

Quetiapina trata-se de um medicamento antipsicótico que pode ser indicado para quadros de agitação, confusão mental nos idosos, depressão resistente, psicose e Transtorno Afetivo Bipolar, por exemplo.
No entanto, tende a ser contraindicada em casos de hipersensibilidade à própria quetiapina ou a qualquer outro componente da formulação, sem maiores contratempos possíveis.
Além disso, é importante, assim como temos o cuidado com os demais medicamentos, estar ciente dos Principais Efeitos Colaterais da Quetiapina, detalhe que costumamos apresentar aos pacientes quando consideramos as opções diante de cada caso.
Quando nos referimos aos principais efeitos colaterais da quetiapina, estamos considerando aqueles que afetam acima de 10% da população, como os cardiovasculares, endocrinológicos, gastrointestinais, que acontecem no sistema nervoso central e em relação à sexualidade e às alterações no peso.
Como um dos principais efeitos colaterais da quetiapina temos as alterações no peso, em que, de modo geral, o medicamento apresenta certa tendência de mudança relacionada diretamente com a dose usada.
Sendo assim, o paciente e médico tendem a comumente observar esse tipo de efeito colateral quando são prescritas doses acima de 100 mg / dia, então, consequentemente, quanto maior a dose (próximas de 800 mg / dia), maiores são as chances de haverem alterações no peso associadas ao uso da quetiapina.
No sistema nervoso central, os efeitos colaterais que podem afetar acima de 10% da população são xerostomia (boca seca); os sintomas de abstinência (quando interrompe o uso subitamente, em vez de entregar uma versão pronta; geralmente, em forma de irritabilidade); tontura, de 7% a 19% e sonolência, de 18% a 57% das pessoas, inclusive como estado de sedação em idosos.
Reação extrapiramidal, como lentidão, rigidez muscular e tremores, de 1% a 13% das pessoas, fadiga anormal acometendo de 3% a 14% e dor de cabeça em 21% naquelas que fazem uso da quetiapina.
Portanto, esses efeitos colaterais são considerados perigosos em determinadas situações, como em casos de pacientes idosos com depuração plasmática, em que as doses precisam ser de 30% a 50% menores.
E a sexualidade é outro que encaixa-se como um dos principais efeitos colaterais da quetiapina, em que até 2% dos pacientes podem apresentar queda da libido, mas, de modo geral, é praticamente um medicamento considerado neutro, sem causar grandes impactos a este aspecto da vida.
Mas como médico especialista em Neurologia, apesar de termos ciência sobre os **Principais Efeitos Colaterais da Quetiapina**, esta continua sendo uma boa opção, por ser um medicamento bem tolerado e com baixa taxa de abandono de uso.
E sua aceitação, de modo geral, é elevada a nível de ser o medicamento antipsicótico mais prescrito no mundo, em que, nos Estados Unidos, a prescrição corresponde a 27,5%.
Então, é importante levar em consideração a recomendação de fazer uso da Quetiapina ao consultar-se com um médico especialista em Neurologia após a devida análise do quadro apresentado, pensando sempre em seu bem-estar e qualidade de vida.
Agende sua Consulta!
Tags:Antipsicóticos, Efeitos Colaterais da Quetiapina, Quetiapina engorda
Todos os utilizadores da plataforma se comprometem a divulgar apenas informações verdadeiras. Caso o comentário não trate de uma experiência pessoal, forneça referências(links) sobre qualquer informação médica à ser publicada.
O público pode realizar comentários, alterar ou apagar o mesmo. Os comentários são visíveis a todos.