Responsive image

Pensamentos negativos estão relacionados a doença de Alzheimer

Neurologista - Dr. Willian Rezende do Carmo

Categorias: Conteúdos, Memória / Alzheimer

Publicado: 11/11/20 | Atualizado: julho 22, 2021

O que são pensamentos negativos repetitivos?

Como o próprio nome demonstra, se trata da repetição de pensamentos de natureza negativa.

Ou seja, o indivíduo pensa de forma repetitiva sobre coisas ruins. Esse quadro também pode ser chamado de ruminação de pensamentos. Pois, a pessoa fica pensando naquele assunto de forma continua.

Tais pensamentos não configuram doenças como depressão ou ansiedade.

Teste de auto-percepção de memória
Tire suas dúvidas em relação a sua memória e faça o teste PDQ-5 de auto percepção de memória.

Alzheimer

O que é Alzheimer?

A doença é um conjunto de sintomas que envolve perda de memória, dificuldade de linguagem e dificuldade para se posicionar no espaço.

Além disso, é uma doença neurológica progressiva, ou seja, o quadro se agrava com o decorrer do tempo.

Eu, minha memória e meus medos...
Conheça a história de uma mãe e filha que enfrentam diversos problemas relacionados a memória. Baixe o e-book e aprenda com elas o que deve ser feito para lidar com o Alzheimer.

Onde surgiu a percepção dessas patologias?

Pesquisadores observaram que pacientes portadores de depressão e ansiedade tem mais probabilidade de desenvolver a doença de Alzheimer. Além disso, perceberam que aqueles pacientes deprimidos ou ansiosos que apresentavam pensamentos negativos repetitivos tinham mais chances ainda de desenvolver a doença.

Por conta dessa observação, foi realizado um estudo com 292 pessoas que não eram portadoras de Alzheimer.

No teste, todos os participantes fizeram exames clínicos cognitivos, testes de ansiedade e de depressão, teste de pensamentos negativos repetitivos. Além disso, foi realizado um exame que analisa proteínas relacionadas ao desenvolvimento do Alzheimer no cérebro.

Anda muito esquecido ultimamente?
Não ignore os problemas de memória, eles podem ser mais sérios do que parecem. Agende uma consulta na Clínica Regenerati e evite um possível Alzheimer.

Após 4 anos, os participantes refizeram todos os exames e testes. O estudo constatou que os indivíduos que tem pensamentos negativos repetitivos tem maior probabilidade de desenvolver a doença de Alzheimer.

Pensamento

Um caso real: pensamentos negativos repetitivos x Alzheimer

Em uma cidade de Minas Gerais, havia um senhor popularmente chamado de Tião, o Reclamão. Tião tinha o hábito de reclamar e dizer coisas negativas. Após alguns anos, além de afastar até mesmo os seus filhos de perto dele, Tião adoeceu.

O indivíduo desenvolveu demência, o que corrobora com o estudo citado.

Lado positivo do pensamento negativo repetitivo

O pensamento negativo repetitivo é um fator de risco para a doença de Alzheimer, porém, ele é tratável. Desta forma, o indivíduo pode não desenvolver a patologia.

Ajuda médica especializada pode auxiliar no tratamento contra tais pensamentos e proteger a saúde do indivíduo.

Autor: Dr. Willian Rezende

 

Compartilhe:
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  


Memória / Alzheimer

A Doença de Alzheimer é uma enfermidade incurável e progressiva. A maioria das vítimas são pessoas idosas. A doença apresenta sintomas como perda de funções executivas e cognitivas (como a memória), causada pela morte de células cerebrais. O objetivo do tratamento é aliviar os sintomas existentes, retardando a evolução da doença. Os tratamentos indicados são divididos em farmacológicos e os não-farmacológicos.

Compartilhar:


Agende sua Consulta!



Tags:, ,


Todos os utilizadores da plataforma se comprometem a divulgar apenas informações verdadeiras. Caso o comentário não trate de uma experiência pessoal, forneça referências(links) sobre qualquer informação médica à ser publicada.
O público pode realizar comentários, alterar ou apagar o mesmo. Os comentários são visíveis a todos.


Neurologista- Doenças Neurológicas e Sistema Nervoso - Neurologia Hoje
Pergunte ao Doutor!

Tire suas dúvidas atráves do nosso fórum!



Willian Rezende do Carmo, 2021 | Desenvolvido e Monitorado por IT9 - ABCtudo. Todos os direitos reservados. | Data da última modificação: 14/09/2021