Neurologista - Dr. Willian Rezende do Carmo


Sono – O que é uma boa noite de sono?

Categorias: Apneia do Sono, Conteúdos, Insônia




Sono – O que é uma boa noite de sono?

Publicado: 10/11/20 | Atualizado: novembro 10, 2020

Uma boa noite de sono depende de vários fatores externos e internos. Primeiro é preciso entender o que é sono.

O sono é um estado de fisiológico consciente alternado com a vigília e a sua principal função é repor energia mental e física.

O descanso noturno é regulado pelo relógio biológico do corpo humano e antes de dormir é comum a sensação de cansaço e após, a sensação de descanso.

Além disso, é o relógio biológico que determina o horário de dormir, de acordar e quantas horas de descanso são necessárias. Portanto, cada pessoa dorme a quantidade necessária para o seu organismo.

O que realmente faz diferença é a qualidade do sono e não a quantidade de horas dormidas.

Bebê com sono

Insônia

A insônia é a falta de repouso reparador e a doença causa dificuldade de atenção, alterações de humor e cansaço. Cerca de um terço da população sofre de insônia.

O diagnóstico da insônia é clínico e somente é preciso fazer exames se o paciente tiver outras doenças relacionadas ao sono.

A insônia pode ser:

  • Inicial quando a pessoa se deita e não consegue adormecer;
  • Manutenção quando a pessoa desperta várias vezes ao longo da noite ou então muito mais cedo do que deveria;

Sono

Qualidade do sono

Para a qualidade do sono é importante dormir e acordar em horários regulares inclusive aos finais de semana. Além disso, o quarto deve ser escuro, silencioso e arejado.

Um cuidado importante é não permanecer na cama caso não esteja dormindo e na ausência do sono a pessoa deve ir para outro lugar da casa e fazer algo com pouca luz até sentir vontade de dormir.

Além disso não se deve assistir filmes e programas de televisão estimulantes pois eles atrapalham o descanso noturno.

Estilo de vida saudável é importante para um bom sono mas é preciso evitar alimentos gordurosos, cafeína e álcool horas antes de dormir. Além disso é preciso evitar a prática de exercícios físicos no período noturno devido a liberação de substâncias que atrapalham o repouso.

Autora: Dra. Eliane Aversa

Compartilhe:
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  


Apneia do Sono

A apneia do sono é uma condição caracterizada por pausas na respiração que duram alguns segundos, e que ocorrem diversas vezes durante o sono. Essa doença classifica-se como Apneia Obstrutiva do Sono ou Apneia Central do Sono. Suas causas e tratamentos podem variar, e o ronco é um importante sintoma. O diagnóstico é feito pela avaliação dos sintomas e do exame de Polissonografia.

Compartilhar:


Agende sua Consulta!



Tags:, ,


Todos os utilizadores da plataforma se comprometem a divulgar apenas informações verdadeiras. Caso o comentário não trate de uma experiência pessoal, forneça referências(links) sobre qualquer informação médica à ser publicada.
O público pode realizar comentários, alterar ou apagar o mesmo. Os comentários são visíveis a todos.


Neurologista- Doenças Neurológicas e Sistema Nervoso - Neurologia Hoje
Pergunte ao Doutor!

Tire suas dúvidas atráves do nosso fórum!



Willian Rezende do Carmo, 2019 | Desenvolvido e Monitorado por IT9 - ABCtudo. Todos os direitos reservados. | Data da última modificação: 22/11/2020