Neurologista - Dr. Willian Rezende do Carmo


Dores nas pernas, o que pode ser?

Categorias: Conteúdos




Dores nas pernas, o que pode ser?

Publicado: 14/10/20 | Atualizado: outubro 14, 2020

  • O que podem ser as dores nas pernas? 

Dores nas pernas

Quando falamos sobre dores nas pernas, é muito comum que associemos com problema de varizes, mas na verdade pode ser que não seja isso. Na visão da fisioterapia é um pouco diferente a visão sobre essa dor.

 

Possíveis causas das dores nas pernas

Obviamente existem problemas vasculares e os problemas arteriais, no entanto não é da competência do fisioterapeuta. Por isso será falado dos outros motivos das causas das dores nas pernas. 

Um desses problemas é a biomecânica errada, que causa sobrecarga nas nossas articulações e músculos. A biomecânica envolve todos os nossos movimentos, ou seja, quando ficamos em pé, andamos, corremos, etc. Então é muito comum que corredores de ruas sintam dores nas pernas, por provavelmente estarem correndo de forma errada. Pessoas que podem sentir dor também depois de caminhar por muito tempo, ou ficar  por longos períodos em pé, isso acaba sendo questão da biomecânica dessa pessoa, do movimento que ela está realizando.

Dores nas pernas

Outro fator que também causa dor, é o edema ou inchaço. O inchaço não vem somente de varizes, podendo vir também de fatores hormonais, questões postura, se fica muito tempo sentado ou em pé, da alimentação etc. Tudo isso pode causar inchaço nas pernas, e esse inchaço faz com que estruturas nervosas sejam comprimidas fazendo com que se sinta dor. 

Tem a questão da dor miofascial também. Essa dor é a sobrecarga que você tem sobre o músculo fazendo ele entrar em tensão. A partir dessa tensão com presença de pontos gatilhos, a pessoa começará a sentir do. 

Mais um fator que pode causar dores nas pernas de modo geral, é a artrose no joelho. artrose no quadril, artrose nos pé. Isto é, artrose generalizada. Trombose também pode ser uma dessas causas, mas sendo um pouco mais grave. 

É possível que problemas na coluna possam gerar dores nas pernas, além do que já foi citado. Na coluna existe a saída de raízes nervosas que inervam os músculos e as estruturas das pernas. Então se você tem uma compressão dos discos da coluna pode irradiar para a suas pernas. 

Dores nas pernas

Quando deve se preocupar com essas dores

Se você sente uma dor muito forte na perna, sendo repentina: se tem vermelhidão ou inchaço; começa a ter febre e até mesmo falta de ar, deve-se procurar um pronto-socorro. Por que é muito perigoso caso a dor existente na perna seja uma trombose, por isso é necessário ficar atento com esses sinais de alertas, esses sintomas. 

Dores nas pernas

Outro sinal de alerta é se essa dor na perna te faz mancar. Isso pode acabar sendo uma doença arterial ou um problema neurológico. Portanto se você repentinamente sentir dor e a mesma te fizer mancar é necessário procurar um pronto-socorro.

Mas se por acaso é uma dor “cansada”, que é quando a pessoa está sedentária fica muito tempo parada, come mal, está com sobrepeso etc. Provavelmente essa dor será associada com as varizes, mas é sempre bom procurar um especialista que te tratar da maneira correta. 

 

Encaminhamento para um fisioterapeuta

Quando alguém é encaminhado para um fisioterapeuta, a primeira avaliação a ser feita é a anamnese. A anamnese é o questionário que será feito no início da avaliação. Será perguntado as características da dor, como é seu dia a dia, se você é mais ativo ou sedentário, entre outras. A pessoa vai responder, e dependendo das características dessa dor, vai ser possível ter uma ideia de qual é o diagnóstico para a sua dor. 

Na mesma avaliação, o fisioterapeuta vê como está a mobilidade (o quanto você consegue mexer a perna). Além disso verá a força (o quanto a pessoa consegue mexer a perna), se tem força nos músculos. Também será feito a avaliação postural (achar uma postura que não cause dor na pessoa), vendo assim onde estão os desvios que podemos melhorar e intervir no tratamento. 

Dores nas pernas

A partir desta avaliação, a maioria das dores nas pernas é causada por um conjunto de fraqueza muscular, inchaço e dor miofascial. Alguns podem ter o componente de dores nas costas que podem causar dores nas pernas.

 Isso acaba sendo um diagnóstico da fisioterapia, um diagnóstico funcional, e juntamente com a avaliação feita pelo fisioterapeuta, vem diagnóstico. E acaba sendo muito comum que os pacientes tenham artrose no joelho, porém podendo apresentar artrose em outros lugar também. Além da artrose, ter a presença de varizes que acaba por não ser a causadora principal da dor. E também a neuropatia diabética, que acaba sendo uma doença mais comum do que imaginamos. Um dos relatos da neuropatia diabética é quando a pessoa acaba se queixando por sentir formigamentos nos pés e isso acaba atingindo as mãos.

Não espere a dor se tornar muito frequente para buscar atendimento médico. Procure um especialista e evite a automedicação.

Autora: Débora Duarte 

Compartilhe:
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  


Compartilhar:


Agende sua Consulta!




Todos os utilizadores da plataforma se comprometem a divulgar apenas informações verdadeiras. Caso o comentário não trate de uma experiência pessoal, forneça referências(links) sobre qualquer informação médica à ser publicada.
O público pode realizar comentários, alterar ou apagar o mesmo. Os comentários são visíveis a todos.


Neurologista- Doenças Neurológicas e Sistema Nervoso - Neurologia Hoje
Pergunte ao Doutor!

Tire suas dúvidas atráves do nosso fórum!



Willian Rezende do Carmo, 2019 | Desenvolvido e Monitorado por IT9 - ABCtudo. Todos os direitos reservados. | Data da última modificação: 11/10/2020