Responsive image

Diagnóstico da esclerose múltipla mais rápido

Neurologista - Dr. Willian Rezende do Carmo

Categorias: Conteúdos, Esclerose Múltipla

Publicado: 2 de julho de 2016 | Atualizado: 15 de dezembro de 2016

Uma nova maneira de usar os scanners de ressonância magnética para procurar evidências de esclerose múltipla no cérebro foi testada com sucesso por pesquisadores da Universidade de Nottingham, no Reino Unido.

A esclerose múltipla  é uma doença neurológica notoriamente tem um difícil diagnóstico, pois tem muitos sintomas, mas não são todos os  pacientes que experimentam todos eles e a doença pode progredir  de formas diferentes.

A ressonância magnética é empregada como uma ferramenta de diagnóstico para a detecção de lesões na substância branca do cérebro, mas estas lesões nem sempre são um indicador da doença.

Agora, uma equipe de pesquisa de Nottingham encontrou uma maneira de usar a ressonância magnética para distinguir entre lesões no cérebro causadas pela esclerose múltipla e outras lesões cerebrais que não são encontrados no quadro de esclerose múltipla. O estudo foi publicado no Multiple Sclerosis Journal.

Liderando o trabalho, Nikos Evangelou, revelou: “nós já sabíamos que os scanners de ressonância de grande potência magnética podem detectar uma grande proporção de lesões na matéria branca do cérebro, mas esses scanners não estão clinicamente disponíveis.

Então, queríamos descobrir se a varredura cerebral em um scanner normal de um  hospital poderia também ser eficaz na distinção entre pacientes diagnosticados com esclerose múltipla e pacientes conhecidos por ter lesões cerebrais não relacionadas com a esclerose múltipla.  Nosso resultados apontam que a aplicação clínica desta técnica pode complementar os métodos diagnósticos existentes da esclerose múltipla”.

Um total de 40 pacientes foi recrutado. Inicialmente, um coorte de teste de 10 pacientes com EM e 10 pacientes sem a doença tiveram seus exames digitalizados.

As imagens foram analisadas e os dados clínicos e as regras de diagnóstico foram criados, especialmente as relacionadas às alterações de imagem perivenosas com a veia central a lesão. As mesmas regras foram aplicadas a uma coorte de validação de 20 pacientes (13 com EM e 7 com outras lesões) por um observador cego.

O novo estudo é significativo porque, atualmente, entre os pacientes encaminhados para centros de tratamento de EM com suspeita da doença, menos de 50% têm realmente a doença.  Isto mostra que o diagnóstico de EM, em uma minoria significativa de casos, pode ser um desafio.

“A equipe da Universidade de Nottingham já começou um novo estudo examinando pacientes com  incerteza real sobre o diagnóstico e tem como objetivo alargar o estudo para outras cidades do Reino Unido para que mais pacientes possam participar desta importante pesquisa. É possível que em menos de dois anos possamos saber se estes novos critérios de imagem são precisos realmente.  Nesse caso, o diagnóstico da EM provavelmente será mais rápido e mais confiável”, afirma o  neurologista, Willian Rezende do Carmo, CRM-SP 160.140.

Compartilhe:


Esclerose Múltipla

A esclerose múltipla é a principal doença imunológica do Sistema Nervoso Central. Ela afeta o cérebro e a medula espinhal por meio de lesões inflamatórias que podem ser leves ou intensas, levando à ruptura da fibra neural, responsável pelo impulso nervoso. Isso implica que a esclerose múltipla é uma doença de caráter inflamatório e neurodegenerativo, uma vez que ela afeta e rompe os neurônios.

Compartilhar:


Agende sua Consulta!



Tags:, , , , ,


Todos os utilizadores da plataforma se comprometem a divulgar apenas informações verdadeiras. Caso o comentário não trate de uma experiência pessoal, forneça referências(links) sobre qualquer informação médica à ser publicada.
O público pode realizar comentários, alterar ou apagar o mesmo. Os comentários são visíveis a todos.


Neurologista- Doenças Neurológicas e Sistema Nervoso - Neurologia Hoje
Pergunte ao Doutor!

Tire suas dúvidas atráves do nosso fórum!



Willian Rezende do Carmo, 2021 | Desenvolvido e Monitorado por IT9 - ABCtudo. Todos os direitos reservados. | Data da última modificação: 10/04/2024