

  • Crianças: o uso pediátrico é permitido para tratamento de TDA e TDAH;
  • Gestantes: não foram realizados estudos controlados neste público, então, o uso em mulheres com potencial chance de engravidar deve ser ponderado, sendo ideal suspender antes de iniciar a gravidez planejada;
  • Idosos: o ideal é prescrever doses mais baixas, uma vez que são melhor toleradas nestes pacientes;
  • Insuficiência
    • cardíaca: deve ter cautela, porque pode aumentar a frequência cardíaca e pressão, além de não ser recomendada para quem tem anormalidades cardíacas estruturais;
    • hepática moderada: a dose deve ser reduzida em 50% da normal;
    • hepática grave: diminuir para 25% da dosagem normal;
    • renal: normalmente, não há necessidade de ajustar a dose.

Diante do que detalhamos sobre o Medicamento Indicado para TDAH, não hesite em agendar uma consulta para que possamos conversar sobre a possibilidade de usar Atomoxetina ou sanar as dúvidas que ainda possa ter sobre este assunto ou os demais envolvendo a Neurologia.

Mais informações sobre este assunto na Internet:
Compartilhe:


Agende sua Consulta!



Tags:, ,


Todos os utilizadores da plataforma se comprometem a divulgar apenas informações verdadeiras. Caso o comentário não trate de uma experiência pessoal, forneça referências(links) sobre qualquer informação médica à ser publicada.
O público pode realizar comentários, alterar ou apagar o mesmo. Os comentários são visíveis a todos.



Willian Rezende do Carmo, 2024 | Desenvolvido e Monitorado por IT9 - ABCtudo. Todos os direitos reservados. | Data da última modificação: 19/08/2025