Responsive image

Atividade Física e Memória – Porque é Tão Importante

Neurologista - Dr. Willian Rezende do Carmo

Categorias: Conteúdos, Memória / Alzheimer

Publicado: 23 de fevereiro de 2021 | Atualizado: 22 de julho de 2021

Atividade Física e Memória. Você já sabe que o exercício ajuda a construir músculos fortes, a manter o peso saudável e a evitar doenças. Mas pesquisas sugerem que malhar também melhora a memória, aumenta as habilidades de pensamento e encoraja as células cerebrais a crescerem à medida que envelhecemos.

Qualquer forma de exercício serve, especialmente, qualquer coisa que envolva movimento concentrado ou exija o aprendizado de novas habilidades. A atividade física também tende a melhorar o humor, os hábitos de sono e os níveis de estresse – todos os quais podem causar prejuízo cognitivo mais tarde na vida.

Neste artigo, saiba mais sobre o que os especialistas têm a dizer sobre como os Exercícios podem melhorar a Memória.

Teste de auto-percepção de memória
Tire suas dúvidas em relação a sua memória e faça o teste PDQ-5 de auto percepção de memória.

Atividade Física e Memória

Preserva sua Capacidade de Pensar, de Raciocinar e de Lembrar

O exercício aeróbico regular pode aumentar o tamanho do hipocampo – a parte do cérebro responsável pelo aprendizado e pela memória verbal. E esses benefícios não são apenas para os idosos. Em suma, o exercício pode mudar o cérebro para melhor e, ao fazê-lo, pode ajudar a proteger as habilidades de pensamento e a memória de qualquer pessoa.

A atividade física cria uma maior demanda por energia, que promove o abastecimento sanguíneo do seu cérebro. Malhar é crucial se você estiver interessado em manter sua capacidade de lembrar um número de telefone, de pensar abstratamente ou de planejar um evento futuro. O exercício é uma das únicas coisas definitivamente comprovadas para impulsionar ou, pelo menos, para manter a saúde cognitiva a longo prazo e para reduzir o risco de demência.

A literatura científica confirma isso. Um estudo publicado na Proceedings of the National Academy of Sciences of the United States of America indica que o exercício é altamente eficaz para ajudar seu cérebro a armazenar memórias de longo prazo, bem como a lembrar de pessoas, lugares e coisas.

Eu, minha memória e meus medos...
Conheça a história de uma mãe e filha que enfrentam diversos problemas relacionados a memória. Baixe o e-book e aprenda com elas o que deve ser feito para lidar com o Alzheimer.

Em outras descobertas, exercícios com aspectos de equilíbrio e de coordenação afetam diretamente a estrutura do cérebro para melhor. E sessões regulares de treinamento de força podem melhorar o desempenho da tarefa. Em outro estudo, fazer exercícios quatro horas depois de aprender algo novo provou ajudar na retenção de informações.

Aumenta o Desempenho Mental

De modo geral, qualquer tipo de exercício que seja bom para o coração também é bom para o cérebro. Aqueles que têm o maior impacto em ambos tendem a se concentrar na coordenação, no ritmo e na estratégia.

A dança é um bom exemplo. Um estudo publicado na Frontiers in Aging Science apontou que uma hora de dança por semana durante seis meses reforçou o bem-estar cognitivo de participantes idosos.

Anda muito esquecido ultimamente?
Não ignore os problemas de memória, eles podem ser mais sérios do que parecem. Agende uma consulta na Clínica Regenerati e evite um possível Alzheimer.

Por que isso acontece? Porque o exercício, em geral, também aumenta o seu cérebro. Pode aumentar os níveis de uma proteína chamada BDNF, fator neurotrófico derivado do cérebro, que induz a criação de novas células cerebrais.

Mantém seu Cérebro Engajado e Ativo

Exercícios leves, saudáveis ​​e equilibrados aumentam a capacidade de fazermos escolhas melhores na vida, pois também aumentam os níveis de serotonina e de hormônios do bem-estar.

Por que um hormônio nos ajudaria com uma memória melhor? Porque permite que nos sintamos mais confiantes, emocionalmente estáveis ​​e que queiramos nos envolver com a vida. Tentar coisas novas e manter nossos cérebros desafiados aumenta nossa capacidade de memória.

Estamos constantemente pedindo ao cérebro para construir novas conexões neurais. E, com o novo poder do cérebro, vem uma memória melhor.

Quais Exercícios Podem Ajudar?

Comece mantendo uma rotina regular de exercícios bem antes de correr o risco de perda de memória relacionada à idade: isso ajudará a proteger seu cérebro.

Cardio manterá seu cérebro afiado, mas atividades como ioga melhoram o foco e a concentração. Não importa necessariamente o que você escolhe, apenas que você esteja praticando.

Procure praticar atividades físicas de intensidade moderada por pelo menos trinta minutos, três vezes por semana.

Embora os exercícios possam ter um efeito extremamente positivo no cérebro em termos de humor, de memória, de desempenho e de controle da dor, é importante conversar com seu médico antes de iniciar uma nova rotina de exercícios. Com um plano e autorização de seu médico, você vai colher as recompensas de impulsionar o cérebro.

Mais Informações sobre Atividade Física e Memória na Internet:

Artigo Publicado em: 17 de abr de 2016 e Atualizado em: 23 de fev de 2021

Compartilhe:


Memória / Alzheimer

A Doença de Alzheimer é uma enfermidade incurável e progressiva. A maioria das vítimas são pessoas idosas. A doença apresenta sintomas como perda de funções executivas e cognitivas (como a memória), causada pela morte de células cerebrais. O objetivo do tratamento é aliviar os sintomas existentes, retardando a evolução da doença. Os tratamentos indicados são divididos em farmacológicos e os não-farmacológicos.

Compartilhar:


Agende sua Consulta!



Tags:, , , , ,


Todos os utilizadores da plataforma se comprometem a divulgar apenas informações verdadeiras. Caso o comentário não trate de uma experiência pessoal, forneça referências(links) sobre qualquer informação médica à ser publicada.
O público pode realizar comentários, alterar ou apagar o mesmo. Os comentários são visíveis a todos.


Neurologista- Doenças Neurológicas e Sistema Nervoso - Neurologia Hoje
Pergunte ao Doutor!

Tire suas dúvidas atráves do nosso fórum!



Willian Rezende do Carmo, 2021 | Desenvolvido e Monitorado por IT9 - ABCtudo. Todos os direitos reservados. | Data da última modificação: 23/02/2024