Neurologista - Dr. Willian Rezende

Neuralgia do Trigêmeo: Qual a Causa e Como Tratar?


A neuralgia do trigêmeo (NT) é considerada uma das condições médicas mais dolorosas. A NT é um distúrbio do quinto nervo craniano (nervo trigêmeo).

A forma típica de NT causa dor extrema, esporádica, queimação espontânea ou dor em choque na região facial por onde o nervo passa (lábios, olhos, nariz, testa, mandíbula são exemplos das regiões afetadas). Os episódios dolorosos costumam levar de alguns segundos à 2 minutos. Esses ataques podem ocorrer em rápida sucessão ou em rajadas durando até duas horas.

A forma atípica é caracterizada por dor, queimação e dor em pontadas constantes de menor intensidade do que a forma mais comum da NT. Ambas formas de dor podem ocorrer na mesma pessoa e em alguns casos ao mesmo tempo.

Neuralgia do Trigêmeo

A Neuralgia do trigêmeo provoca dor insuportável nos pontos da região anterior da cabeça, como testa, maxilar e mandíbula, sendo confundida até mesmo com enxaqueca e dor de dente. O problema atinge entre 1% e 5% das pessoas que sofrem dor de cabeça. Sua incidência é mais registrada em idosos e, entre eles, em diabéticos ou com doenças vasculares. Apesar da curta duração, pode se repetir ao longo do dia ou por muitos anos.

Neuralgia do Trigêmeo – Causa

NT é associada a uma variedade de condições. A causa mais comum é a compressão do nervo trigêmeo por um vaso sanguíneo na parte posterior da cabeça. Essa compressão causa uma inflamação crônica que induz um desgaste (ou dano) ao revestimento protetor do nervo (bainha de mielina). Essa inflamação crônica sensibiliza o nervo de forma que qualquer estímulo na face provoque dor.

A dor intensa podem ser desencadeada por vibração ou contato com a bochecha (ao lavar o rosto, aplicar maquiagem, etc), escovar os dentes, comer, beber, falar ou estar exposto ao vento. Pessoas com NT costumam evitar ou diminuir o contato social e até as atividades de vida diária (como comer e falar) por temerem um ataque. A NT pode causar depressão no indivíduo. A depressão e o distúrbio do sono tornam os indivíduos mais vulneráveis ​​à dor e ao sofrimento. Assim, existem sacrifícios individuais, familiares e sociais da NT.

Neuralgia do Trigêmeo – Tratamento

O tratamento pode ser:

  • Medicamentoso para reduzir a dor com o uso de:
    • Anticonvulsivos;
    • Remédios para combater a espasticidade;
    • Injeção de anestésico (para alívio temporário da dor).
    • Géis e pomadas com substâncias anestésicas
  • Aplicação de toxina botulínica na região acometida;
  • Cirúrgico:
    • Cirurgia com balão;
    • Cirurgia de radiofrequência;
    • Rizotomia percutânea de glicerol ou injeção de glicerol;
    • Rizotomia sensorial parcial;
    • Cirurgia de afastamento entre o vaso sanguíneo e o nervo trigêmeo (quando comprovado que o vaso sanguíneo que causou a inflamação crônica no nervo), resolvendo a causa do problema.

Medicamentos para o tratamento da NT podem ajudar a melhorar os sintomas. Porém se utilizados por longo período de tempo, cada vez menos eficazes. Existem riscos de efeitos colaterais adversos, portanto em alguns casos o tratamento cirúrgico pode ser a melhor opção.

Assista a este vídeo e saiba mais:

Referências

1 – Trigeminal Neuralgia

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5652082/

2 – Advances in diagnosis and treatment of trigeminal neuralgia

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4348120/

3 – Update on neuropathic pain treatment for trigeminal neuralgia

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4727618/

4 – Trigeminal Neuralgia: New classification and diagnostic grading for practice and research

http://n.neurology.org/content/87/2/220

Neuralgia do Trigêmeo: Qual a Causa e Como Tratar?
5 99.98% 11793
Compartilhe:

Deixe um Comentário