O pseudotumor cerebral ocorre quando a pressão dentro do crânio (pressão intracraniana) aumenta sem nenhuma razão aparente. Os sintomas imitam os de um tumor cerebral, mas na realidade não há tumor presente. Pode ocorrer em crianças e adultos, mas é mais comum em mulheres com idade fértil e que sofrem de obesidade.
Os sinais e sintomas do pseudotumor cerebral podem incluir:
A causa exata do pseudotumor cerebral na maioria dos indivíduos é desconhecida, mas pode estar ligada a uma quantidade excessiva de líquido cefalorraquidiano dentro dos limites ósseos de seu crânio.
O cérebro humano e medula espinhal são cercados por líquido cefalorraquidiano, que age como uma almofada para proteger tecidos vitais de lesões. Este fluido é produzido no cérebro, e num certo ponto é absorvido pela corrente sanguínea. O aumento da pressão intracraniana no pseudotumor cerebral pode ser resultado de um problema no processo de absorção.
Em geral, sua pressão intracraniana aumenta quando o conteúdo do crânio excede sua capacidade.
Os seguintes fatores foram associados ao pseudotumor cerebral:
Algumas pessoas com essa doença passam por uma progressiva piora da visão, e podem até mesmo tornar-se cegas.
Mesmo que seus sintomas tenham sido solucionados, eles podem voltar em alguns meses ou até anos depois.
Para diagnosticar a sua condição, o seu médico irá rever os seus sintomas e histórico médico, realizar um exame físico e solicitar alguns outros testes.
Se houver suspeita de pseudotumor cerebral, o oftalmologista procurará um tipo distinto de inchaço que afeta o nervo óptico, chamado papiledema, na parte de trás do olho.
Também há um teste de campos visuais para ver se há pontos cegos em sua visão, além do chamado ponto cego normal em cada olho, onde o nervo óptico entra na retina. Dentre os exames que podem ser pedidos, estão:
O objetivo do tratamento para pseudotumor cerebral é melhorar os sintomas e evitar que a visão piore. Dependendo de sua condição, seu médico pode receitar medicamentos ou recomendar uma cirurgia para aliviar seus sintomas.
O tratamento com medicamentos se divide em três categorias que podem melhorar os sintomas: alguns remédios para enxaqueca, diuréticos e glaucoma. Já as cirurgias podem ser feitas para alterar a membrana do nervo óptico, ou ter relação com o líquido espinhal.
Agende sua Consulta!
Tags:Dr Willian Rezende, falso tumor, fatores de risco Pseudotumor Cerebral, Neurologia, neurologista, Neurologista Dr Willian Rezende, neurologista em moema, neurologista em são paulo, neurologista Willian Rezende do Carmo, neurologista zona sul sp, Pseudotumor, Pseudotumor Cerebral, Pseudotumor Cerebral causas, Pseudotumor Cerebral sintomas, Pseudotumor Cerebral tratamento
Todos os utilizadores da plataforma se comprometem a divulgar apenas informações verdadeiras. Caso o comentário não trate de uma experiência pessoal, forneça referências(links) sobre qualquer informação médica à ser publicada.
O público pode realizar comentários, alterar ou apagar o mesmo. Os comentários são visíveis a todos.