Responsive image

Ataxia do Glúten – Saiba Mais!

Neurologista - Dr. Willian Rezende do Carmo

Categorias: Conteúdos, Neurologia Geral

Publicado: 7 de fevereiro de 2023

A ataxia do glúten é um distúrbio autoimune no qual os anticorpos de uma pessoa com doença celíaca ou outro tipo de sensibilidade ao glúten direcionam seu ataque ao cerebelo, afetando o sistema nervoso central. A ataxia do glúten ainda não é totalmente compreendida ou mesmo universalmente reconhecida pela comunidade médica.

Potencialmente, cerca de 41% das pessoas têm ataxia do glúten! Continue a leitura deste artigo de hoje para compreender em detalhes o que é a ataxia do glúten e o que envolve, os sintomas e sua evolução.

O que é Ataxia?

A ataxia do glúten é uma doença comum, mas, ao mesmo tempo, relativamente rara. Para podermos explicar a ataxia do glúten, precisamos explicar o que é ataxia primeiro.

O termo Ataxia significa fora de ordem, sendo a letra A, a correspondente de negação, e Taxia/Taxus, a correspondente da palavra ordem. Pode simbolizar tanto a falta de ordem dos movimentos como a falta de ordem dos pensamentos.

A Ataxia em si não é uma doença específica ou um diagnóstico, mas sim um sintoma. Ela ocorre quando há uma perda da função do cerebelo (parcela cerebral que atua como centro de coordenação), medula espinhal ou das vias condutoras que os interligam.

Esse sintoma tem o poder de prejudicar tudo no corpo que exige movimento (dedos, mãos, braços, pernas, tronco, fala, olhos, entre outros). Toda ação que o corpo humano performa necessita de uma sequência de ordem de ativação, que vai contrair um músculo e relaxar o lado contrário.

O desenvolvimento do sintoma pode ter evolução gradativa, assim como pode aparecer de uma vez só.

A Ataxia do Glúten

A ataxia do glúten é uma condição que atinge as pessoas que possuem alguma atividade negativa no organismo causada pela reação à proteína do glúten. Essa proteína é uma proteína comum e natural presente no trigo, que é utilizado em milhões de alimentos e pode causar irritação no sistema imune, causando, assim, alguns problemas de autoimunidade.

A doença do glúten (também chamada de celíaca) afeta a digestão da pessoa em relação ao glúten: a pessoa possui fadiga, além de uma série de complicações caso chegue a consumir produtos com trigo ou derivados do mesmo.

Essa doença pode se tornar ataxia, pois a aversão ao glúten causa irritação no sistema nervoso, especialmente no cerebelo, que deixa de funcionar corretamente, fato que afeta a coordenação motora e os movimentos.

Sintomas

A ataxia de glúten é uma condição progressiva com sintomas neurológicos. Isso significa que os sintomas podem começar a ser leves e progredir gradualmente para se tornarem gravemente debilitantes. Os sintomas podem ser os mesmos de outras condições de ataxia, o que significa que obter um diagnóstico preciso pode ser extremamente difícil. Entre os sintomas mais típicos que podem ocorrer com a ataxia do glúten estão:

  • Movimentos ‘Fáceis’ se Tornam Difíceis

A ataxia significa que os movimentos do paciente em questão estão fora de ordem, por exemplo, no simples movimento de tocar uma mão com a outra são necessários inúmeros movimentos, como o de aproximar e acertar o alvo (neste caso, a outra mão).

Para uma pessoa com ataxia, esse simples movimento se torna muito difícil, pois essa desordem de movimento causa problemas para atingir o alvo.

  • Tremores

Além dos pacientes com ataxia apresentarem essa dificuldade intensa de se movimentar, também sofrem com tremores, fato que dificulta ainda mais a realização de certos movimentos. Infelizmente, na maioria das vezes, os tremores são intensos e significativos.

  • Alteração na Voz

Existe uma ordem de concentrações e de relaxamentos dos músculos que criam a harmonia da melodia da voz humana. Quando esse ordenamento da voz deixa de existir, a voz se torna expandida e alterada, apresentando oscilações de tom.

Causas

Ainda há muito a ser descoberto sobre as causas e os fatores de risco relacionados à ataxia do glúten. As pesquisas já realizadas relacionam o distúrbio à doença celíaca e encontram uma prevalência da mesma variante genética que a maioria dos pacientes celíacos também possui.

A doença celíaca ocorre quase exclusivamente em pessoas com certas variantes dos genes do antígeno leucocitário humano (HLA), embora se acredite que outros fatores ambientais desempenham um papel no desenvolvimento da doença.

Há também algumas evidências de que as pessoas que sofrem de ataxia do glúten também desenvolverão sinais de atrofia cerebelar, que é um encolhimento do cerebelo.

Assista ao vídeo e saiba mais:

Mais Informações sobre este assunto na Internet:

Artigo Publicado em: 7 de fevereiro de 2019 e Atualizado em 7 de fevereiro de 2023

Compartilhe:


Agende sua Consulta!



Tags:, , , ,


Todos os utilizadores da plataforma se comprometem a divulgar apenas informações verdadeiras. Caso o comentário não trate de uma experiência pessoal, forneça referências(links) sobre qualquer informação médica à ser publicada.
O público pode realizar comentários, alterar ou apagar o mesmo. Os comentários são visíveis a todos.



Willian Rezende do Carmo, 2024 | Desenvolvido e Monitorado por IT9 - ABCtudo. Todos os direitos reservados. | Data da última modificação: 29/09/2024