Neurologista - Dr. Willian Rezende

Ataxia do Glúten – Saiba Mais!


No artigo de hoje explicaremos em detalhes o que é a ataxia do glúten e o que envolve, além de citar os sintomas e falar sobre a sua evolução. Potencialmente, cerca de 41% das pessoas tem ataxia do glúten!

O que é Ataxia?

A ataxia do glúten é uma doença comum, mas ao mesmo tempo relativamente rara. Para podermos explicar a ataxia do glúten, precisamos explicar o que é ataxia primeiro.

O termo Ataxia significa fora de ordem, sendo a letra A o correspondente de negação, e Taxia/Taxus, o correspondente da palavra ordem. Pode simbolizar tanto a falta de ordem dos movimentos, como a falta de ordem dos pensamentos.

A Ataxia em si não é uma doença específica ou um diagnóstico, mas sim um sintoma. Ela ocorre quando há uma perda da função do cerebelo (parcela cerebral que atua como centro de coordenação), medula espinhal ou das vias condutoras que os interligam.

Esse sintoma tem o poder de prejudicar tudo no corpo que exige movimento (dedos, mãos, braços, pernas, tronco, fala, olhos, entre outros). Toda ação que o corpo humano performa necessita de uma sequência de ordem de ativação, que vai contrair um músculo e relaxar o lado contrário.

O desenvolvimento do sintoma pode ter evolução gradativa, assim como pode aparecer de uma vez só.

A Ataxia do Glúten

A ataxia do glúten é uma condição que atinge as pessoas que possuem alguma atividade negativa no organismo, causada pela reação à proteína do glúten. Essa proteína é uma proteína comum e natural presente no trigo, que é utilizado em milhões de alimentos e pode causar irritação no sistema imune, causando assim alguns problemas de autoimunidade.

A doença do glúten (também chamada de celíaca) afeta a digestão da pessoa em relação ao glúten: a pessoa possui fadiga, além de uma série de complicações caso chegue a consumir produtos com trigo ou derivados do mesmo.

Essa doença pode se tornar ataxia, pois a aversão ao glúten causa irritação no sistema nervoso, especialmente no cerebelo, que deixa de funcionar corretamente, fato que afeta a coordenação motora e os movimentos.

Ataxia do Glúten – Sintomas

Movimentos ‘Fáceis’ se Tornam Difíceis

A ataxia significa que os movimentos do paciente em questão estão fora de ordem, por exemplo, no simples movimento de tocar uma mão com a outra são necessários inúmeros movimentos como o de aproximar e acertar o alvo (neste caso a outra mão).

Para uma pessoa com ataxia, esse simples movimento se torna muito difícil, pois essa desordem de movimento causa problemas para atingir o alvo.

Tremores

Além dos pacientes com ataxia apresentarem essa dificuldade intensa de se movimentar, também sofrem com tremores, fato que dificulta ainda mais a realização de certos movimentos. Infelizmente, na maioria das vezes, os tremores são intensos e significativos.

Alteração na Voz

Existe uma ordem de concentrações e de relaxamentos dos músculos que criam a harmonia da melodia da voz humana. Quando esse ordenamento da voz deixa de existir, a voz se torna expandida e alterada, apresentando oscilações de tom.

Saiba mais sobre a Ataxia do Glúten assistindo nosso vídeo:

Saiba mais sobre Parkinson e tremor clicando aqui!

Fonte: https://jnnp.bmj.com/content/74/9/1221

Ataxia do Glúten – Saiba Mais!
5 100% 2
Compartilhe:


Todos os utilizadores da plataforma se comprometem a divulgar apenas informações verdadeiras. Caso o comentário não trate de uma experiência pessoal, forneça referências(links) sobre qualquer informação médica à ser publicada.
O público pode realizar comentários, alterar ou apagar o mesmo. Os comentários são visíveis a todos.

Deixe um Comentário