Tratamento Indicado para Lesão Medular não é sinônimo de cura, uma vez que não há como reverter os danos provocados à medula espinhal, mas existem formas de regenerar as células nervosas ou melhorar a função dos nervos, e é sobre isso que vamos abordar neste artigo.
Primeiramente, a indicação de tratamento para cada paciente depende da rapidez no atendimento médico após a lesão medular causada por traumas na cabeça, no pescoço ou nas costas, do mesmo modo que sofre interferência da sua origem.
Mas como também pode acontecer por infecções, isquemia (falta de fluxo sanguíneo) e doenças autoimunes, especialmente quando desenvolve-se repentinamente, essa é uma emergência médica que necessita de um tratamento imediato para que seja possível reduzir os possíveis efeitos a longo prazo, como os associados ao movimento e à sensibilidade.
Então, assim que a coluna é devidamente estabilizada pela equipe médica no local, o tempo entre esse primeiro atendimento e o início do tratamento são determinantes.
Sejam talas, órteses ou halos, por exemplo, os dispositivos de suporte são um tratamento indicado para lesão medular quando há necessidade de manter a região ao seu redor estável, permitindo movimentar durante o seu uso, o que não acontece nos casos de tração, uma técnica que estabiliza e promove o realinhamento da coluna, diminuindo a compressão.
A administração em até 8h após a lesão medular de um medicamento esteroide pode ser eficaz para alguns pacientes, promovendo a redução de danos nas células nervosas, do inchaço e da inflamação ao redor da região afetada.
A cirurgia é uma opção quando há necessidade de dissolver hematoma, remover fluido ou tecido pressionando a medula espinhal, retirar fragmentos ósseos, de disco ou objetos estranhos, estabilizar vértebras fraturadas, fundir ossos quebrados, colocar algum aparelho ortopédico, e reduzir ou aliviar a paralisia, por exemplo.
Apesar de experimentais, os indícios de eficácia de alguns são positivos, tais como, hipotermia induzida (retardar os danos ao tecido, diminuindo inchaço e inflamação) e tratamentos neuroprotetores (medicamentos e abordagens específicas que limitam ou previnem determinados danos após a lesão medular) ou neurodegenerativos (neste caso, auxiliam na regeneração ou no reparo da medula espinhal ou do tecido nervoso danificado).
Como mencionado, não existe cura para lesão medular, mas abordagens capazes de promover determinados benefícios à saúde do(a) paciente, em que igualmente podemos acabar indicando como tratamento determinadas reabilitações, a depender de cada caso:
Diante das possibilidades de Tratamento Indicado para Lesão Medular, não hesite em agendar uma consulta com o médico especialista em Neurologia de sua confiança. Lembre-se que os focos são o seu bem-estar e a sua qualidade de vida, e saber lidar com os seus impactos, controlando, reduzindo ou evitando demais danos é um dos passos essenciais para alcançá-lo.
Artigo publicado em: 12 de dez de 2023 e atualizado em: 24 de jun de 2025
Agende sua Consulta!
Tags:Check-up Neurológico, coluna vertebral, Lesão Medular, lesão na medula espinhal
Todos os utilizadores da plataforma se comprometem a divulgar apenas informações verdadeiras. Caso o comentário não trate de uma experiência pessoal, forneça referências(links) sobre qualquer informação médica à ser publicada.
O público pode realizar comentários, alterar ou apagar o mesmo. Os comentários são visíveis a todos.