Responsive image

Principais Opções de Medicamentos para Emagrecer

Neurologista - Dr. Willian Rezende do Carmo

Categorias: Conteúdos, Neurologia Geral

Publicado: 9 de setembro de 2025

Principais Opções de Medicamentos para Emagrecer, em sua maioria, são neurológicos, uma vez que a vontade de comer é desencadeada pelo cérebro, como é possível verificar ao longo deste artigo.

Opções de Medicamentos para Emagrecer

O emagrecimento é uma questão que pode ser acompanhada por um médico especialista em Neurologia, porque, além de os remédios serem neurológicos, o ganho de peso ou a obesidade são capazes de ser desencadeados pelo uso de determinados medicamentos, como os que são recomendados para controle de dor, ou relacionados a algum quadro desta área da Medicina, como o AVC, por exemplo.

Apesar de serem eficazes no emagrecimento, normalmente, levamos em consideração demais estratégias que apresentam comprovação científica para alcançarmos tal finalidade.

Para isso, precisamos identificar com qual das principais causas de obesidade estamos lidando, que podem incluir:

  • Compensação, geralmente em casos de ansiedade e/ou depressão;
  • Doença de Cushing;
  • Genética;
  • Maus hábitos alimentares;
  • Medicamentos, como os anticonvulsivantes, antidepressivos e antipsicóticos;
  • Problemas hormonais, como hipotiroidismo;
  • Sedentarismo;
  • Síndrome do comer noturno;
  • Transtorno da compulsão alimentar periódica.

Antidepressivos Específicos

Os antidepressivos específicos para emagrecer são os que não apresentam associação com ganho de peso, como vortioxetina, fluoxetina e fluvoxamina. Estes remédios podem ser indicados por apresentarem efeito neutro em relação ao ganho de peso, enquanto conseguem auxiliar no controle dos quadros de ansiedade e depressão.

Bupropiona + Naltrexona

A bupropiona isolada pode resultar em uma perda de peso associada quando usada em doses altas, como a de 450 mg / dia, sendo de liberação prolongada. Enquanto a naltrexona é eficaz em controlar impulsos.

Quando estão combinadas, em doses recomendadas, conseguem gerar uma perda de até 5% do peso, desde que o paciente não apresente quadro ansioso, por exemplo, porque pode até ser agravamento, o que reforça a necessidade da devida consulta com um médico especialista em Neurologia e de manter o acompanhamento conforme orientado.

Lisdexanfetamina

Entre os principais medicamentos para emagrecer igualmente temos a Lisdexanfetamina, que conta com indicação de bula para transtorno compulsivo alimentar de moderado a grave, em que a pessoa consome uma quantidade maior de comida periódica e compulsivamente.

Além disso, costuma ser utilizada de forma off-label para auxiliar no emagrecimento, uma vez que entre seus efeitos está a sensação de redução de apetite, mas somente em caso de quem não tem ou está com o quadro de ansiedade sendo tratado para não ter piora.

Metformina

A metformina, um medicamento clássico para tratamento de diabetes, inclusive em casos de resistência periférica à insulina, é eficaz em facilitar a ação da insulina no corpo.

Esse efeito pode ser observado até em quem está em estágio de pré-diabetes ou não apresenta esse tipo de quadro, sendo observada uma perda associada de 2% do peso nesses casos.

E entre os pontos de alerta para este remédio para emagrecer estão o possível efeito de diarreia e a necessidade de acompanhar os níveis de vitamina B12, uma vez que pode resultar na sua queda ao fazer uso prolongado.

Orlistate

Orlistate é outro que destaca-se entre as principais opções de medicamentos para emagrecer, porque atua na absorção da gordura pelo corpo por meio de uma enzima que realiza a digestão da gordura, impedindo que seja absorvida pelos alimentos ao ser consumida, o que tende a resultar em uma perda associada de 4% a 5% do peso inicial.

Este remédio é capaz de reduzir em cerca de 30% a 40% da gordura que é ingerida, diminuindo o aporte calórico consumido pelo paciente, assim como ajuda a controlar os níveis de colesterol. No entanto, é fundamental estar ciente de que tem como possíveis efeitos colaterais a diarreia.

Semaglutida

Atualmente, a Semaglutida tem destacado-se entre as principais opções de medicamentos para emagrecer, podendo ser encontrada na forma oral ou injetável. Neste caso, consegue promover a perda de peso por meio de múltiplos mecanismos, como retardar o esvaziamento gástrico, dando a sensação de que o estômago está cheio ao começar a comer.

Mas caso já esteja com estômago vazio, igualmente atua no centro de saciedade do cérebro, provocando saciedade após comer uma pequena quantidade. Do mesmo modo que reduz o centro da fome, diminuindo o apetite e aumentando a saciedade

Sibutramina

Este é um medicamento para emagrecer que aumenta a saciedade sem reduzir o apetite, ou seja, a pessoa ainda sente vontade de comer, mas tem saciedade mais cedo, sendo eficaz quando não há aumento da frequência de comer.

A Sibutramina é tarja preta, encontrada nas dosagens de 10 mg a 15 mg e capaz de reduzir em até 5% o peso inicial da pessoa.

Tirzepatida

A tirzepatida, que atua como análogo do GLP-1 (glucagon) assim como a Semaglutida, é responsável por simular outro hormônio secretado pelo intestino, o GIP (Polipeptídeo Insulinotrópico Dependente de Glicose), que regula o apetite e a glicemia, gerando uma saciedade e redução acima de 20% do peso inicial dentro de 18 meses.

Topiramato

Enquanto o topiramato, um anticonvulsivante indicado para enxaqueca e epilepsia, igualmente pode ser recomendado para transtorno da compulsão alimentar periódica, com opção de ser usado de forma off-label para perda de peso, além de ser uma opção para ajudar nos comportamentos compulsivos, mas é importante estar ciente de que devido aos seus efeitos, como perda de memória, precisa ser muito bem recomendado para tal finalidade.

E é fundamental saber que as Principais Opções de Medicamentos para Emagrecer somente podem ser eficazes quando devidamente recomendadas, ao desconfiar de fórmulas milagrosas, evitar uso de determinados remédios e haver adoção de atividade física regular e mudança na qualidade da alimentação. Então, não hesite em agendar uma consulta para que seja possível identificar o que é melhor para você.

Mais informações sobre este assunto na Internet:
Compartilhe:


Agende sua Consulta!



Tags:, ,


Todos os utilizadores da plataforma se comprometem a divulgar apenas informações verdadeiras. Caso o comentário não trate de uma experiência pessoal, forneça referências(links) sobre qualquer informação médica à ser publicada.
O público pode realizar comentários, alterar ou apagar o mesmo. Os comentários são visíveis a todos.



Willian Rezende do Carmo, 2024 | Desenvolvido e Monitorado por IT9 - ABCtudo. Todos os direitos reservados. | Data da última modificação: 03/09/2025